Buscar

AV1 Psicologia, liderança e comportamanto nas organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OS ESTILOS DE LIDERANÇA SEGUNDO GOLEMAN E SUAS CARACTERÍSTICAS 
Nome completo: Tais Lustosa da Silva
Curso: Ciências Contábeis
Matrícula: 47034486 
No cenário atual, onde o trabalho em equipe, em conjunto com outras pessoas se tornou corriqueiro a capacidade de liderança, de coordenar grupos se tornou uma habilidade indispensável dentro das empresas. Pode-se destacar os estilos de liderança segunda Goleman importantes para quem quer seguir uma boa liderança dentro da empresa, sendo os estilos de liderança afiliativo, coach, coercivo, democrático, marcador de ritmo e visionário, porém é imprescindível que o gestor da empresa saiba mesclar os pontos positivos e negativos de cada liderança e saber usá-las em momentos adequados para assim obter sucesso junto a equipe.
Nesse sentido, é importante analisar os tipos de liderança e suas características. O líder coercivo exige obediência é ímpeto para alcançar seus objetivos e possui autocontrole, é perfeito numa crise ou com funcionários problemáticos, o visionário mobiliza as pessoas em torno de uma visão, é autoconfiante e empático, perfeito em momentos em que a empresa precisa de uma direção clara, o coach cria harmonia e constrói vínculos emocionais motivam pessoas em circunstâncias estressantes, democrático estabelece consenso mediante participação, a contribuição é a chave, o afiliativo estabelece padrões em que os liderados são colocados em primeiro lugar, mantendo o ambiente harmônico, o modelador de ritmo adequado para equipes organizadas e competentes estabelecendo alto grau de exigência.
Todavia, sem uma boa capacidade de liderança o gestor terá dificuldade para analisar seus erros e investir na melhora, uma liderança ruim, pode causar prejuízos, impactar as equipes e os resultados de maneira negativa, as consequências de uma má liderança são uma equipe desmotivada, resultados abaixo do esperado, gestores irredutíveis, não há diálogo e participação ativa nas tomadas de decisões, funcionários sobrecarregados, desentendimentos frequentes da equipe, problemas de comunicação constantes, baixa produtividade, por isso é importante que o líder busque crescimento pessoal e a correção de incompetências.
Portanto, pode-se concluir com base no que foi argumentado a importância de os gestores serem bons líderes para o crescimento e a sustentabilidade do negócio, quanto mais situações um líder dominar melhor especialmente se for capaz de alternar os tipos de liderança de acordo com as situações, o que proporciona um clima organizacional harmonioso, melhorando o desempenho da equipe e impulsionando o crescimento do negócio, nesse sentido é importante que os chefes e gestores trabalhem sempre em prol de melhorar sua capacidade de liderança.
Referencia : BUCHMANN, Fabiana Sekiguchi de Carvalho, Dayanna dos Santos Costa, Gomes Manuela Pereira. Psicologia, liderança e comportamento nas organizações. Recife, Digital pages, Telesapiens e grupo educacional. 2022

Outros materiais