Buscar

Prova Artes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prova em PDF
Disciplina: 96 - ENSINO DE ARTES
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
O trabalho em grupo é muito importante na formação do aluno, por ser muito rico em aprendizados sociais. Trabalhar em equipe não é uma das situações mais fáceis, especialmente em um contexto tão individualista e competitivo como o nosso, em que é incentivado sempre o que se sai melhor. Para realizar um bom trabalho em grupo, o professor deve estar atento.
I. às diferenças de participação e de liderança nos grupos.
II. para que todos tenham a chance de opinar, de participar das decisões e de executar o projeto.
III. para que as crianças aprendam a dividir o direito de propriedade sobre a criação com seu colega, a aceitar a interferência na tarefa que é sua, é dele e de todos.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a )
 As afirmativas I e III estão corretas.
 
b )
 As afirmativas I, II e III estão corretas.
c )
 As afirmativas II e III estão corretas.
d )
 As afirmativas I e II estão corretas.
QUESTÃO 2
Neste milênio, encontramos alguns desafios que nos fazem repensar a escola. Nossas crianças e jovens estão inseridos em uma sociedade consumista, materialista, competitiva e preconceituosa que nos sujeita a determinados comportamentos. A escola deve ser o diferencial para aqueles que em outros ambientes não podem construir aspectos mais humanos nas relações sociais e afetivas. Uma das disciplinas que possibilita o desenvolvimento e o conhecimento de si mesmo e o seu contexto é a arte, porque:
I. é uma disciplina que não reprova, portanto, o aluno não fica traumatizado pelas avaliações. Tem mais tempo, por não ter conteúdos, de se comunicar com os outros em sala, conversar e fazer amizades.
II. é uma disciplina na qual alguns se destacam por terem habilidades prévias com trabalhos manuais, pois essa disciplina consiste em desenvolver a coordenação motora. Assim, desde cedo, o aluno aprende o que consegue ou não fazer.
III. permite que o aluno conheça suas capacidades e limitações, as mensagens e os símbolos que o cercam, contribuindo para que o indivíduo observe seu mundo e o reelabore por meio da sua criatividade e imaginação, aprendendo a compreendê-lo e a relacionar-se com ele.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a )
 As afirmativas I e II estão corretas.
 
b )
 A afirmativa III está correta.
c )
 As afirmativas I, II e III estão corretas.
d )
 A afirmativa II está correta.
QUESTÃO 3
A arte se apresenta para nós nos espaços socioculturais; podemos dizer que o primeiro desses espaços é a casa em que vivemos. São os objetos diversos que nos cercam, que vão formando nosso gosto, nossa concepção sobre o que é belo. Assinale a alternativa que explica outros espaços socioculturais.
I. A escola, para a criança, é geralmente o segundo espaço que ela frequenta regularmente, e nela há bastante lugar para práticas que integrem atividades como a arte, desde o fazer e o fruir até o momento do conhecimento da história e da leitura da produção artística.
II. Temos, além da escola, os museus, as igrejas, as galerias, as apresentações musicais e teatrais, que são espaços em que a criança, muitas vezes, não circula com sua família. Nesses casos, o papel da escola é fundamental no sentido de proporcionar a ela esses contatos diversos.
III. A arquitetura das cidades é, muitas vezes, o local em que é possível reconstituir e compreender os
aspectos estáticos de determinada cultura em determinado tempo. Devemos também estar atentos
para esses detalhes que podem e devem ser apresentados à criança, muitas vezes, pela professora que a acompanha.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a )
 As afirmativas II e III estão corretas.
b )
 As afirmativas I e III estão corretas.
 
c )
 As afirmativas I, II e III estão corretas.
d )
 As afirmativas I e II estão corretas.
QUESTÃO 4
Se compreendemos que o fazer artístico é a compreensão do indivíduo, ele é, ao mesmo tempo, a expressão de um grupo e da época em que foi feito. Sob esse aspecto, podemos afirmar que:
I. os homens, durante milhares de anos, expressaram-se desta forma, cada um com sua singularidade, não sendo permitido estabelecer comparações.
II. a produção da arte, no passado ou no futuro, não possui ligação, pois é sempre uma expressão individual de representação, que nada tem a ver com a representação dos outros.
III. a arte é um retrato de seu tempo; revela, assim, inúmeras faces da sociedade em questão; portanto, se podemos reconhecer os traços da pessoa que a elabora, podemos igualmente ver características da comunidade e do contexto em que a obra foi realizada.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a )
 A afirmativa I está correta.
b )
 As afirmativas I e III estão corretas.
 
