Buscar

PICS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA-UNOESC
MESTRE: CAMILA AMTHAUER
ACADEMICA: TAÍS KELI BECKENKAMP
PESQUISA SOBRE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICS)
Práticas Integrativas e Complementares (PICS): é uma terapia que procura a integração do paciente, ou seja, uma visão holística completa sobre o paciente e são levados em consideração corpo, mente e espírito.
Os enfermeiros atribuem às PICS uma forma de abordar o ser humano organicamente. Sua principal finalidade é a promoção da saúde no atendimento às diversas dimensões do ser humano. As práticas Integrativa e Complementares (PIC) devem ser bem exercidas pelo profissional enfermeiro principalmente em uma Unidade Básica de Saúde, sendo esta considerada a porta de entrada do atendimento onde a oferta e procura de cuidados é alarmante.
SHANTALA
é uma técnica de massagem para bebês e crianças que promete aliviar as cólicas e aumentar o vínculo com os pais. Ela tem origem indiana e influência da medicina ayurvédica, também praticada na região. Ela traz benefícios como: alivio de cólicas, por aquecer a região abdominal; melhora o sono, por estimular a produção dos hormônios de relaxamento; ajuda no desenvolvimento dos órgãos do bebê e fortalece o vínculo com os pais. Já para os pais, fortificam a conexão e vínculo com o bebê e/ou a criança. Antes de fazer a shantala, é importante se certificar que o bebê não esteja nem com fome e nem com sono, pois ele precisa estar disponível para a interação. As crianças maiores, que já conseguem decidir o que gostam ou não, precisam querer receber a massagem. A shantala é feita com um óleo. De acordo com a medicina ayurvédica, só é recomendado passar na pele o que podemos comer. Por isso, é interessante que a massagem use um óleo 100% vegetal. Além disso, se o bebê já estiver levando a mão à boca, na fase oral, o óleo que tenha algum tipo de aditivo químico pode prejudicá-lo. Também é importante que o bebê esteja deitado sobre as pernas da pessoa que está aplicando a massagem e que a mãe ou o pai permaneça com contato visual.
PASSO A PASSO DA SHANTALA: 
1 - Passe o óleo em suas mãos e esfregue-as. Lembre-se de passar o óleo novamente, sempre que começar a massagear uma nova região (exceto o rosto do bebê). 
2 - Peito: Com as mãos bem relaxadas e os dedos unidos, posicione-as no centro do peito do bebê. Deslize, horizontalmente, a mão esquerda até a axila de mesmo lado. Simultaneamente, faça o mesmo movimento à direita. 
3 - Mais uma vez, comece o movimento no centro do peito do bebê, mas agora termine em cada um dos ombros dele. 
4 - Começando o movimento pelo centro do peito da criança, suba uma mão de cada vez (formando um X), até o final do ombro. Deixe seus dedos chegarem embaixo da orelha dele. Sempre que a massagem for feita em movimentos alternados, inicie pelo lado esquerdo do bebê, que é o lado mais receptivo. 
5 - Braços: Faça um círculo com as suas mãos, como se fosse um bracelete. Com uma delas, segure o pulso do bebê. Enquanto isso, a outra mão vem de encontro àquela que está segurando o pulso, partindo do ombro. Quando as mãos se encontrarem, alterne-as, dando continuidade o movimento funciona como se o bracinho do bebê fosse uma corda, que você puxa para escalar uma parede. 
6 - Faça um movimento de rosca (uma torção suave) com as duas mãos, iniciando pelo ombro e descendo até o pulso do bebê. 
7 - Mãos: Apoie a mão do bebê, com a palma virada para cima, em uma das suas mãos. Use o seu polegar da outra para massagear a mãozinha dele, partindo do pulso e chegando até a ponta dos dedinhos. 
8 - Deslize sua mão espalmada e com os dedos unidos por toda a mãozinha do bebê. 
9 - Aperte delicadamente os dedinhos do bebê, um a um, começando pelo polegar. 
