Buscar

Texto discursivo - A importância do farmacêutico na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

Prévia do material em texto

A importância do farmacêutico na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH
De acordo com a leitura, observamos que as infecções hospitalares é uma das principais causas de morte em hospitais, podendo estar associada a operações hospitalares onde a transmissão cruzada é realizada pelas mãos de profissionais e fontes de intervenção médica e cirúrgica. Essas infecções são problemáticas por causa de suas consequências, como aumento dos custos hospitalares e aumento da mortalidade e morbidade hospitalar. Diante disso o profissional farmacêutico em junção com a CCIH entra com um papel importante no controle e diminuição de ocorrências de infecções hospitalares, essa comissão tem como objetivo fornecer melhores resultados para os pacientes, como estabilização da resistência microbiana e redução dos custos do tratamento. Também procura curar a infecção e reduzir a taxa de mortalidade.
Sobre o mesmo ponto de vista, os farmacêuticos devem participar de forma ativa nas diretrizes de uso de antibióticos para alcançar um equilíbrio entre prescrição e administração e evitar o risco de resistência microbiana. Portanto, o controle das infecções hospitalares requer a contribuição efetiva dos farmacêuticos, que devem estar ativamente envolvidos na seleção dos antimicrobianos e agentes antibacterianos, desinfetantes e esterilizantes.
Em síntese, o profissional farmacêutico com amplo conhecimento em antibióticos deve está sempre presente para auxiliar no controle e na seleção correta dos antibióticos e antissépticos utilizados nos hospitais. Com o objetivo de melhorar e racionalizar o uso de antibióticos para garantir sua eficácia nos próximos anos, controlar ou mesmo prevenir novas bactérias resistentes a medicamentos e novos casos de infecção hospitalar.

Continue navegando