Buscar

Estação de tratamento de água - Vanderson Ferreira Pacheco

Prévia do material em texto

Estação de tratamento de água
Aluno: Vanderson Ferreira Pacheco
Disciplina : Tratamento de Efluentes Líquidos
A água tratada que é consumida nas casas passa por um longo percurso antes de despontar na boca da torneira. Nas cidades que contam com uma rede de abastecimento adequada, a água é captada nos mananciais e submetida a diversos procedimentos de filtragem e desinfecção, para só então ser distribuída para as residências. 
Em cidades onde já existe uma rede de esgoto, os resíduos da água utilizada nas residências seguem para uma rede de coleta, e em seguida para uma estação de tratamento.
Antes que seja oferecida à população, a água é submetida a uma série de tratamentos apropriados, que vão reduzir a concentração de poluentes até que não apresentem mais riscos à saúde.
O tratamento mais simples ocorre quando a captação é feita em poços, com adição de flúor para prevenir cáries, e cloro para destruir microrganismos que podem causar doenças.
São as chamadas etapas do tratamento da água.
Etapas do tratamento da água
Captação: a água apresenta resquícios de sujeira. Por este motivo, não pode ser consumida em sua forma bruta, devido aos riscos de contaminação e diversas doenças. Então, nesta primeira etapa, a água é captada e direcionada para um sistema de grades, que irá reter os sólidos maiores.
Gradagem : nessa etapa, são retirados da água os resíduos de maior dimensão como folhas, ramos, embalagens, etc., que ficam retidos em grades por onde a água é forçada a passar.
Coagulação/Floculação: é nessa etapa onde acontece a adição de sulfato de alumínio, produto químico que possibilita a união de partículas sólidas, em seguida a água passa por uma agitação mecânica, para que as impurezas formem flocos maiores e pesados. O coagulante é dispersado com uma agitação mais forte.
Desinfecção : os flocos de impureza que foram formados na etapa anterior afundam e são separados do restante do líquido. A água então se torna livre de partículas sólidas.
Filtragem: a água passa por filtros formados por camadas de areia grossa, fina, cascalho, carvão ativado e pedregulho. Esses são materiais com o potencial de reter os flocos que não decantaram completamente e ficaram no fundo do decantador, assim melhora características como odor e sabor.
Decantação: E por fim, a etapa onde a eliminação dos vírus e bactérias é garantida. Primeiro, o pH da água é corrigido, e depois adiciona-se cloro ou ozônio para eliminar os microrganismos. Em seguida é aplicado flúor para a prevenção de cáries.

Continue navegando