Buscar

EXERCICIO MATERIA B 5 periodo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Saneamento Ambiental e sua importância socioambiental
1. Sobre saneamento ambiental, assinale a alternativa correta.
C. É um conjunto de ações realizadas de forma coletiva, pelo poder público, com participação popular e de técnicos.
2. Marque a alternativa INCORRETA quanto às causas da degradação ambiental das águas superficiais, imprescindível para o adequado saneamento básico.
D. A retirada da mata ciliar.
3. Marque a alternativa INCORRETA quanto à destinação de resíduos:
A. O lixão é a técnica adequada de disposição de resíduos sólidos urbanos.
4. São exemplos de obras com a finalidade de melhorar o saneamento básico:
E. sistema de esgoto, sanitários públicos e aterros sanitários.
5. A eutrofização é um processo acelerado pela poluição hídrica. A esse respeito, qual das alternativas a seguir é consequência desse processo e contribui para a diminuição da qualidade da água disponível para consumo?
C. A proliferação de algas unicelulares e cianobactérias.
Padrões de qualidade e classificação das águas
1. Os indicadores físicos de qualidade da água incluem:
C. c) Turbidez, odor e cor.
2. Os indicadores químicos de qualidade da água incluem:
D. d) pH, oxigênio dissolvido (OD) e demanda química de oxigênio (DQO).
3. Os indicadores biológicos de qualidade da água incluem:
A. a) Algas, bactérias e contaminação fecal.
4. De acordo com a Resolução nº 357/2005 do CONAMA, que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, a classe de água que permite a preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral é a:
D. d) Classe Especial.
5. De acordo com a Resolução nº 357/2005 do CONAMA, que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, a classe de água que somente permite a navegação e a harmonia paisagística é:
E. e) Classe 4.
Características dos efluentes
1. Qual é o conceito de efluente?
B. Efluentes são os resíduos provenientes das indústrias, dos esgotos e das redes pluviais que são lançados no meio ambiente na forma de líquidos ou de gases.
2. As características físicas, químicas e biológicas das águas naturais decorrem de uma série de processos que ocorrem no corpo hídrico. Quais são os principais indicadores de qualidade física da água
A. Cor, temperatura, turbidez, sabor e odor.
3. O que pode causar alteração no sabor e no odor das águas naturais?
E. A presença de diversas substâncias químicas, provenientes de esgotos domésticos e efluentes industriais, gases dissolvidos e microrganismos, estes principalmente algas e cianobactérias.
4. Cite os parâmetros que são avaliados para indicar qualidade química da água?
A. pH, alcalinidade, acidez, dureza, ferro e manganês, cloretos, fluoretos, oxigênio dissolvido (OD), demanda química de oxigênio (DQO), demanda bioquímica de oxigênio (DBO), carbono orgânico total (COT), nitrogênio, fósforo e elementos potencialmente tóxicos.
5. Segundo a resolução CONAMA no 357 (2005), as águas doces (águas com salinidade igual ou inferior a 0,5%) do Território Nacional são classificadas, segundo a qualidade requerida para os seus usos preponderantes, em cinco classes. A que uso se destinam as águas classificadas em Classe 2?
A. Abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional; à proteção das comunidades aquáticas; à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho, conforme Resolução CONAMA nº 274 (2000); à irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e de parques, jardins, campos de esporte e lazer, com os quais o público possa vir a ter contato direto; à aquicultura e à atividade de pesca.
Autodepuração de recursos hídricos
1. A autodepuração ocorre por processos físicos (diluição, sedimentação), químicos (oxidação) e biológicos. Quanto aos processos biológicos, assinale a alternativa correta.
2.Qual é o nome dado ao processo no qual os microrganismos decompõem matéria orgânica na presença de oxigênio?
3. Quando uma indústria lança efluentes em um rio, formam-se diferentes zonas no corpo hídrico receptor. Uma destas zonas chama-se zona de autodepuração. Qual das opções a seguir apresenta um conceito que caracteriza esta zona da melhor maneira?
