Buscar

Atividade Prática - Tópicos Especiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Você, como profissional habilitado, foi contratado por um proprietário de imóveis, o Sr. Joselito, para defendê-lo tanto na esfera administrativa quanto na judicial.
Conheça sua situação:
Diante da situação colocada, para auxiliar o Sr. Joselito, responda às seguintes questões:
a) Com relação à Fazenda Terra Boa, que foi invadida, há alguma medida administrativa ou judicial a ser tomada? Se sim, qual? Explique.
Deverá ser procedida a ação de reintegração de posse cumulada de pedido liminar "inaldita altera pars", pois, não existem nenhum respaldo legal para que a fazenda seja invadida. 
b) A Fazenda Terra Boa poderá ser objeto de vistoria e avaliação pelo Incra ou de ação de desapropriação para reforma agrária? Explique indicando a lei necessária para uma resposta completa.
Mesmo que a Fazenda Terra Boa não esteja seguindo a risca os graus de eficiência na exploração e utilização da terra conforme leciona a Lei nº 8.629/1993, quando apontamos o fato de a fazenda ter sido invadida, só haverá a possibilidade de realizar vistoria ou desapropriação da propriedade após dois anos de sua desocupação, conforme nos ensina os artigos 2°,5° e 6° do mesmo texto positivado. 
c) A Fazenda Esmeralda poderá ser objeto de vistoria e avaliação pelo Incra ou de ação de desapropriação para reforma agrária?
Com certeza, tendo em vista a Fazendo Esmeralda não cumprir com seus requisitos legais ao não obter êxito em graus de eficiência na exploração e utilização das terras com base na Lei nº 8.629/1993, pois, a mesma não cumpre sua função social rural, sendo passível de desapropriação conforme artigo 9º do mesmo diploma legal.

Continue navegando