Buscar

Artigo sobre Crimes ambientais no estado do Maranhão (4)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Crimes ambientais no estado do Maranhão 
Vanderson Ferreira Pacheco[footnoteRef:1] [1: Acadêmicos (a) do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Pitágoras] 
Geiziane Oliveira[footnoteRef:2] [2: Orientador(a). Docente do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Pitágoras] 
RESUMO
O meio ambiente vem sofrendo vários impactos negativos, causados por atividades humanas, que afetam a saúde, segurança, bem estar da população, atividades socioeconômicas, condições estéticas e sanitárias do meio ambiente, que por fim são crimes ambientais. Um crime ambiental é um ato ilegal que traz danos diretamente o meio ambiente, onde essas atividades ilegais envolvem o meio ambiente, a vida selvagem e os recursos naturais. Que com o descumprimento da lei de nº 9.605 a pena é de detenção de seis meses a quatro anos. 
Este estudo teve como principal objetivo identificar os principais crimes ambientais que foram cometidos no Estado do Maranhão onde foram necessários a atuação pericial e os resultados das punições aplicadas. Esta pesquisa teve seus resultados obtidos a partir da análise dos conteúdos encontrados no Site G1 portal de notícias, Revistas e publicações no Instagram. O estudo permitiu entender que medidas foram tomadas sobre o assunto abordado.
Palavras-chave: Crime Ambiental
1 INTRODUÇÃO 
 Os crimes ambientais são atos ilegais praticados contra o meio ambiente, e que venham a agredir a vida selvagem, biodiversidade e recursos naturais, de forma direta ou indiretamente, causadas pela ação do homem. 
 O meio ambiente é essencial para a vida em todas as suas formas, inclusive a humana. Partindo desse conceito, é necessário que haja um equilíbrio entre a exploração humana e o meio ambiente, considerando as atividades auxiliadoras de proteção para a garantia de conservação das espécies. Sempre houve essa exploração da fauna e flora por parte do homem. Esse descontrole vem criando um rastro de destruição ao longo da história, no capítulo sobre os crimes ambientais estão previstos vários tipos, como crimes contra a fauna, contra a flora, causar poluição e depois passa-se para os crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural.
 O Maranhão, nos últimos anos, apresentou indicadores preocupantes relativos à qualidade da vida no meio ambiente, o desmatamento, a poluição e a caça de animais silvestres é algo preocupante, um caso recorrente que teve uma repercussão foi de um Homem que foi preso suspeito de caçar e matar animais silvestres, na cidade de Marajá do Sena, situada na região do Médio Mearim, o suspeito estava com uma espingarda no ombro e carregando uma mochila e encontraram junto dois animais silvestres mortos, sendo um gato maracajá pintado, que estava em um saco, e um macaco da espécie bugio, que estava em uma mochila. Ambos as espécies de risco de extinção, onde isso é considerado um crime ambiental, onde consta na LEI N° 5.197, DE 3 DE JANEIRO DE 1967 do Art. 1º. Os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha.
 A devastação das florestas e a retirada de animais silvestres já causaram a extinção de inúmeras espécies e consequentemente um desequilíbrio ecológico. Os animais mais exóticos, raros e até ferozes, dentre muitos outros, pagam com a vida pelo simples prazer que algumas pessoas têm em possuir um animal silvestre em casa. 
 A atuação pericial em um crime Ambiental, tem como principal função investigar e procurar possíveis causas de do acontecimento, assim examinar, investigar e esclarecer o fato, apurando quais foram os elementos que causaram o dano, busca provas para serem colocadas no processo.

Outros materiais