Buscar

A2 - INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E DE INCÊNDIO


Continue navegando


Prévia do material em texto

Atividade 2 (A2)
Questão 1 - Quando trabalhamos com elétrica, utilizamos a planta baixa para a maior parte dos projetos de instalação. Para representarmos a instalação elétrica nesse tipo de desenho, temos de utilizar o esquema ou diagrama unifilar. Esse tipo de diagrama ou esquema é utilizado na elaboração de projetos elétricos.
A respeito da definição dos esquemas ou diagramas unifilares, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) O esquema ou diagrama unifilar é uma representação simplificada em que somente se interpretam os elementos principais dos circuitos. Ademais, nesse tipo de esquema, não são desenhados todos os condutores, ficando representado apenas 1 “fio”.
II. ( ) Todo circuito deve conter um diagrama ou esquema unifilar, pois ele é o diagrama mais comum a vários circuitos de uma instalação elétrica residencial. Além disso, serve para nos indicar a proteção do circuito.
III. ( ) Esquemas ou diagramas unifilares nada mais são do que traços que representam todos os condutores ou fios que tornam a interpretação do desenho ou projeto mais entendível ao executor, porque é a forma mais utilizada na representação de plantas elétricas.
IV. ( ) Esquemas ou diagramas unifilares nada mais são do que a representação do sistema elétrico de forma simplificada, em que pode ser identificada a quantidade de condutores e seus trajetos em uma instalação elétrica, permitindo, de maneira nítida, a interpretação do projeto elétrico por um único traço.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a. V, F, F, V.
b. F, V, F, V.
c. V, V, V, V.
d. F, F, F, F.
e. V, V, F, F.
Questão 2 - Os sistemas elétricos prediais compreendem o conjunto de elementos utilizados para gerar, transformar e utilizar a eletricidade em prédios, residências, escolas e outras construções sem fins industriais. O objetivo do sistema é fornecer energia aos vários pontos de utilização. Esses pontos podem ser utilizados para iluminação, uso geral e as tomadas com siglas TUG ou TUE. Assinale a alternativa em que as siglas TUG e TUE estão apresentadas de forma correta.
a. Tomadas de Tensão Geral ou TUG e Tomadas de Tensão Extraordinária ou TUE.
b. Tomada de Único Gerador ou TUG e Tomada de Único Eletrodo ou TUE.
c. Tomadas de Uso Geral ou TUG e Tomadas de Uso Específico ou TUE.
d. Tomada de Uso Específico ou TUG e Tomada de Utilização Grupo ou TUE.
e. Tomada de Utilização Grupo ou TUG e Tomada de Utilização Emergencial ou TUE.
Questão 3 - De fato, há uma regra a qual estabelece condições de potência mínima para tomadas. Tal regra tem a finalidade de dimensionar corretamente as tomadas de uso geral e as tomadas de uso específico, que é o caso da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas –, especificamente a NBR 5410/2004 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Essa norma foi elaborada no Comitê Brasileiro de Eletricidade pela equipe de Comissão de Estudo de Instalações Elétricas de Baixa Tensão. ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. Disponível em: https://hosting.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/normas%20e%20relat%f3rios/NRs/nbr_5410.pdf. Acesso em: 29 jan. 2020.
Diante do exposto, a regra faz menção a qual potência mínima para tomadas de uso geral?
a. Atribui-se, no mínimo, 600 VA (volt-amperes) por tomada, em até 3 tomadas, e 100 VA (volt-amperes) para as demais em ambientes como dormitórios, suítes e hall de entrada.
b. Atribui-se, no mínimo, 100 VA (volt -amperes) por tomada, em até 3 tomadas, e 600 VA (volt-amperes) para as demais em ambientes como dormitórios, suítes e sacadas.
c. Atribui-se, no mínimo, 100 VA (volt -amperes) por tomada, em até 3 tomadas, e 600 VA (volt-amperes) para as demais em ambientes como dormitórios, lavanderias e hall de entrada.
d. Atribui-se, no mínimo, 600 VA (volt-amperes) por tomada, em até 3 tomadas, e 100 VA (volt-amperes) para as demais em ambientes como salas, áreas gourmet e garagens.
e. Atribui-se, no mínimo, 600 VA (volt-amperes) por tomada, até três pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes, considerando-se cada um desses ambientes separadamente e, se for superior a seis pontos, admite-se que o critério de atribuição de potências seja de, no mínimo, 600 VA por ponto de tomada, até dois pontos, e 100 VA por ponto.
Questão 4 - Sabe-se que, quando se pretende usar símbolos para representar uma parte ou, até mesmo, toda a instalação elétrica de uma casa, prédio, comércio ou indústria, os diagramas unifilares e multifilares sempre estarão presentes. Com base nas informações do diagrama unifilar e multifilar já estudadas, analise o seguinte diagrama:
Fonte: Elaborada pelo autor.
Agora, analise as possibilidades de diagramas a seguir que completam as ligações dos esquemas unifilares e multifilares, comandando de três lâmpadas incandescentes 100W/127V por um interruptor simples de uma tecla ou uma seção:
Fonte: Elaborada pelo autor.
Fonte: Elaborada pelo autor.
