Buscar

A3 hidráulica novo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os compressores são componentes de sistemas pneumáticos que são utilizados para elevarem a pressão de quantidade de ar ou gás até que o fluido adquira uma pressão necessária para a execução de trabalhos que contarão com a utilização desse ar ou outro gás comprimido. Alguns compressores utilizam o princípio de redução de volume do fluido e sugam o ar ou o gás de determinado ambiente reduzindo-o até que seja utilizável.
Sabemos que o sistema pneumático é formado por alguns componentes além do compressor, como o filtro, o resfriador, o regulador de pressão, as válvulas, os cilindros, entre outros. Com base nisso, explique para que serve o resfriador existente num sistema pneumático. Qual é a necessidade de sua existência no sistema para serviços específicos? 
Resposta:
Um resfriador posterior resfria o ar comprimido quente enquanto remove a condensação. Isso evita que a umidade se acumule no sistema de tubulação do compressor. Um resfriador posterior do compressor de ar é resfriado a água ou ar e geralmente vem com um separador de água e drenagem automática. Para funcionar de forma eficaz, é importante ligar um resfriador posterior próximo ao compressor de ar. Muitos compressores vêm com um resfriador posterior integrado.Quando instalado corretamente, um resfriador posterior coleta a maior parte da condensação gerada a partir de um compressor de ar. Normalmente, a temperatura do ar comprimido após passar por um resfriador posterior é aproximadamente 10 °C acima da temperatura do refrigerante.
Quando adicionar um resfriador posterior
Muitos compressores de ar vêm com um resfriador posterior integrado. Com esse equipamento integrado, até 70% da umidade é convertida em água antes de ser drenada. Dependendo da sua aplicação, pode ser necessário adicionar resfriadores posteriores adicionais.
Os resfriadores posteriores geralmente são eficientes e garantem que não haja perda de pressão de ar quando conectados ao compressor. Além disso, eles geralmente não adicionam demanda ou custos extras de energia.
Se você estiver trabalhando em um ambiente de alto calor, provavelmente precisará de resfriamento extra. Em situações como essa, é recomendável adicionar secadores à sua configuração a jusante. No entanto, com um resfriador posterior, você pode obter um secador de tamanho menor.
O resfriador de ar é muito importante para manter a temperatura ideal do ar comprimido nas indústrias, contribuindo com o bom funcionamento das máquinas. O resfriador de ar trabalha em conjunto com um compressor de ar. O compressor tem a função de captar o ar e armazenar em um reservatório de alta pressão, transformando em ar comprimido.
Já o resfriador, resfria o ar comprimido que sai dos compressores. Depois do processo de compressão, o ar pode chegar até 120ºC, ou seja, a temperatura elevada pode causar danos ao ambiente. Por isso, o resfriamento é indispensável para fazer com que a temperatura ideal seja atingida. Além de controlar a temperatura, o resfriador de ar também é importante fazer a remoção de condensados presentes no ar comprimido. Caso não forem retirados pelo resfriador, podem gerar a contaminação líquida do ar.
	As principais características do Resfriador de Ar Comprimido são: refrigerar o ar, tubos em cobre e aletas em alumínio, separador de condensado em cobre integrado ao trocador de calor, conjunto moto-ventilador silencioso, grade de proteção do ventilador e condensador, baixa perda de carga e purgador eletrônico.
	 
	UTILIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE RESFRIADORES DE AR COMPRIMIDO
	Quando os resfriadores de ar comprimido devem produzir ar de qualidade laboratorial, a utilização de separadores de umidade deve ser associada a utilização de secadores dotados de pérolas higroscópicas, de tal maneira que se obtenha umidade inferior a 5%, neste caso e comum a utilização de dos separadores, um em stand-by, para que se possa estabelecer um ciclo regenerativo recuperando-se a capacidade de absorção de umidade das pérolas higroscópicas para vazões de ar de 50 a 11500 SCFM (na aspiração do compressor).
Nos sistemas pneumáticos a fonte de energia é oriunda de um compressor, na qual consegue transformar o ar atmosférico em ar comprimido. Algumas das vantagens em se utilizar o ar comprimido são: altas velocidades de trabalho, fácil armazenamento, quantidade ilimitada, não poluem o ambiente, fácil transporte e muitas outras.
Propriedades Físicas do Ar
Antes de falar sobre os compressores é importante conhecer um pouco mais sobre algumas das propriedades físicas do ar, sendo elas:
• Compressibilidade: a capacidade de reduzir o volume de uma certa quantidade de ar. 
• Expansibilidade: possibilidade de ocupar totalmente o volume de qualquer recipiente, adquirindo o seu formato.
• Difusibilidade: sendo a capacidade de misturar-se homogeneamente com qualquer meio gasoso.
• Elasticidade: propriedade que possibilita ao ar voltar ao seu volume inicial uma vez extinta a força responsável pela redução do volume.
Os compressores de ar podem ser definidos como máquinas destinadas a elevar a pressão de uma certa quantidade de ar, que é gerada pela compressão do ar atmosférico. Eles são similares as bombas dos sistemas hidráulicos, já que ambos possuem a mesma função de aumentar a pressão em um fluido e transportá-lo para o sistema.
Eles podem ser classificados de acordo com o seu tipo de deslocamento, sendo eles o deslocamento dinâmico e o positivo.

Outros materiais