Buscar

APF Ciências dos Materiais I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciências dos Materiais I 
 
Data: 22/01/24
Aluno (a): Augusto Rodrigues Horta
Avaliação Prática Final
INSTRUÇÕES:
POR FAVOR, LEIA AS INSTRUÇÕES:
· Preencha os dados no Cabeçalho para sua identificação;
· Esta Avaliação contém 02 (duas) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Leia com atenção os enunciados e faça o que se pede;
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· NÃO serão aceitas respostas e textos retirados da íntegra Internet, assim como imagens (desde que seja pedida). A interpretação e execução fazem parte do processo.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome A.P. Disciplina – Nome do Aluno;
· Só serão aceitas as extensões .docx (M.S. Word) ou .PDF;
· Envie o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Atividades enviadas “em branco”, plagiadas de sites ou repetidas de outros alunos, terão notas ZERO.
· Verifiquem no campo de comentário o feedback dado pelo tutor. 
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
1) Quantos átomos apresenta uma estrutura cristalina de um material do tipo CFC? Cite exemplos de materiais que possuem essa estrutura cristalina em sua composição. 
	O número de átomos por célula unitária é igual a 4. O número de coordenação é igual a 12.
Exemplos de metais CFC: Ag, Al, Au, Ca, Co-, Cu, Fe-, Ni, Pb, Pd, Pt, Rh, Sr.
Os materiais cerâmicos, por serem compostos por dois (ou mais) elementos diferentes apresentam estruturas cristalinas que são geralmente mais complexas do que aquelas dos metais que acabaram de ser descritas.
Dois critérios têm que ser respeitados na estrutura cristalina de sólidos ao menos parcialmente iônicos como é o caso das cerâmicas:
Magnitude da carga elétrica dos íons que o constituem.
Tamanho relativo dos íons (não são todos do mesmo tamanho, como no caso das estruturas de metais que acabaram de ser apresentadas).
A célula unitária da estrutura cúbica de face centrada (CFC) é constituída por um cubo com 1/8 de átomo em cada vértice e meio átomo no centro de cada face, que se repete nas três dimensões formando um corpo sólido macroscópico.
	A (CFC) caracteriza-se por exibir os mesmos átomos nos vértices encontrados nos outros dois arranjos cúbicos e mais 1 átomo em cada face do cubo. A estrutura cúbica de face centrada é a estrutura do alumínio, cálcio, níquel, cobre, prata, ouro, platina, chumbo, etc.
 
2) Quais são as propriedades físicas e químicas do alumínio que o tornam um material amplamente utilizado na indústria?
	O alumínio é um elemento químico cujo símbolo é Al e a massa atômica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. O alumínio é um metal leve, macio, porém resistente, de aspecto metálico branco, que tem um revestimento fino de um óxido. Esse óxido é não reativo e muito aderente e protege o alumínio de corrosão.
Algumas propriedades do alumínio: Excelente condutor de calor; Resistência à corrosão; Baixa densidade; Condutor de corrente elétrica; Possui baixo ponto de fusão.
Essas propriedades explicam a utilização do alumínio para fabricar utensílios de cozinha. Exemplo: panelas. Na indústria, é usado para fabricar latas, é usado em tintas na forma de pó de alumínio, por ser um bom condutor de eletricidade é usado em cabos suspensos. Sua leveza, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão, lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente na aeronáutica. Usado como material estrutural em aviões, barcos, automóveis, tanques, blindagens. Embalagens como papel de alumínio, latas entre outras. Em janelas, portas, divisórias, grades, utensílios de cozinha, ferramentas, transmissão elétrica, Enfim.
Considerando a quantidade e o valor do metal empregado, o uso do alumínio excede o de qualquer outro metal, exceto o aço. É um material importante em múltiplas atividades econômicas, como dito anteriormente.
Por suas excelentes propriedades físico-químicas – entre as quais se destacam o baixo peso específico, a resistência à corrosão, a alta condutibilidade térmica e elétrica e a infinita reciclagem - apresenta uma ampla variedade de utilização, que o torna o metal não- ferroso mais consumido no mundo.
Ciências dos Materiais I 
Indústria 4.0

Continue navegando