Buscar

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA docx26-01

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 
COLÉGIO ESTADUAL JÚLIO MOREIRA DE MOURA CEPI
PROFESSORA: ALESSANDRA PESSOA DATA: 26/01/2022
ALUNO(A): SÉRIE: 3º
ATIVIDADES
 
1 – (ENEM) – Três alunos, X, Y e Z, estão matriculados em um curso de inglês. Para avaliar esses alunos, o professor optou por fazer cinco provas. Para que seja aprovado nesse curso, o aluno deverá ter a média aritmética das notas das cinco provas maior ou igual a 6. Na tabela, estão dispostas as notas que cada aluno tirou em cada prova.
Com base nos dados da tabela e nas informações dadas, ficará(ão) reprovado(s)
a) apenas o aluno Y.
b) apenas o aluno Z.
c) apenas os alunos X e Y.
d) apenas os alunos X e Z.
e) os alunos X, Y e Z.
Y=
Z=
2 – (Fuvest) – Um veículo viaja entre dois povoados da Serra da Mantiqueira, percorrendo a primeira terça parte do trajeto à velocidade média de 60 km/h, a terça parte seguinte a 40 km/h e o restante do percurso a 20 km/h. O valor que melhor aproxima a velocidade média do veículo nessa viagem, em km/h, é
a) 32,5
b) 35
c) 37,5
d) 40
e) 42,5
Precisamos descobrir o valor da velocidade média e não a média das velocidades, neste caso, não podemos calcular a média aritmética e sim a média harmônica. Usamos a média harmônica quando as grandezas envolvidas são inversamente proporcionais, como é o caso da velocidade e do tempo. Sendo a média harmônica o inverso da média aritmética dos inversos dos valores, temos:
3 – (ENEM) – Em uma seletiva para a final dos 100 metros livres de natação, numa olimpíada, os atletas, em suas respectivas raias, obtiveram os seguintes tempos:
A mediana dos tempos apresentados no quadro é
a) 20,70.
b) 20,77.
c) 20,80.
d) 20,85.
e) 20,90.
A mediana é o valor que está no meio. Portanto, para encontrar esta medida é necessário ordenar os tempos de todos os jogadores, contar quantos valores são e achar o que está no meio. Em ordem, os tempos dos jogadores são: começando, agora continuem na ordem
20,50; 20,60
E, como temos 8 valores (uma quantidade par), o 4º e o 5º valores estão no meio. Neste caso, podemos considerar que a mediana corresponde à média aritmética destes dois valores. Calculando a mediana$(Me)$ temos:
Me = 20,80 + 20,90/2 =
4 – (ENEM) – Os candidatos K, L, M, N e P estão disputando uma única vaga de emprego em um empresa e fizeram provas de português, matemática, direito e informática. A tabela apresenta as notas obtidas pelos cinco candidatos.
Segundo o edital de seleção, o candidato aprovado será aquele para o qual a mediana das notas obtidas por ele nas quatro disciplinas for a maior. O candidato aprovado será
a) K. 
 b) L. 
 c) M. 
 d) N. 
 e) P.
A mediana das notas obtidas pelos candidatos é igual à média aritmética das 2ª e 3ª notas, após elas serem ordenadas. Assim:
K =33 33 33 34
L= 
M =
N =
P= 
As médias aritméticas (medianas), então, são:
K = (33 + 33) ÷ 2 = 33
L = 
M =
N = 
P =

Continue navegando