Buscar

Avaliação Final, Fisioterapia Respiratória e Intensivismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva)--- Fisioterapia Respiratória e Intensivismo
1)A oxigenoterapia baseia-se na administração de oxigênio em uma concentração maior que o ar ambiente, com o objetivo de garantir a oxigenação dos tecidos. É utilizada para corrigir hipoxemia e promover a diminuição da sobrecarga cardiorrespiratória (SILVA et al., 2020).
Disserte sobre a máscara de Venturi.
FONTE: SILVA, Vinícius Zacarias Maldaner da et al. Recomendações para a utilização de oxigênio suplementar (oxigenoterapia) em pacientes com COVID-19. Assobrafir Ciência, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 87-91, ago. 2020. Disponível em: https://dspace.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/2170/1/Recomenda%C3%A7%C3%B5es%20para%20a%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%20de%20oxig%C3%AAnio%20suplementar.pdf. Acesso em: 11 fev. 2022.
Resposta esperada
* A máscara de Venturi é um sistema de alto fluxo que fornece níveis constantes de FiO2, permitindo a entrada de O2 do ambiente, e pode ofertar de 24% até 50% de O2. *O fornecimento de fluxo necessita ser maior ou igual à demanda ventilatória do paciente. *Esse fornecimento de fluxo de O2 varia entre 40 e 78 L/min. *O CO2 reinalado não acarreta problema, pois a máscara possui vários orifícios de saída de ar. Por ser de alto fluxo, o dispositivo precisa ser umidificado.
2) Na UTI, o fisioterapeuta está presente no atendimento do paciente crítico que necessita ou não de suporte ventilatório e em pacientes graves e pós-cirúrgicos (ALVES, 2012).
Disserte sobre a importância do fisioterapeuta na UTI.
FONTE: ALVES, A. N. A Importância da Atuação do Fisioterapeuta no Ambiente Hospitalar. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, São José dos Campos, v. 16, n. 6, p. 173-184, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3G9TWyg. Acesso em: 29 abr. 2021.
Resposta esperada
* O fisioterapeuta atua em vários segmentos nos tratamentos nas UTIs, com o objetivo de evitar complicações respiratórias, evitar os efeitos do repouso prolongado no leito, dar assistência no suporte ventilatório e estimular o retorno as atividades cotidianas.
* O profissional possui total autonomia para aplicar as técnicas fisioterapêuticas nas UTIs, sendo importante nesse ambiente, pois possui uma visão geral do paciente, auxiliando na preservação das funções vitais, na prevenção e no tratamento de patologias que comprometam a função pulmonar e musculoesqueléticas.

Continue navegando