Buscar

Template de Socialização - O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS DO FUTEBOL

Prévia do material em texto

Socialização - Seminário IV
Nome do Tutor : Michele Dias de Sousa
Nome dos alunos (às) : Aline dos Santos Teixeira,Francisco de Assis Damaso Godinho,Gaspar Dutra Barreto,Gabriela Feitosa Ramos,Rosimeire Monteiro Santos 
‹#›
Ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história.
Ser líder nas regiões onde atua, referência de ensino para a melhoria de vida dos nossos alunos, com rentabilidade e reconhecimento de todos os públicos.
MISSÃO
VISÃO
VALORES
Ética e Respeito: Respeitar as regras sempre, com transparência e respeito, é a base do nosso relacionamento com alunos, funcionários e parceiros.
Valorização do Conhecimento: Não basta saber, é preciso saber fazer. Valorizamos o conhecimento como forma de inspirar e aproximar as pessoas.
Vocação para Ensinar: Nossos profissionais têm prazer em educar 
e contribuir para o crescimento dos nossos alunos.
Atitude de Dono: Pensamos e agimos como donos do negócio.
Simplicidade e Colaboração: Trabalhamos juntos como um time, com diálogo aberto e direto.
Foco em Resultado e Meritocracia: Nossa equipe cresce por mérito através da superação de metas e dedicação de cada um.
‹#›
TEMA : A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO: COORDENAÇÃO MOTORA GERAL, EQUILÍBRIO, NOÇÃO DE ESPAÇO E CONSCIÊNCIA CORPORAL 
 TÍTULO : O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS DO FUTEBOL 
INTRODUÇÃO
 
O OBJETIVO É Investigar os benefícios da iniciação esportiva para o desenvolvimento motor por meio do futebol para crianças
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
PSICOMOTRICIDADE 
 A psicomotricidade é um instrumento privilegiado, onde se forma a consciência e se materializa, sendo produto de uma relação inteligível entre criança e o meio, ela é hoje idealizada como a integração superior da motricidade ( FONSECA, 1998). 
 De acordo com Fonseca ( 1998), “a inteligência é o resultado de uma combinação complexa de influências genéticas e ambientais, é multifacetada e composta por diversos tipos de capacidade ou competências.”
DESENVOLVIMENTO MOTOR 
 Como menciona Gallahue, Ozmun e Goodway ( 2013 p. 21) "o desenvolvimento motor teve o início do seu estudo no campo da psicologia, outras áreas de comportamento observaram e influenciaram e não foi estudado de forma única".
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
 Fases Desenvolvimento motor - Gallahue : https://i.ytimg.com/vi/K19anSzDvI8/sddefault.jpg 
O desenvolvimento motor é dividido em quatro fases: Motora Reflexiva, Motora Rudimentar, Motora Fundamental e Motora Especializada
Fase Motora Reflexiva - caracterizada como a primeira fase, são os movimentos dos bebês ainda no útero, movimentos que acontecem antes ou depois de um toque ou som reproduzido fora da barriga, ocorrem até os 4 meses de vida com movimentos involuntários.
Fase Motora Rudimentar - está associada ao nascimento do bebê, nos primeiros meses de vida até a idade de 2 anos, engatinhar, movimentos da cabeça da de um lado para o outro, segurar objetos, sentar e ficar em pé. Essa fase dá continuidade a fase motora reflexiva.
Fase Motora Fundamental - uma verdadeira descoberta e novas vivências para as crianças, a manifestação de movimentos específicos ocorrem na idade de 2 a 6 anos, com movimentos estabilizados, equilíbrio dinâmico e estático, melhoras na locomoção como por exemplos: andar, correr, saltar e movimentos manipulados como lançar objetos, receber ou chutar.
Fase Motora Especializada - essa fase ocorre o aprimoramento de movimentos que antes pareciam complexos, ela é o resultado das outras fases favorecendo a fase especializada, saindo da infância para a adolescência dos 7 aos 14 anos.
 