10 - Abdome: Faça um movimento com as suas mãos em concha, da base das costelas até o começo dos genitais dele. Essa técnica é ótima para aliviar as dores da cólica. Se as dores forem muito fortes, intensifique o movimento. Tire ou afrouxe a fralda para esse movimento. 
11 - Pernas: Faça um círculo com as suas mãos, como se fosse um bracelete. Com uma delas, segure o tornozelo do bebê. Enquanto isso, a outra mão vem de encontro àquela que está segurando o tornozelo, partindo da virilha. Quando as mãos se encontrarem, alterne-as, dando continuidade ao movimento, como no passo 5. 
12 - Pés: Apoie o pé do bebê em uma das suas mãos. Com a outra, deslize o polegar, massageando a sola do pezinho. 
13 - Deslize sua mão espalmada e com os dedos unidos por todo o pé do bebê, tanto a sola como o peito. 
14 - Aperte delicadamente os dedinhos do pé do bebê, um a um, começando pelo polegar. 
15 - Costas: Com o bebê de barriga pra baixo, passe as mãos por toda as costas do bebê, até os tornozelos. 
16 - Rosto: Delicadamente, aperte as áreas do rosto do bebê com as pontas dos dedos. Todo o processo da shantala dura de 15 a 20 minutos, dependendo da velocidade dos movimentos e das interrupções, como para mamar ou trocar fraldas, por exemplo.
Terapia de florais
O efeito ao tomar-se florais é o estímulo do próprio potencial de auto-cura da pessoa, liberando o sistema físico para empenhar-se completamente na luta contra a doença e o estresse. As essências florais atuam nos campos emocionais, espirituais e consequentemente no campo físico. Visa a harmonização das emoções, pensamentos e sentimentos que possam estar gerando um mal-estar físico/psíquico. Cada uma das essências florais atua curando determinado quadro desarmonioso. Os florais de Bach, são essências de flores e plantas que podem ser utilizadas como tratamento complementar contra doenças e desequilíbrios emocionais. Os florais de Bach são uma terapêutica desenvolvida pelo Dr. Edward Bach, que se baseia no uso de essências florais medicinais para devolver o equilíbrio entre mente e corpo, permitindo que o corpo fique mais livre para o processo de cura. “Como a essência floral age numa dimensão além do corpo físico, na esfera mais sutil do organismo onde se encontram as emoções e estados mentais, às vezes pode provocar reações passageiras de catarse, que agem como válvulas de escape em busca do equilíbrio interior.
Como fazer: O mais comum é tomar as essências florais por via oral, a partir de um frasco com conta gotas sob a língua, ou então num copo com um pouco de água. Além do uso oral as essências florais são muito eficazes quando absorvidas pela pele em banhos ou aplicações tópicas como em cremes ou sprays.
Bioenergética
É uma maneira de entender a personalidade em termos do corpo e de seus processos energéticos que estão relacionados ao seu estado de vitalidade. Neste sentido, a produção de energia por meio da respiração e do metabolismo e descarga de energia por meio dos movimentos. é um tipo de medicina alternativa que utiliza exercícios físicos específicos e a respiração para diminuir ou retirar qualquer tipo de bloqueio emocional (consciente ou não) presente. Essa ênfase dada ao corpo inclui sexualidade, respiração, movimento, sentimento e auto-expressão. O objetivo da Bioenergética é ajudar o indivíduo a retomar sua natureza primária, que se constitui na sua condição de ser livre, seu estado de ser gracioso e sua qualidade de ser belo. A Análise Bioenergética é uma técnica psicoterapêutica. Foi desenvolvida por Alexander Lowen, em 1956, a partir da obra de Wilhelm Reich, psicanalista e discípulo de Freud. Esta técnica utiliza o trabalho corporal em busca da integração e equilíbrio entre corpo/mente humana.
 Exercícios bioenergéticos
1. Exercício Básico de Vibração: Fique parado com os pés afastados em uma distância de 25 cm. ...
2. Exercício de alongamento: Este exercício inclui o movimento de espreguiçar-se. ...
3. Sacudir e socos: Neste exercício deve-se sacudir todo o corpo, sem sincronia ou coordenação.

Continue navegando