Buscar

estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio de Sá
Curso de Psicologia
Disciplina: Psicologia Jurídica
Professora: Anna Karollina
Alunas: 
· Camilla Hannouche Camilo
· Ellyllena Carollyna Souza Do Amaral
· Giselle Almeida Andrade Pimenta
· Palloma Coelho De Araujo
ESTUDO DE CASO
As atividades do psicólogo no CRAS devem estar voltadas para atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e trabalhando o desenvolvimento de potencialidades e aquisições pessoais e coletivas.
Diante do contexto do caso estudado, podemos constatar que a atuação do Psicólogo deve ser pautado em um trabalho interdisciplinar, efetuado junto à criança, sua família e equipe técnica pertinente. O foco principal do trabalho é o bem-estar da criança e ou adolescente envolvido no caso. O profissional da psicologia deverá trabalhar juntos as crianças assuntos relacionados à educação, saúde, disciplina, orientação, acompanhamento escolar, regras, limites e diminuição da ansiedade. E quando detectado algum transtorno psicológico, a mesma encaminhará a criança para tratamento psicoterápico, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 
Com relação às famílias das crianças, a psicóloga e a assistente social, realizam visitas domiciliares, tendo como objetivo recuperar os vínculos familiares, auxiliar, orientar e ajudar para que as mesmas tenham condições de atender às necessidades das crianças e, assim, conseguir recuperá-las. Dentre às atividades realizadas com a família, está a de identificar e apontar as mudanças necessárias para a reinserção da criança no lar, sem deixar que a mesma perca o vínculo familiar. Estudos afirmam sobre as possíveis consequências negativas das quais as crianças estão sujeitas quando permanecem por muito tempo no abrigo; problemas estes que podem afetar da sociabilidade à manutenção de vínculos afetivos na idade adulta.
As novas demandas para a atuação do psicólogo nas políticas sociais para crianças e adolescentes exigem um profissional multifunções, que atue de forma interdisciplinar e em rede. Isso significa que o profissional de Psicologia que trabalha nas entidades que atendem crianças e adolescentes em situação de risco deve entender e atuar sob a perspectiva de que a criança e adolescente são sujeitos que precisam das políticas sociais básicas a fim garantir seus direitos que é fundamental para o seu desenvolvimento. Esse estudo colabora com a disseminação da importância da presença do Psicólogo para auxiliar famílias em situações de riscos psicossociais, e para a conscientização dos males que uma criança está exposta quando vítima dos maus-tratos.

Continue navegando