Buscar

O perfil pessoal criativo e inovador 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O perfil pessoal criativo e inovador – 2
1. 
Em atenção às demandas apresentadas pelo cenário de trabalho contemporâneo, à expansão tecnológica e às mudanças nas perspectivas de carreira, novas habilidades têm sido requeridas. Nas últimas décadas, competências comportamentais – do inglês soft skills — são cada vez mais necessárias para inserção e manutenção no mercado de trabalho. Sobre essas habilidades, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
E. 
As capacidades relacionais e comportamentais, que não são facilmente quantificáveis, assim como as habilidades sociais, são conhecidas também como soft skills.
2. 
A inteligência emocional (IE) é um dos requisitos utilizados nos processos seletivos e da atuação organizacional na atualidade. A compreensão, a gestão e o domínio das emoções, além de contribuírem para o bom relacionamento interpessoal, também contribuem para um ambiente de trabalho com maior bem-estar, visto que as pessoas tendem a se comunicar e a gerenciar de forma adequada os conflitos que podem surgir. Nesse sentido, destaque a opção que contém a definição correta sobre IE e suas capacidades correlatas.
Você acertou!
B. 
As habilidades de perceber, compreender, avaliar e expressar as emoções, assim como de controlá-las e transformá-las conforme o objetivo, são os principais componentes da inteligência emocional, que tem as habilidades sociais como correlatas.
3. 
A criatividade é considerada uma soft skill essencial no cenário contemporâneo. Diferentemente do que chegou a ser sustentado até décadas atrás, todas as pessoas podem desenvolver sua criatividade. Considerada como um processo, e não um estado mental, é possível identificar algumas fases pelas quais a solução de um problema pode passar até chegar a um caminho criativo e inovador. Sobre esse panorama, assinale a alternativa correta de acordo com a sequência adequada ao processo criativo.
Você acertou!
A. 
Reflexão; construção de trajetórias; desenvolvimento; e implementação.
4. 
Não há um consenso estabelecido de quais seriam as soft skills, visto que há diversas abordagens que estudam essas habilidades. Na literatura, é possível encontrar uma grande variedade de conceitos que são definidos como soft skills, ou habilidades comportamentais. No entanto, é possível encontrar competências que se relacionam entre si e que dificilmente podem ser exploradas de maneira isolada. Nesse sentido, destaque a alternativa que apresenta somente habilidades relacionadas à criatividade e à inovação.
Você acertou!
C. 
Automotivação, resiliência e capacidade crítica e analítica.
5. 
Tanto as soft skills estudadas ao longo desta UA como a inteligência emocional são temas que estão em evidência na sociedade atual, principalmente no ambiente laboral. Embora algumas pessoas consigam exercitar mais essas habilidades do que outras, por diversos motivos, isso não significa que somente estas atingirão esse objetivo. As competências são assim nomeadas justamente porque é possível que todos as aprendam, exercitem e desenvolvam. Assim, como é o caminho para aprimorar essas habilidades?
Você acertou!
D. 
Alguns exemplos de como se pode trabalhar essas habilidades são: autoconhecimento; feedback externo; compreensão de limites; e desnaturalização de concepções preestabelecidas.

Continue navegando