Buscar

ATIVIDADE NÃO AVALIATIVA - Introdução a História da Enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução a História da Enfermagem
Escreva como era sua percepção sobre a enfermagem antes de conhecer um pouco da sua história. Mínimo 20 linhas.
RESPOSTA 
Antes de conhecer mais sobre a enfermagem, minha percepção era bastante limitada e influenciada por estereótipos e representações superficiais que são comuns na sociedade. Eu via a enfermagem como uma profissão voltada apenas para cuidados básicos e assistenciais, muitas vezes subestimando sua importância e complexidade. Minha visão era centrada em tarefas como administrar medicamentos, fazer curativos e ajudar pacientes nas atividades diárias, sem compreender profundamente o impacto que essas ações têm na vida das pessoas e no sistema de saúde como um todo.
Além disso, eu tinha uma percepção estereotipada dos enfermeiros como simples executores de ordens médicas, sem reconhecer o vasto conhecimento técnico, habilidades de comunicação e empatia necessárias para desempenhar suas funções de maneira eficaz. Eu não entendia a amplitude do papel do enfermeiro como parte integrante da equipe de saúde, envolvendo não apenas a prestação de cuidados diretos aos pacientes, mas também a advocacia pelos direitos e necessidades dos mesmos, a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o apoio emocional em momentos difíceis.
Minha percepção também era influenciada pelo aspecto cultural e social, onde a enfermagem muitas vezes era retratada de forma estereotipada em filmes, programas de televisão ou na mídia em geral, o que contribuía para uma visão simplificada e muitas vezes distorcida da profissão.
No entanto, ao longo do tempo e à medida que fui conhecendo mais sobre a enfermagem, através de experiências pessoais, conversas com profissionais da área e pesquisa, minha percepção começou a mudar. Comecei a compreender a riqueza e a diversidade da enfermagem como uma profissão multifacetada, que vai além do estereótipo do "cuidador" para abranger uma variedade de especialidades, práticas avançadas, pesquisa e liderança em saúde.
Percebi que os enfermeiros desempenham um papel crucial em todas as fases do ciclo de cuidados de saúde, desde a prevenção até o tratamento e a reabilitação, e que seu trabalho é fundamental para o funcionamento eficaz dos sistemas de saúde em todo o mundo. Eles são membros essenciais das equipes de saúde, trazendo uma perspectiva única e complementar que enriquece o cuidado prestado aos pacientes.
Portanto, minha percepção inicial sobre a enfermagem era limitada e superficial, mas ao aprender mais sobre a profissão, pude reconhecer sua importância vital, sua complexidade e sua contribuição significativa para a saúde e o bem-estar das pessoas.

Outros materiais