Buscar

Sociedade e Meio Ambiente (GAM08) PROVA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação4,00
Prova50954814
Qtd. de Questões2
Nota3,50
1As mídias utilizam com muita frequência o tema sustentabilidade, e os discursos políticos atuais não seriam os mesmos se não tivessem como pano de fundo a palavra sustentabilidade. Esse tema foi pauta de conferências mundiais específicas em que se delinearam conceitos, ações, diretrizes e metas na busca de promover o chamado desenvolvimento sustentável. Várias são as suas dimensões, sendo empregadas por vários profissionais, das mais diversas áreas, desde ecólogos, biólogos, engenheiros ambientais a economistas, empresários, sindicalistas, publicitários, políticos, entre tantos outros. Diante do enunciado, defina a sustentabilidade de acordo com a dimensão econômica e a dimensão ecológica e ambiental.
Resposta esperada
Sustentabilidade econômica:
- também conhecida pelo dito popular economicamente viável;
- consiste numa alocação eficiente dos recursos, respeitando o meio ambiente e o bem-estar das pessoas;
- sua principal medida é dada por critérios sociais, que pressupõem o investimento equilibrado de recursos privados e públicos na economia.
Sustentabilidade ecológica e ambiental:
- também conhecida pelo dito popular ambientalmente correto;
- implica ações que respeitem a biodiversidade, permitindo o equilíbrio dos ecossistemas, respeitando e realçando a capacidade de autodepuração dos ecossistemas naturais;
- pressupõe a manutenção da vida na Terra, permitindo sua continuidade e atitudes que, além de atender às necessidades dos indivíduos, preservam os recursos naturais.
Minha resposta
A sustentabilidade econômica: É conhecida também pelo dito popular economicamente viável; A mesma consiste numa alocação eficiente dos recursos, respeitando o meio ambiente e o bem estar das pessoas; A sua principal medida é dada pelos critérios sociais, no qual pressupõe o investimento equilibrado dos recursos privados e públicos na economia. -Sustentabilidade ecológica e ambiental: É conhecida pelo dito popular ambientalmente correto; implica ações que respeitam a biodiversidade, permitindo equilíbrio dos ecossistemas, respeitando e realçando a capacidade de auto de apuração dos sistemas naturais; Pressupõe a manutenção da vida na Terra, que permite sua continuidade e atitudes que, além de atender as necessidades dos indivíduos, preserva os recursos naturais.
2Em pleno século XXI, somos aproximadamente sete bilhões de habitantes no planeta Terra, mas, durante quase toda a história do gênero humano, os grupos nômades contavam com poucos indivíduos, os quais obtinham alimentos por meio da coleta e da caça. Para alguns especialistas, esse período foi o mais flexível e bem-sucedido já adotado pelos seres humanos. Considerando o período total da trajetória humana sobre o planeta Terra, o nomadismo ocupou 99% deste tempo. Com relação ao enunciado, explique por que o sedentarismo, mesmo tendo apenas 1% do tempo de ocupação, é responsável pela quase totalidade dos impactos que o gênero humano está imprimindo ao planeta Terra.
Resposta esperada
Nomadismo - relação de pouquíssimo impacto com o ambiente, pois, com a constante migração desse período, os humanos iam se apropriando dos recursos e migrando à medida que escasseavam.
Sedentarismo - relação de alto impacto com o ambiente em função do surgimento da agricultura, do domínio dos animais, do conceito de propriedade tanto para áreas de terra quanto para seres humanos, com as sociedades escravocratas.
Minha resposta
O nomadismo, relação de pouquíssimo impacto com ambiente, mediante a constante migração desse período, os humanos se iam se aproveitando dos recursos imigrando a medida que escasseavam. sedentarismo relação de alto impacto com ambiente em função do surgimento na agricultura, do domínio dos animais, do conceito de propriedade tanto para as áreas de terra quanto para o seres humanos, com as sociedades escravocratas.

Mais conteúdos dessa disciplina