Fonte: Elaborada pelo autor.
Fonte: Elaborada pelo autor.
Fonte: Elaborada pelo autor.
Considerando o exposto, qual é o diagrama correto?
a. III.
b. I.
c. IV.
d. V.
e. II.
Questão 5 - Para que se possa entender, arquivar, repassar e documentar tudo o que é feito ou projetado dentro da área elétrica é necessário que se tenha um tipo de linguagem universal, porém única. Assim, a linguagem mais comum dentro da área técnica equivale aos projetos e aos diagramas. Dessa forma, é extremamente importante conhecer os vários tipos de diagramas existentes, como e onde usá-los para entender a simbologia empregada. Nesse contexto, analise os seguintes símbolos de interruptor Four-Way:
Fonte: Elaborada pelo autor.
Considerando o exposto, qual é a simbologia correta do interruptor Four-Way?
a. III.
b. V.
c. I.
d. IV.
e. II.
Questão 6 - Os diagramas elétricos são ferramentas que o eletricista utiliza para reunir e representar o máximo de informações sobre o tipo de instalação elétrica que está projetando. Por causa disso, há 4 tipos de diagramas que servem como base para que o eletricista se oriente. Referente aos tipos de diagramas, assinale a alternativa correta.
a. O diagrama unifilar é apenas usado para representar uma execução prática e, por isso, é feito um esboço simples da instalação, sendo de entendimento de qualquer um.
b. O diagrama funcional é usado para representar os circuitos mais elementares e o diagrama de ligação se refere aos mais complexos. Nenhum deles, contudo, representa um esquema de ligação que pode ser executado na prática.
c. O diagrama multifilar é a representação, em uma única linha, de toda a fiação elétrica de uma edificação e, por isso, é o mais usual em planta baixa.
d. O diagrama funcional e o diagrama multifilar são usados para representar um esquema dos circuitos elétricos com mais clareza e rapidez, pois eles mostram de que maneira funcionam os circuitos, suas ligações e interligações elétricas.
e. O diagrama de ligação é um tipo de diagrama simplificado que representa partes específicas do circuito onde se percorre a corrente elétrica, porém não é o tipo de diagrama que se utiliza de desenho de plantas de instalações elétricas; ele é apenas um esboço feito para realizar ligação de fios.
Questão 7 - Um desenho de uma planta baixa nada mais é do que a relação entre as dimensões e as escalas de uma edificação. Assim, representa-se um simples objeto no desenho ou, até mesmo, a planta baixa completa de uma edificação em dimensões reduzidas, com a finalidade de ter uma ampla visão do objeto ou edificação a ser projetada. Com base no exposto e para que fique clara a informação de que “reduzir é a melhor opção”, pense que, agora, você tem um objeto ou planta baixa de uma instalação que possui 25m de comprimento. Se a sua escala de redução para o desenho for de 1 metro, qual foi a escala usada?
a. 1:10.
b. 20:1.
c. 1:25.
d. 1:20.
e. 10:1.
Questão 8 - Sabe-se que, na ligação em paralelo, considerada um dos tipos de ligação mais usuais em instalações elétricas, as cargassão ligadas de forma que, mesmo que uma ou mais lâmpadas queimem (se apaguem), as demais continuarão ligadas, pois a corrente elétrica irá se dividir no circuito elétrico e a tensão irá se manter. Com base nessas informações sobre ligações elétricas, qual, dentre os seguintes diagramas, representa uma ligação em paralelo monofásica 127V?
Fonte: Elaborada pelo autor.
Fonte: Elaborada pelo autor.
Fonte: Elaborada pelo autor.
Fonte: Elaborada pelo autor.
Fonte: Elaborada pelo autor.
a. II.
b. IV.
c. I.
d. V.
e. III.
Questão 9 - Basicamente, há dois tipos de ligações elétricas possíveis em instalações de circuitos elétricos: a ligação em série ou em paralelo. Esses tipos de ligações, contudo, têm características bem definidas, pois, na ligação em série, as lâmpadas ligadas uma em sequência da outra, com uma fonte de energia, podem fazer uma analogia aos elos de uma corrente. Todavia, se um elo se rompe, a ligação é desfeita. Já a ligação em paralelo é a maneira mais comum de as cargas serem ligadas em instalações elétricas, já que, mesmo que uma das lâmpadas queime (se apague), as demais continuarão ligadas. Com base nessas informações sobre ligações, qual, dentre os seguintes diagramas, representa uma ligação em série monofásica 127V?
Fonte: Elaborada pelo autor.
Fonte: Elaborada pelo autor.
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Fonte: Elaborada pelo autor.
a. V.
b. I.
c. II.
d. III.
e. IV.
Questão 10 - Em uma escala de um desenho de uma planta baixa, necessita-se que haja uma relação entre as dimensões de uma edificação. Isso tudo é para que se possa representar um objeto no desenho da planta sem ter de representar tudo em tamanho real, ou seja, as dimensões devem ser reduzidas para se ter uma visão geral do projeto. Com base no exposto e para que fique clara a informação de que “reduzir é a melhor opção”, em uma planta baixa, com 20m de comprimento, se a escala de redução do desenho for de 1 metro, qual foi a escala usada?
a. 20:1.
b. 1:10.
c. 10:1.
d. 1:25.
e. 1:20.