Buscar

Exercicio - Relacionando Número e Quantidades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercico - Relacionando Número e Quantidades
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS 
1. O que são práticas pedagógicas, de acordo com Pletsch (2014)? 
R: são “ações que envolvem a elaboração e a implementação do currículo em suas diferentes dimensões (planejamento, metodologias, estratégias de ensino, avaliação, tempo e espaço de aprendizagem), as quais são, por sua vez, vinculadas ao processo histórico-cultural dos sujeitos partícipes”
2. Por que é importante que as práticas pedagógicas abarquem a diversidade? 
R: visam estabelecer relações entre os diversos atores e os diversos saberes. Implica em encontrar sentido para o que se quer e o que se faz, desenvolvendo processos que tornem as aprendizagens significativas, “com ênfase na competência básica de ler, escrever, calcular e na apropriação de conhecimentos que permitam qualificar os alunos para refletirem sobre seu próprio universo, envolverem-se na leitura do mundo e na proposição de ações cidadãs” (FERREIRA, 2003, p. 141).
3. O que é a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de acordo com Vygotsky 
R: Segundo Vygotsky (2007), a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) É a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes (VYGOTSKY, 2007, p. 97).
4. Qual é o papel do professor na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)? 
R: o papel do professor é redimensionado. O professor, como sujeito, passa a ser entendido como o “outro social”. A distância entre esses níveis permite ao professor pontuar o nível potencial apresentado pela criança e, então, reorganizar suas ações pedagógicas, para que o aluno avance do nível potencial para o real. a mediação é primordial na educação escolar no que se refere à Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), pois é por meio dela que ocorre a transformação do processo interpessoal (social), para o processo intrapessoal (individual), ou seja, o sujeito vivencia a atividade no âmbito social, para, depois, internalizá-la, assim ocorrendo o processo de aprendizagem e de desenvolvimento.
5. Como o jogo pode contribuir para a aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual?
R: podemos destacar a aprendizagem como um processo dinâmico, contínuo e ligado às interações sociais. Nesta perspectiva, podemos compreender que o professor apresenta papel central no desenvolvimento da criança, visto que ele pode proporcionar novas formas de construção do conhecimento, superando os conceitos espontâneos ou elementares e chegando a conceitos científicos, que se constituem nas interações sociais.

Continue navegando