Buscar

Atividade 3 (A3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
Os compressores são componentes de sistemas pneumáticos que são utilizados para elevarem a pressão de quantidade de ar ou gás até que o fluido adquira uma pressão necessária para a execução de trabalhos que contarão com a utilização desse ar ou outro gás comprimido. Alguns compressores utilizam o princípio de redução de volume do fluido e sugam o ar ou o gás de determinado ambiente reduzindo-o até que seja utilizável.
Sabemos que o sistema pneumático é formado por alguns componentes além do compressor, como o filtro, o resfriador, o regulador de pressão, as válvulas, os cilindros, entre outros. Com base nisso, explique para que serve o resfriador existente num sistema pneumático. Qual é a necessidade de sua existência no sistema para serviços específicos? 
Basicamente o Resfriador de Ar Comprimido tem a função de garantir a diminuição da temperatura do ar que é expurgado do Compressor afim de garantir que diminuam e até mesmo zerem os danos aos equipamentos abastecidos pelo sistema pneumático, e sem esse processo poderia até por consequência migrar a ter grandes prejuízos ao sistema e deixando a produção comprometida.
Durante o processo, as temperaturas comumente podem chegar a 120ºC após comprimir o Ar e podemos observar, que nesse processo os vapores que se condensam e são cerca de 70% da contaminação líquidas do ar comprimido, as principais funções do resfriador são refrigerar o ar, os tubos de cobre e aletas em alumínio entre outros, se instalado juntamente com um separador de gotas o ar produzido nesse sistema, atingem um Ar de qualidade industrial.

Outros materiais