Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Se o ser não pode não ser, aquilo que é deve permanecer sempre idêntico a si mesmo, sem jamais mudar; porquanto mudar significa passar a não-ser, o que não é possível. Portanto, no pensamento de Parmênides, ser é aquilo que, por natureza, se conserva em sua identidade própria. Ele levou a noção de ser ao extremo, sustentando que “o que é pleno de si” (pan d’ empleon estin eontos, fr. 8, 24), “é todo contínuo” (tôi xunekhes pan estin, fr. 8,25), que enquanto tal não se relaciona com nenhuma outra coisa senão consigo mesmo (eon gar eonti pelazei, fr. 8,25). E a autoidentidade do objeto persiste sendo condição sine qua non (condição sem a qual não existe) para o conhecimento. 
(Escola Eleática | Jose Lourenco – Academia.edu)
A Escola Eleáticatem o seu nome derivado da cidade de Eleia, ao sul da Itália, lugar de origem de seus principais pensadores, sendo Parmênides um dos mais famosos. Dentre suas premissas, é possível apontar: 
Alternativas
A ideia de que a realidade era tanto espacial quanto temporalmente infinita, ou seja, o que ele quis dizer verdadeiramente foi que, se ela era limitada, seria limitada pelo espaço vazio. 
A preocupação com o conteúdo das cosmologias, teogonias e outras teorias anteriores às suas, no sentido de desmistificá-las e fazer prevalecer a verdade incontestável sobre a natureza humana.  
A preocupação em trazer a especulação para o que, na sua concepção, seria o verdadeiro foco: o próprio fato de ser da natureza, e estabelecer os critérios que tornassem uma explicação da realidade aceitável. 
O método de tomar um dos postulados fundamentais de seu adversário e deduzir dele duas conclusões contraditórias. Trata-se do tipo de argumento chamado “redução ao absurdo” ou “redução ao impossível”.

Mais conteúdos dessa disciplina