Buscar

Prévia do material em texto

O procedimento da coloração de Papanicolau na citologia oncótica consiste em processo de múltiplas etapas destinadas a evidenciar variações na morfologia, nos graus de maturidade e de atividade metabólica da célula. Assinale a alternativa com a correta associação entre os corantes utilizados nessa técnica e as estruturas coradas por cada um desses corantes. 
Alternativas
A
Eosina: corante básico, que cora o núcleo celular; Giemsa: corante ácido, que cora em diferentes tonalidades o citoplasma das células, de acordo com o seu metabolismo. 
B
Hematoxilina: corante básico, que cora o núcleo celular; Orange G: corante ácido, que cora citoplasma de células queratinizadas; EA: corante policromático ácido, que cora em diferentes tonalidades o citoplasma das células, de acordo com a sua maturidade e metabolismo. 
C
Azul de metileno: corante básico, que cora o núcleo celular; Violeta cresil: corante ácido, que cora o citoplasma das células. 
D
Hematoxilina: corante ácido, que cora o núcleo celular; Tricômio de Masson: corante básico, que cora o citoplasma de células queratinizadas; Azul de toluidina: corante básico, que cora o citoplasma das células, de acordo com a sua maturidade. 
E
Eosina: corante ácido, que cora o núcleo celular; PAS: corante básico, que cora em diferentes tonalidades o citoplasma de células queratinizadas; Alcian blue: corante ácido, que cora o citoplasma das células.

Mais conteúdos dessa disciplina