4. Imaginando agora a dispersão do efluente sem tratamento no corpo hídrico, o processo de autodepuração possui os seguintes estágios:
5. O processo de autodepuração cria zonas na água. Como é denominado o local onde ocorre o despejo do poluente?
Remoção de compostos orgânicos na água
1. A cor é um parâmetro físico a ser analisado no tratamento da água, indicando a presença de metias, húmus, plânctons e de outras substâncias dissolvidas na água. Para que se possa entender melhor a diferença entre cor e turbidez, marque a alternativa a seguir que define corretamente o conceito de turbidez.
B. Mede o espalhamento de luz pela presença de sólidos em suspensão.
2. Das causas listadas a seguir, qual está associada com a alteração na cor de uma amostra de água?
A. Óxido de ferro
3. Compostos orgânicos são substâncias químicas que contêm dois elementos essenciais na estrutura. Um deles é o carbono, qual entre os listados a seguir é o outro?
C. Hidrogênio
4.Um dos problemas que ocasionam alteração na água, pela presença de compostos orgânicos, é agricultura, por causa da utilização de produtos utilizados. Marque a resposta que contém um desses produtos que pode ser associado a esta atividade.
A. Carbonatos
5. Dentre os efeitos dos compostos orgânicos à saúde pública, qual pode ser classificado como mais preocupante, entre os listados a seguir?
A. Carcinogenicidade
Processos gerais e estações de tratamento de esgoto
1. Quais são os níveis de tratamento para o esgoto?
B. Preliminar, primário, secundário e terciário.
2.Quais são os efeitos positivos do saneamento básico?
E. Todas as alternativas estão corretas .
3. Os investimentos em esgoto sanitário têm um forte impacto positivo sobre a economia dos municípios com valorização dos imóveis residenciais e comerciais. Além desse impacto, podem-se citar:
C. viabilização à instalação de novos negócios e o crescimento dos já instalados; crescimento da atividade de construção civil para atender o aumento da procura de imóveis; criação de novos empregos a partir da dinamização da construção civil, da abertura de novos negócios ou do crescimento daqueles já existentes; aumento da arrecadação municipal de tributos.
4. As características dos esgotos, de uma forma geral, são determinadas pelas impurezas incorporadas à água em decorrência do uso para o qual ela foi destinada. Considerando esgoto doméstico, quais parâmetros devem ser analisados?
A. Sólidos, indicadores de matéria orgânica, nutrientes e indicadores de contaminação fecal.
5. Quais são os principais impactos gerados pelo lançamento de poluentes nos cursos d'água?
C. A redução da concentração de oxigênio dissolvido e a contaminação pelos organismos patogênicos e a eutrofização.
Técnicas de tratamento para fins domésticos e industriais
1. Uma das técnicas de tratamento para fins domésticos é a fossa séptica ou o esgoto sanitário. Esse é um método simples e barato para disposição dos esgotos domésticos. Para qual situação este método de tratamento é indicado?
A. a) Para locais onde não existe rede pública de coleta de esgoto.
2. Qual é a diferença básica entre esgoto e esgoto sanitário?
B. b) O esgoto é o lançamento de água resultante de qualquer uso, e o esgoto sanitário é específico de esgotos domésticos e industriais lançados na rede pública.
3. Considerando que existem diferenças entre esgoto doméstico e industrial, marque a alternativa que responde claramente o que caracteriza o esgoto industrial.
E. e) O esgoto gerado no processo industrial.
4. O tratamento de efluente industrial recebe uma fase bem complexa de tratamento biológico. Garantindo ainda mais a eficiência deste tratamento, existe uma fase fase preliminar com três etapas. Quais
são estas etapas preliminares ao tratamento biológico?