c )
 A afirmativa III está correta.
d )
 As afirmativas I, II e III estão corretas.
QUESTÃO 5
Assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A produção do som pode ocorrer de várias maneiras, os sons precisam ser ouvidos em suas diversas possibilidades para que a criança compreenda suas características e possa estabelecer sua concepção
estética em relação à sonoridade.
( ) Em tudo que fazemos, podemos usar nossa criatividade e, por meio dela, exprimimos o que pensamos, demonstramos o que é mais importante para nós; portanto, qualquer que seja o campo de atuação da pessoa, ela poderá estar sempre criando. Assim, podemos afirmar que existe arte na Engenharia, na
Medicina, na Química, na Biologia etc.
( ) Os povos da história da humanidade desenvolveram diferentes formas de representações da realidade; portanto, estudar esses aspectos nos permite compreender detalhes das suas vidas e suas diferentes formas de perceber o mundo.
( ) A criança precisa ser moldada desde o início da sua educação, para que, mais tarde, tenha condições de realizar leituras adequadas das obras de arte, podendo ser uma produtora ou observadora de arte.
A sequência correta é:
a )
 V, V, F, F.
b )
 V, V, F, V.
 
c )
 V, V, V, F.
d )
 F, V, V, F.
QUESTÃO 6
A criança, desde pequena, está em constante relação com seu ambiente social, natural e cultural. Isso faz com que ela esteja em permanente reconhecimento do que percebe; ela se apossa sensorialmente e intelectualmente de cada detalhe. Assinale a alternativa que explica por que as crianças se apossam de forma diferente dos detalhes.
a )
É exclusivamente a forma com que a escola de Educação Infantil lida com aspectos da arte. Isso determinará se a criança vai ser uma boa apreciadora de arte ou não.
b )
O que determina são aspectos hereditários que já estão determinados geneticamente, e o ambiente só pode incentivar ou reprimir.
 
c )
É a qualidade da sua percepção dos diferentes elementos que a cercam e a intensidade das relações que estabelece com eles e entre eles que tornará a sua experiência significativa.
d )
É a forma de se relacionar com seus pais que determina a qualidade da relação com os objetos simbólicos, e fará com que seja mais apta para sentir do que outras.
QUESTÃO 7
Para que a criança possa fazer uso de várias linguagens para se expressar por meio da arte, ela precisa conhecer essas linguagens, as técnicas, os materiais e os instrumentos necessários a cada uma. Conhecer essas linguagens e suas possibilidades é uma pesquisa e descoberta constantes. De que forma o professor
da Educação Infantil deve agir para instigar a criança a essa busca?
I. O professor deve utilizar técnicas de confecção de materiais, fazendo passo a passo com seus alunos, sendo que todos, ao final, terão o mesmo objeto construído.
II. O professor deve permitir a manipulação de diferentes materiais, deixando que a criança escolha brincar com o material escolhido, combine e adicione formas de construir.
III. O professor deve conversar
com a criança, descobrir por que escolhe este ou aquele material, perguntar seu significado, por que representou daquela forma, entre outras questões que auxiliem o educando a prosseguir e nunca corrigir o trabalho.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a )
 As afirmativas I e III estão corretas.
b )
 As afirmativas I, II e III estão corretas.
c )
 As afirmativas I e II estão corretas.
 
