Buscar

Estudo de Caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso
É uma doença infecciosa, febril aguda, de etiologia viral e de evolução benigna na forma clássica, e grave quando se apresenta na forma hemorrágica, transmissão se faz pela picada do Aedes aegypti, uma espécie hematófaga originária da África. De qual doença infecciosa estamos falando? Cite os principais achados laboratoriais para o diagnóstico desta doença.
Estamos falando de dengue , é causada pelo arbovírus, do gênero flavivírus, família flaviviridae, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti ou albopictus que costumam se proliferar em águas sem vazão. Atualmente, o Aedes aegypti é considerado problema de saúde pública, visto que além do vírus da dengue, “é transmissor da Febre Chikungunya e Febre Zika”. A dengue possui quatro sorotipos diferentes (com distintos materiais genéticos e linhagens) em circulação no país. Esses tipos são nomeados: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
Os principais achados laboratoriais são: a diminuição da contagem de plaquetas, variação dos índices de hematócrito, aumento do tempo de protrombina e tempo de tromboplastina parcial ativada e leucopenia.

Continue navegando