Buscar

Cópia de AP2 - TÉC SEMENTES E MUDAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL 
Atividade Avaliativa Parcial 2 - Projeto área de produção sementes.
IMPLANTAÇÃO DE CAMPO DE PRODUÇÃO DE SEMENTES DE ARROZ IRGA 424 RI
Produção e Tecnologia de Sementes e Mudas
Professor Vitorio Poletto Ferreira
Acadêmica: Júlia Benetti
Campo Bom, 27 de maio de 2022
PROJETO DE ÁREA DESTINADA À PRODUÇÃO DE SEMENTES DE UMA CULTIVAR AGRÍCOLA 
Espécie, cultivar e classe: Foi selecionado para o projeto sementes de Arroz IRGA 424 RI, este cultivar é derivado da IRGA 424 com incorporação do gene de resistência aos herbicidas do grupo Imidazolinonas. Cultivar de alto potencial produtivo além de ser resistente à brusone e à toxidez por ferro.
· Características fisiológicas e agronômicas: resistente a acamamento; capacidade de afilhamento alto; ciclo médio; resistência intermediária ao degrane e resistente a reação à toxidez por ferro, florescimento em 103 dias e maturação em 133.
Imagem 1: semente de arroz IRGA 424 RI
Local, data de semeadura e área: Área de 10 hectares localizada na cidade de Novo Hamburgo, bairro/distrito rural Lomba Grande, será feita a semeadura no dia 15 de outubro de 2022. Área Rural onde a maior produção é a criação de gado de corte e leite, não tendo grandes cultivos, sendo os mais comuns o milho e arroz. Região predominante de agricultura familiar.
Espaçamento, densidade e distância do isolamento: Será colocado um espaçamento de 17 cm entre linhas na plantadeira, não será utilizado barreiras físicas.
Planejamento de visitas: Pretende-se realizar uma visita na dessecação, uma no plantio, uma na entrada da água, duas nos herbicidas (2 aplicações, uma em cada aplicação), duas nas aplicações de fungicidas (2 aplicações, uma em cada aplicação).
Inspeções: Entre os fatores que compõem o processo de produção, a inspeção de campos é o mais importante passo para a obtenção de sementes da mais alta qualidade em termos de pureza genética, física e sanitária de uma cultivar, pois é nessa etapa que são avaliados se esses fatores atendem aos padrões de qualidade estabelecidos para a cultura. Cada etapa de desenvolvimento da planta (pós-emergência, floração, pré-colheita, colheita) deve seguir uma inspeção adequada para verificar se a mesma se encontra dentro do esperado, nestes momentos ocorre a remoção de plantas anormais ou fora do estágio geral de desenvolvimento das demais, plantas silvestres, plantas de outras cultivares e plantas atípicas, deverá ser eliminado (roguing).
É nas inspeções que ocorre o processo de amostragens para análises laboratoriais do cultivar.
Tratos culturais: serão aplicados cinco toneladas de calcário por hectare, 300 kg/ha de 05-25-25, 110 kg/ha de 46-00-00, 140 kg/ha de 36-00-12, herbicidas: glifosato (1 aplicação em pré plantio), Raster (uma aplicação antes de entrar água) Clincher, Fungicidas e Approach Power + Bim (R1).
Equipamentos: Calcareadeira, autopropelido para aplicações de herbicidas e fungicidas, plantadeira e colheitadeira, semeadoras, tratores, envaletadeiras, Entaipadeiras, pulverizador de arrasto, distribuidor de adubo a lanço, graneleiros.
Colheita: O momento ideal para a colheita do arroz é principalmente governado pela emergência das panículas, pela duração das fases de desenvolvimento da cultura e pelo teor de umidade dos grãos.
Este projeto terá como previsão a colheita no início de fevereiro (semana do dia 05), produção estimada é uma média de 3 toneladas por hectare - 190 sacos de 20 kg.
Referências Bibliográficas 
SEMENTE DE ARROZ IRGA 424 RI. Sementes Ceratti. Disponível em <https://www.sementesceratti.com.br/semente-de-arroz-irga-424-ri-2/>. Acesso em 27 de maio.
UTINO .Sérgio; FRANCO Daniel F; COSTA. Sérgio V; MAGALHÃES Ariano M; PETERS Valter J ; SILVA Márcio G. PRODUÇÃO DE SEMENTES. agaitec. Disponível em <https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/arroz/arvore/CONT000foh66zuv02wyiv8065610dhn0auj1.html> Acesso dia 27 de maio.
Arroz orgânico - Produção de sementes. Canal Epagrí Videos. 12 de abril de 2018. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=73_--_YPifU&ab_channel=EpagriV%C3%ADdeos> Assistido dia 27 de maio de.
Guia de Inspeção de Campos para Produção de Sementes. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Disponivel em <https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/insumos-agropecuarios/insumos-agricolas/sementes-e-mudas/publicacoes-sementes-e-mudas/guia-de-inspecao-de-campos-para-producao-de-sementes.pdf> Acesso dia 27 de maio.

Outros materiais