Buscar

ESTUDO DIRIGIDO _LAMINAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO _ Processos Industriais Metalurgia e Siderurgia III Laminação 
1ª. Parte - Texto CEFET -SC 
 	1 – O que define os trabalhos a quente, morno e a frio? 
É o encruamento (frio), recuperação (morno) e recristalização (quente) 
2- Quais as vantagens dos trabalhos a quente sobre os demais? 
Requer menos força e energia, e ajuda a homogeneizar as discordâncias internas adquiridas na fundição. 
3- Quais as vantagens dos trabalhos a frio sobre os demais? 
Aumento de resistência e dureza, e melhor tolerância e acabamento superficial. 
4- Quais as vantagens dos trabalhos a morno sobre os demais? 
Permite menores esforços que o trabalho a frio, e melhor precisão dimensional e acabamento que o trabalho a quente. 
5 – Defina o que recuperação e recristalização. 
Processo de recuperação: elevar a uma certa temperatura na qual as discordâncias são bastante móveis para formar arranjos regulares e mesmo se aniquilarem (somente as discordâncias de sinais opostos), formando uma estrutura celular (subgrãos) com uma pequena defasagem de orientação cristalográfica entre as células. É um processo que depende do tempo e, embora não ocorra mudança na microestrutura, restaura parcialmente a maciez (menor resistência e maior ductilidade). 
Processo de recristalização: a maciez original é inteiramente restaurada pelo aquecimento acima de certa temperatura, quando se formam novos grãos com baixa densidade de discordâncias. Os grãos crescem continuamente até que a estrutura toda esteja recristalizada. A microestrutura resultante é equiaxial, muito embora possa ser retida ou mesmo desenvolvida uma textura cristalográfica. É grandemente dependente da temperatura e do tempo. 
6 – Inclusões não metálicas: por que é importante o seu nível para a finalidade de aplicação do aço? E onde se consegue reduzir o nível de inclusões no aço? 
Porque as inclusões atuam na confiabilidade do comportamento dos aços. Isso quer dizer que um aço com baixo nível de inclusões se comportará praticamente como foi projetado, ao contrário de um com alto nível de inclusões. Algumas aplicações exigem um baixo nível de inclusão como na área nuclear. 
7 – Porque a laminação é o processo mais usado para fabricar placas e tarugos, mesmo tendo um custo mais elevado de implantação inicial? 
Porque possui grande versatilidade (resultando em vários produtos) e a alta produtividade compensa o custo gasto na instalação. 
8 – Diferencie “trem contínuo” de lingotamento contínuo. 
No trem contínuo de laminação, o lingote é aquecido para iniciar os processos de laminação. Já no lingotamento contínuo, o lingote já vem aquecido por ter sido recém fundido. 
9 – Diferencie laminador quadruo x Sendzimir. 
O laminador quadruo possui apenas um rolo de apoio para cada rolo laminador. O Sendzimer, por possuir um rolo laminador bem menor, possui vários por necessitar de apoio tanto na vertical quanto na horizontal, para evitar sua flexão. 
 10- Porque o planejamento de passes de perfis estruturais é complexo e requer experiencia? 
Porque existem mais superfícies de laminação, dificultando o cálculo da expansão térmica e redução de seção. 
 
 2ª. Parte - Texto Hélio Miranda 
 	 11 – O que são cristais metálicos? Quais são os três tipos encontrados? 
É uma célula unitária que forma os metais. 
· Cúbico face centrada 
· Cúbico corpo centrado 
· Hexagonal compacto 
 	12 – Qual característica do átomo vai definir se uma solução sólida (mistura de 2 metais diferentes na solidificação) seria substitucional ou intersticial? Dê exemplos. 
O raio, ou a diferença entre os raios dos metais. 
· Solução sólida substitucional total: Cu – Ni; 
· Solução sólida substitucional parcial: Ag – Cu; 
· Solução sólida intersticial: Fe – C; 
13 – Existem metais sem defeitos cristalinos? Quais defeitos cristalinos existem? Na sua opinião, seria mais fácil deformar os metais com ou sem defeitos cristalinos? 
Não, metais reais possuem defeitos na sua rede cristalina. Os defeitos podem ser classificados como defeitos de ponto, defeitos de linha, defeitos de planos, defeitos volumétricos (tridimensionais). 
Mais fácil deformar metais com defeitos, se suas redes fossem perfeitas teria maior iteração e mais estabilidade mecânica, resistindo mais a deformação. 
14 – O que encruamento? E Recozimento? 
O encruamento é obtido nos produtos metálicos através de processos de conformação plástica realizados a frio (inferior a temperatura de recristalização). Como exemplos desses processos pode-se citar a laminação, a trefilação e a estampagem. 
A energia interna acumulada pela deformação plástica depende da natureza do metal considerado e da temperatura de trabalho, além de outros fatores estruturais e operacionais. O estado de trabalho a frio é uma condição de maior energia interna do que o material não deformado. Embora a estrutura celular de discordâncias do material trabalhado a frio seja mecanicamente estável, ela não é termodinamicamente estável. Eventualmente o metal se recupera e reverte-se para uma condição livre de deformação. O processo global é conhecido como recozimento. 
15 – Qual a diferença entre deformação plástica x elástica? 
Um corpo metálico que é solicitado por uma tensão superior à tensão limite de escoamento; sofre uma deformação plástica. Basicamente, existem dois mecanismos estruturais que podem estar presentes durante o processo de deformação plástica: escorregamento e maclação. 
 Na maclação uma parte do cristal se inclina em relação à outra a partir de um plano limite das duas partes, denominado plano de maclação. Admitindo-se esse plano como espelho, verificase que uma parte do cristal se torna imagem gêmea da outra parte. 
No escorregamento, uma parte do cristal move-se em relação à outra parte, segundo determinados planos e direções cristalográficas, conhecidos como planos e direções de escorregamento. O escorregamento é o principal mecanismo de deformação plástica. 
 
16 – Durante a laminação (deformação plástica) o volume da peça continua constante. O que acontece em consequência disso, após a aplicação do esforço de laminação? 
O aumento do comprimento da peça faz com a velocidade da peça na saída do laminador seja superior a velocidade na entrada. Como a velocidade periférica dos cilindros permanece constante, existe uma linha na superfície de contato ou um ponto no arco de contato (considerando a projeção em perfil de acordo com a Figura 9.2) em que a velocidade da peça se torna igual a velocidade dos cilindros. 
 	17 – Dê exemplos de defeitos nos produtos laminados. 
Os defeitos são: 
· Nervuras; 
· blocos ou tarugos torcidos ou tortos; • 	defeitos superficiais; 
· colarinhos. 
18 – Quais são as três partes básicas do cilindro de laminação? 
· Corpo (mesa): onde ocorre o processo de laminação da peça; 
· pescoço: onde o peso do cilindro e a carga de laminação devem ser suportados (onde também se alojam os mancais); 
· trevo (treno): onde ocorre o acoplamento com o eixo motor através da manga de engate 
19 – Que tipos de controle são feitos após/durante processo de laminação? 
Controle geométrico e dimensional 
20 – Como é a classificação dos produtos laminados? (ver apostila do MEC – e-tec Rede Brasil, OTÁVIO ROCHA _Belem PA 2012 – no Canvas) 
A classificação dos produtos laminados é realizada considerando suas formas e dimensões, de acordo com normas técnicas tradicionalmente estabeleci- das. Essas normas apresentam diferenças nas indicações entre si e quando se trata de produtos siderúrgicos ou de produtos de metais não ferrosos.

Outros materiais