A. a) O gradeamento e o desarenador
5. O que significa dizer que um efluente é caracterizado como efluente industrial?
B. b) É quando ele entra em contato direto com o processo produtivo.
Redes coletoras
1. Imagine-se como o gestor ambiental de uma indústria que libera seus efluentes na rede coletora de esgoto. Para que este procedimento continue sendo realizado, você decide realizar uma avaliação do efluente, a fim de identificar possíveis conflitos que impeçam a continuidade desta prática. Indique qual das opções a seguir deverão compreender critérios presentes no seu processo de avaliação.
E. Possibilidade do uso do efluente tratado.
2. A ausência de rede coletora pode trazer impactos no meio socioeconômico ao comprometer a qualidade de vida das pessoas que vivem em um município abastecido com água captada em poços tubulares profundos. Ao considerar esta afirmação, pode-se concluir que a causa associada e este impacto está presente em qual das alternativas a seguir?
A. Contaminação das águas subterrâneas.
3.Imagine-se como um gestor ambiental atuante em processos de elaboração de Planos Municipais de Saneamento. Obviamente, será necessário compreender uma série de conceitos relacionados a esta temática. Escolha, dentre as opções a seguir, uma que represente o conceito de rede coletora.
A. Conjunto de ligações coletoras e de órgãos acessórios destinados a receber e a conduzir o esgoto até uma estação de tratamento.
4. Como futuro gestor ambiental, haverá a possibilidade de você atuar em uma empresa de saneamento. Neste cenário, você poderá ser responsável pelo monitoramento de possíveis impactos ambientais provocados pela rede coletora. Indique qual dos impactos a seguir poderia ocorrer no momento quando houver algum problema na rede coletora.
A. Contaminação do lençol freático.
 
5.Ao definir as especificações técnicas de uma rede coletora, deve-se atentar para algumas características socioambientais presentes no local da sua instalação. Estas características subsidiarão a elaboração de um projeto de engenharia assertivo, minimizando a chance de ocorrer algum problema capaz de promover um impacto ambiental. Como gestor ambiental, você poderá se deparar com o desafio desta caracterização ambiental. Indique qual das opções a seguir NÃO compreende um tópico relacionado à caracterização ambiental do local de instalação de uma rede coletora.
C. Métodos construtivos adotados na instalação da rede coletora.
6.Na preservação da qualidade da água dois aspectos a considerar: primeiro, as possibilidades de contaminação dos mananciais, e segundo da água captada do manancial e posteriormente fornecida ao consumidor, ou seja, da água de abastecimento ou de consumo, desde a captação até o momento de ser utilizada, incluindo, portanto as instalações hidráulico-sanitárias prediais. Nos caminhos da poluição das águas dos mananciais, nomeamos de ____________ águas residuárias e de lixo, esgotos sanitários, resíduos líquidos industriais e lixo em geral, indevida e/ou inadequadamente lançados nas águas naturais que levam impurezas que poluem as águas naturais; inclusive podendo favorecer o desenvolvimento de tipos inconvenientes de algas
a.Despejos diretos
7.O aproveitamento de águas pluviais para fins não potáveis pode contribuir para a redução do consumo de água potável nas edificações, sendo uma opção interessante quando se trata de temas relevantes como o da conservação da água. Com relação ao aproveitamento de águas pluviais em edificações residenciais, avalie as afirmações a seguir. I. A viabilidade de utilização de águas pluviais como fonte abastecedora alternativa depende da quantidade de água captável do sistema, que varia de acordo com a área de captação e o volume de armazenamento de água de chuva, sendo influenciada também pelo índice pluviométrico da região e pelo coeficiente de escoamento superficial. II. O sistema de aproveitamento da água da chuva, por ser descentralizado do sistema de abastecimento de água, requer cuidados específicos como, por exemplo, reservatório independente, para que não se misture com a água proveniente da rede de distribuição. III. A utilização da água da chuva pode auxiliar na redução do escoamento superficial, minimizando os problemas com enchentes nas grandes cidades. IV. A água proveniente da chuva, mesmo passando por processo de desinfecção, não deve ser aproveitada para fins potáveis. É correto o que se afirma em
d.I, II e III, apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando