Buscar

Atividade 3 - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI 		CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 5º PERÍODO
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
ATIVIDADE 3
Para o início de nosso texto, vou falar sobre o que é um Indicador de Liquidez.
Os indicadores de liquidez, são índices financeiros que usamos para verificar o crédito de uma companhia, como está a sua capacidade de caixa, a fim de verificar se há possibilidade de descumpri uma obrigação já registrado no Passivo Circulante do Balanço. Portanto, estes índices são de extrema importância para mitigar a saúde financeira da companhia.
Para que isso seja possível, são necessários os dados do Ativo (Valores a Receber, Investimentos, Banco) e do Passivo (Contas a Pagar, Tributos, Empréstimos), para poder aplicar algumas fórmulas específicas que compreendem esses valores. Posto isto, é necessário obter todas as informações do Balanço para chegar nos indicadores de Liquidez.
Após os Cálculos executados, fica a responsabilidade do Gestor Financeiro verificar a solvência da empresa, ou seja, possui um ativo maior do que o passivo adquirido.
Desta forma, possuímos vários tipos de indicadores de liquidez, mas iremos falar dos principais que os índice de liquidez corrente, índice de liquidez seca, índice de liquidez imediata e índice de liquidez geral.
Vamos analisar e falar de cada um deles;
1) Índice de Liquidez Corrente: O objetivo desse índice é mostrar a capacidade de uma empresa liquidar suas dívidas de curto prazo com os seus ativos (circulante) registrado no balanço. Um índice de liquidez corrente superior a 1 (um), indica que a empresa possui mais ativo que passivo, resultando em posição positiva.
Sua fórmula é: Ativo Circulante / Passivo Circulante
Principal Diferença: Este índice de liquidez corrente considera todos os ativos circulantes para pagar o passivo circulante.
2) Índice de Liquidez Seca: Este indicador é semelhante ao índice de liquidez corrente, entretanto, ele exclui o inventário dos ativos circulantes. Isso é importante porque o inventário pode ser menos líquido do que outros ativos circulantes. Portanto, o índice de liquidez seca fornece uma visão mais conservadora da capacidade de uma empresa de pagar suas dívidas de curto prazo.
Sua fórmula é: (Ativo Circulante – Inventário) / Passivo Circulante
Principal Diferença: O índice de liquidez seca exclui o inventário dos ativos circulantes para fornecer uma visão mais conservadora da liquidez.
3) Índice de Liquidez Imediata: Este indicador mede a capacidade imediata que uma companhia de pagar as suas dívidas de curto prazo apenas com seus ativos mais líquidos, como caixa e equivalentes de caixa. Um índice de liquidez imediata alto indica uma forte capacidade de liquidez imediata.
Sua fórmula é: Disponibilidade / Passivo Circulante
Principal Diferença: O índice de liquidez imediata foca apenas nos ativos mais líquidos.
4) Índice de Liquidez Geral: O índice de liquidez geral amplia a análise de liquidez para incluir ativos não circulantes. Isso ajuda a avaliar a capacidade de uma empresa de pagar todas as suas dívidas, tanto de curto prazo quanto de longo prazo. Um índice de liquidez geral superior a 1 indica uma boa capacidade de pagar todas as dívidas.
Sua fórmula é: (Ativo Circulante + Ativo Não Circulante) / Passivo Circulante
Principal Diferença: O índice de liquidez geral inclui ativos não circulantes para avaliar a capacidade de pagar todas as dívidas.
Conclusão: Desta forma concluído que, cada indicador possui seu próprio uso e limitação, sendo necessário considerar vários deles em conjunto para uma análise mais abrangente da liquidez de uma empresa para uma tomada de decisão.
Aluno: Fernando Riccieri Cardin / RA: 2020102096

Continue navegando