Buscar

INTERNET

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTERNET: UMA BREVE INTRODUÇÃO
Rede descentralizada de computadores de âmbito mundial e acesso público baseada em protocolo TCP/IP. Criada nos Estados Unidos e engloba milhares de redes menores. Tem um número de usuários estimado entre 40 e 60 milhões, dos quais 20 milhões estariam nos EUA.
A Internet surgiu na década de 60, sob o nome ARPANET 4 como uma rede que interligava centros importantes de comando e de pesquisa bélica. Respondia a uma necessidade militar de recompor os sistemas de defesa no caso de alguns centros de processamento de dados serem destruídos por um eventual ataque nuclear. A idéia básica era não ter um centro que servisse de alvo principal ao inimigo.
Seus usuários foram se multiplicando na comunidade científica, para a qual a atualização pontual dos progressos científicos é vital. Com o tempo, o caráter militar foi superado pelo científico e nos últimos anos cresce o aspecto comercial. Por mais de 20 anos a Internet foi subsidiada pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos, que encerrou o subsídio em meados de 1994.
Atualmente diversas redes comerciais tomam conta do sistema.
Para um usuário particular poder usar a Internet é preciso inscrever-se a um Provedor de Acesso, além de dispor de um computador com um modem e linha telefônica.
BBS - Bulletin Board System (algo como Quadro de Avisos Eletrônicos )
 trata-se de um sistema de comunicação que utiliza linha telefônica e em que um computador central é acessado via Modem, por vários computadores, permitindo a troca de mensagens e arquivos. É considerada uma prévia da Internet comercial, embora hoje esteja praticamente relegado ao esquecimento.
MODEM: MODULADOR - DEM ODULADOR
É um aparelho que transforma os sinais digitais do computador em sinais analógicos da linha telefônica e vice-versa. Somente através dele é que é possível estabelecer a comunicação telefônica de seu computador com outro.
Ele pode ser encontrado em forma de uma placa que fica instalada dentro da CPU ou em forma de um aparelho externo instalado próximo ao seu computador.
A ligação do modem com a linha telefônica é realizada através de um cabo contendo em ambas as pontas um conector telefônico padrão RJ11 ou conector americano.
PROVEDORES DE ACESSO
Nome dado às empresas que oferecem serviço de acesso a Internet para usuários residenciais ou empresas. Alguns provedores oferecem apenas acesso à internet enquanto outros oferecem também um vasto conteúdo para seus assinantes, como é o caso do UOL. Em inglês o termo para provedor vem da sigla ISP (Internet Service Provider).
BACKBONES
São conexões de alta velocidade que funcionam como a espinha dorsal de uma rede de comunicação, transportando os dados de todas as redes menores a ela conectadas. Localmente o backbone é uma linha ou conjunto de linhas a qual as redes se conectam formando uma WAN (Wide Área Network ou Rede de Longo Alcance). Na internet ou em outras WANs o backbone é um conjunto de linhas nas quais as redes locais ou regionais se comunicam para interligações de longa distância.

Outros materiais