Buscar

90 A Guerra de Yom Kippur

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Guerra de Yom Kippur, também conhecida como Guerra do Ramadan ou Guerra de Outubro, foi um conflito armado entre Israel e uma coalizão árabe liderada pelo Egito e pela Síria. Aqui estão os principais aspectos desse conflito:
1. **Contexto:** A guerra ocorreu em outubro de 1973, durante o feriado judaico de Yom Kippur. As tensões entre Israel e os países árabes eram altas devido à perda de territórios árabes para Israel na Guerra dos Seis Dias em 1967 e ao impasse nas negociações de paz após a Resolução 242 do Conselho de Segurança da ONU.
2. **Ataques Surpresa:** As forças armadas do Egito e da Síria lançaram ataques coordenados contra Israel em Yom Kippur, um dos feriados mais sagrados do calendário judaico, pegando Israel de surpresa. Os ataques ocorreram simultaneamente na Península do Sinai e nas Colinas de Golan.
3. **Desenvolvimento do Conflito:** Os primeiros dias da guerra foram marcados por ganhos territoriais significativos para as forças árabes, especialmente no Sinai e nas Colinas de Golan. No entanto, as forças israelenses rapidamente se reorganizaram e lançaram contra-ofensivas eficazes, recuperando grande parte do território perdido.
4. **Intervenção Externa:** Durante o conflito, os Estados Unidos e a União Soviética desempenharam papéis importantes, fornecendo apoio militar aos seus respectivos aliados. Os EUA forneceram armas e munições cruciais para Israel, enquanto a União Soviética reabasteceu as forças árabes.
5. **Fim do Conflito:** Após semanas de combates intensos, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a Resolução 338, que instava todas as partes a cessarem as hostilidades e iniciarem negociações para uma solução pacífica. Um cessar-fogo entrou em vigor em 25 de outubro de 1973.
6. **Impacto:** Embora a guerra tenha terminado em um impasse militar, ela teve consequências significativas. O Egito e a Síria conseguiram demonstrar que eram capazes de infligir danos significativos a Israel, alterando assim a percepção de invencibilidade do país. O conflito também levou a novos esforços diplomáticos e ao processo de paz entre Israel e Egito, que culminou nos Acordos de Camp David em 1978 e no tratado de paz israelense-egípcio em 1979.
Em resumo, a Guerra de Yom Kippur foi um conflito decisivo no Oriente Médio que resultou em mudanças significativas na dinâmica regional, nas relações internacionais e nos esforços de paz na região.

Outros materiais