d )
 As afirmativas II e III estão corretas.
QUESTÃO 8
Assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Por intermédio da arte, o ser humano, independentemente da idade, expressa seus sentimentos, suas emoções e sua visão de mundo. E a arte se limita a isso, é uma atividade livre, portanto não pode ser usada como uma ferramenta na educação, pois não pode ser controlada.
( ) A arte exprime muito mais do que a pessoa vê ou pensa, exprime o que ela realmente é: sua vitalidade, sua força, sua fraqueza, seus medos, seus sonhos, suas vontades, suas dúvidas, seus conflitos, seu temperamento, entre outros.
( ) Na educação, a arte, além de ser uma ferramenta para o desenvolvimento da criança, é ainda um meio de o educador poder conhecer e compreender melhor o seu aluno e ajudá-lo no seu percurso.
( ) Por meio da arte, o professor é capaz de perceber mudanças que ocorrem no íntimo de cada criança, poderá enxergar inúmeras nuanças de sua vida psicológica, e assim saber como interagir com elas.
A sequência correta é:
 
a )
 F, V, V, V.
b )
 V, V, F, V.
c )
 V, F, F, V.
d )
 F, F, V, V.
QUESTÃO 9
A arte está presente em nosso cotidiano, e se encontra intimamente ligada ao processo de apreensão da realidade.
Portanto, pode-se dizer que
I. a arte é uma expressão do universo cognitivo e afetivo de cada um, pois permite que seja revelado o
que pensamos e sentimos quando trabalhamos com ela.
II. a arte é uma forma de adquirir destreza manual, porque sempre que se fala em arte subentende-se
que a pessoa possui habilidade manual.
III. a arte pode ser uma reelaboração da realidade, sendo uma reconstrução contínua das ideias que
apreende do seu cotidiano.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a )
 As afirmativas I e II estão corretas.
 
b )
 As afirmativas I e III estão corretas.
c )
 As afirmativas I, II e III estão corretas.
d )
 As afirmativas II e III estão corretas.
QUESTÃO 10
A criança percebe o mundo que a cerca pelo seu mundo interior, por meio de suas sensações, emoções, intuição e sua razão. Percebe, conhece o mundo exterior progressivamente, apreendendo-o e organizando as informações recebidas. A isso chamamos de:
a )
 pensamento sobre a realidade.
 
b )
 elaboração da realidade.
c )
 ideia concebida da realidade.
d )
 sensação da realidade.
QUESTÃO 11
No mundo contemporâneo, as linguagens artísticas aparecem em estreita relação com a tecnologia. O rádio e a TV são os meios que, com certeza, atingem um maior número de pessoas. Chegam com melhor ou pior qualidade, porém chegam a quase todos. Em função de a maioria das emissoras brasileiras não possuir uma
programação de qualidade, voltada para a criança, mais uma vez o papel da escola se acentua como forma de contribuir para a formação em um aspecto muito importante, porque
I. as produções, muitas vezes, não permitem um desenvolvimento, pois não colocam o telespectador em contato com diferentes manifestações para que ele faça suas relações e assim, dialogando com tais relações, a criança limita sua capacidade de criação e de inventividade.
II. a escola pode proporcionar mecanismos que levem à compreensão dos estímulos que recebemos, não permitindo que o signo verbal escrito ceda lugar ao simulacro, ou seja, a simulação do real, convertendo as pessoas em espectadores permanentes.
III. devem ser objeto de reflexão constante da equipe pedagógica e de seus professores as questões: Como conviver com essa realidade? Como tirar partido dela? Como evitar a acomodação, permitindo novos saberes e vivências?
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
 
a )
 As afirmativas I, II e III estão corretas.
b )
 As afirmativas I e II estão corretas.
c )
 As afirmativas II e III estão corretas.
d )
 As afirmativas I e III estão corretas.
QUESTÃO 12
Associe as colunas que se correspondem.
( ) Uma ferramenta que facilita ou permite alguma ação específica.
( ) Sensação de bonito ou feio, de equilibrado, harmonioso e proporcional ou do grotesco, do que agrada ou desagrada.
( ) Uma atividade essencialmente criadora, constituindo-se de novas imagens e conceitos que vinculam fantasia à realidade.
I. Estética
II. Criação tecnológica
III. Imaginação
A sequência correta é:
a )
 II, III, I.
b )
 III, I, II.
c )
 I, II, III.
 
d )
 II, I, III.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais