Buscar

FCIHAMENTO NATHALY

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR III
	INTEGRANTE:
	ALUNO NATHALY MARCELLI DA SILVA MENESES
	RA:206077
	FICHAMENTO DE CONTEÚDO
	Referência:
OLIVEIRA, M. G. A.; MELO, L. O. C. C.; MUYLDER , F. C.; Educação Empreendedora: O Desenvolvimento do Empreendedorismo e Inovação Social em Instituições de Ensino Superior Revista Administração em Diálogo, RAD Vol.18, n.1, Jan/Fev/Mar/Abr 2016, p.29-56.
	Os autores, Anna Gabriela M. de Oliveira, Marlene Catarina de Oliveira L. Melo, Cristiana Fernandes de Muylder, realizaram uma pesquisa sobre empreendedorismo e inovação na qual o objetivo é as mudanças no mercado de trabalho, suas invenções e suas adaptações para se encaixar no mundo tecnológico. As questões que nortearam o estudo foram o empreendedorismo na grade curricular, com intuito de gerar novas fontes de emprego, além disto o objetivo principal é desenvolver a educação empreendedora e inovação empresarial e social, sendo assim buscando entender a importância da formação de um profissional e conscientizar todos sobre a importância do empreendedorismo. Para atingir tal objetivo buscou-se analisar as percepções dos alunos e professores com relação às ações praticadas para o desenvolvimento da educação empreendedora.
O referencial teórico foi dividido em três subseções: Empreendedorismo, inovação e características empreendedoras; educação empreendedora; e empreendedorismo e inovação social. O empreendedorismo é a base de tudo, a educação empreendedora é a formação do empreendedor, o empreendedorismo e a inovação social são os principais conceitos. Segundo Schumpeter (1961) atrelou a concepção da inovação ao conceito do empreendedorismo, definindo a inovação como a atividade de transformação de um elemento já inventado em um elemento comercialmente útil, que venha a ser aceito por um mercado. Deste modo, torna-se necessário ao administrador desenvolver características proativas e empreendedoras de modo a agregar valor à sua própria força de trabalho e ainda, a atender às demandas das organizações (MELLO; LEÃO; PAIVA JUNIOR, 2006).
Referente à metodologia da pesquisa, será centrada em pesquisa bibliográfica, este estudo de caso trata-se de uma pesquisa que utilizou as abordagens qualitativa e quantitativa, por meio de estudo de caso e da pesquisa descritiva, sendo assim a pesquisa foi realizada em duas etapas, a primeira etapa foi feita com nove professores , e a segunda etapa foi feita com os alunos do curso de administração, os dados secundários foram obtidos em sites institucionais, relatórios e documentos destas Instituições. Nas análises dos relatos dos professores, fica evidente a preocupação em criar atividades que realmente envolvam os alunos e que proporcione a eles a oportunidade de se desenvolver e de se preparar para sua atuação profissional. Três dos professores entrevistados acreditam que a empresa júnior e as incubadoras de empreendimentos são as atividades que melhor inserem os alunos em um contexto prático de aprendizagem, destaca-se ainda, a necessidade de desmistificar a questão do empreendimento social em meio à sociedade, por se tratar de uma área que está em expansão e que gera muitas oportunidades de novas áreas de atuação que agregam valor econômico e social para a sociedade. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar as ações praticadas por Instituições de Ensino Superior (IES) para o desenvolvimento da educação empreendedora com ênfase no empreendedorismo e inovação empresarial e social. Os caminhos abertos para novas pesquisas, é que realizem novos estudos, com objetivo de compreender a inovação e o empreendedorismo.
	Palavras – chave: Educação Empreendedora, Empreendedorismo, Inovação.

Outros materiais