Buscar

CONTEXTUALIZA CULTURAS E ETINIAS RACIAIS

Prévia do material em texto

ALUNO(a): JACIENE FERREIRA DOS SANTOS
MATRÍCULA: 01311464
CURSO: PEDAGOGIA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Por que a doutrinação é um movimento que vai na contramão dos princípios da educação intercultural? Argumente a respeito e dê exemplos que ilustrem sua resposta.
 Homens e mulheres vivem em sociedades em meio a grande diversidade cultura, e entre essas culturas existem fronteiras que provocam o distanciamento, incompreensões e até mesmo guerras. Reconhecendo-as, essas barreiras precisam ser rompidas, no exercício de respeito as diferenças e de percepção do outro como alguém as suas singularidades ou mesmo a sua escolha. Então surgem perguntas, “como quebrar uma corrente que sustente essas fronteiras e que foram formadas ao longo da história, e que foi formada por elo ideológicos, subjetivos, culturais, políticos e econômicos?”.
 A início, a doutrinação nas escolas no Brasil existe desde a época da colonização e remete até os dias atuais. Destacando a estruturação do sistema escolar e universidades no Brasil, e que na qual foi montada de maneira a doutrinar as pessoas. Diante disso, as pessoas precisam começar abrir os olhos sobre a educação de massa que tem sido aplicada em grande parte das instituições brasileiras. E os pais precisam começar acompanhar mais de perto seus filhos e exigir um ensino realmente relevante para eles.
 A doutrinação vai contra a educação, pois tira conhecimento e a orientação vinda de um professor não doutrinário para criação de um pensamento crítico, próprio do aluno.
 Nas escolas não começou recentemente, mas desde a época da colonização. Na atualidade muitos vieses ideológicos são praticados em relação ao conteúdo ensinado, apologia entre outras. No entanto ela não pode existir no ambiente escolar, pois ninguém atualmente discute conteúdo, somente, melhorias tecnológicas, estruturas físicas, melhores salários, verbas do governo, e desse modo deixando de lado o verdadeiro processo de educação na qual é a formação humana. Dessa forma, a interculturalidade vai deixando de promover as políticas e práticas que estimula a interação, compreensão e o respeito entre as diferentes culturas e grupos étnicos.

Continue navegando