METODOLOGIA
 
No estudo desenvolvido foram realizadas buscas de artigos base de dados eletrônicos, pesquisas em livros e artigos científicos de autores que realizaram pesquisas e avaliações em crianças praticantes de futebol, tendo como objetivo analisar todo o desenvolvimento psicomotor da criança. Este estudo se enquadra como pesquisa indireta do tipo bibliográfica.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
 
 A teoria apresentada destaca a importância da psicomotricidade no desenvolvimento infantil, ressaltando a relação entre a inteligência, a manipulação de objetos e a adaptação ao meio (Fonseca, 1998; Oliveira, 2005). No contexto da pesquisa, a psicomotricidade é considerada fundamental para analisar o desenvolvimento global da criança, especialmente ao praticar atividades como o futebol.
 Os achados da pesquisa, que envolveram testes de velocidade, reação, lateralidade e equilibração, estão alinhados com os preceitos da psicomotricidade, pois indicam como a prática esportiva influencia não apenas aspectos físicos, mas também habilidades cognitivas e sociais.
 Foi de grande importância enfatizar no estudo sobre o desenvolvimento motor, pois ela está super ligada com o processo da criança. Este estudo analisou e levou em consideração, que é fundamental ressaltar sobre a necessidade de ser trabalhado o desenvolvimento motor com crianças onde a fase que o seu crescimento é mais acentuado, compreendendo todas as fases do desenvolvimento dos mesmos. 
 Dessa forma, citamos sobre a ligação do futebol com as mudanças no seu desenvolvimento motor por completo. Pois é um esporte que tem ampla capacidade de desenvolvimento motor nas crianças, pois acontece grande mudança motora como na flexibilidade, velocidade no correr, pular, chutar, que é estimulado na prática do futebol.
REFERÊNCIAS
 
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
Bortoni, W. L. Bojikian, L.P. Crescimento e aptidão física em escolares do sexo masculino, participantes de programa de iniciação esportiva. Brazilian journal of Biomotricity. V. 1. 2007.
BRAZ, T. V.; Arruda, M. Diagnóstico do Desempenho Motor em Crianças e Adolescentes praticantes de Futebol. Movimento & Percepção. Espírito Santo do Pinhal- SP. v. 9. n. 13. 2008. 
BRENELI, R. P.; SOUZA, M.T. C. C.; SISTO, F. F.; OLIVEIRA, G.C.; FINI, L.D. T. Relações entre a criatividade. Psicologia: Reflexões e Críticas. Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 35-42, set/out. 1996.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Pearson, 2006.
COSTE, J. C. A psicomotricidade. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992.
FERREIRA, Gonzaga. Redação científica: como entender e escrever com facilidade. São Paulo: Atlas, v. 5, 2011.
FONSECA,V.da. Aprender a aprender: educabilidade cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
GALLAHUE, David, L; OZMUN, John, C; GOODWAY, Jacqueline, D. Compreendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, crianças, Adolescentes e Adultos. 7. ed. São Paulo: AMGH Editora Ltda. 2013.
GALLAHUE, GALLAHUE, D.L; OZMUN, J.C.Compreendendo Compreendendo motor: Bebê, Criança, Criança, adolescente adolescente e adulto. 3ed., 2005.
Gabbard, C. (1993). Foot laterality during childhood: a review. Int. J. Neurosci. 72, 175–182. doi: 10.3109/00207459309024106
Junior, J. R. A. N.; Gaion, P. A.; Vieira, L. F. Análise das habilidades motoras fundamentais de crianças praticantes de futebol em função do tempo de prática. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Ano 15. n. 148. 2010. 
LIMA, M, A. As origens do futebol na Inglaterra e no Brasil. Site NetHistória. Brasília. Agosto. 2004. Sessão Ensaios. Disponível em: <http://www.nethistoria.com.br/secao/ensaios/450/as_origens_do_futebol_na_inglaterra_e_no_brasil/capitulo/2>.Acesso em: 25/10/2023.
MÜLLER, Antônio José (Org.). et al. Metodologia científica. Indaial: Uniasselvi, 2013.
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (NEPEF). Projeto do núcleo de estudos e pesquisa em educação física. Educação Física, Escola de Professores e Humanidade. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2014, p.9.
OLIVEIRA, G.C. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico, 10. ed. Petrópolis: vozes, 2005.‹#›
 
PEROVANO, Dalton Gean. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2016.
SANTOS, Suely; DANTAS, Luiz; OLIVEIRA, Jorge Alberto de. Desenvolvimento motor de crianças, de idosos e de pessoas com transtornos da coordenação. Rev. Paul Educ. Fís; v. 18, n. 1, p. 33-34, 2004.
SILVA. A. X. História do Futebol no Brasil: Uma Análise a partir do Materialismo Histórico Dialético. TCC em Licenciatura em Educação Física. Universidade Estadual de Londrina. Londrina. 2011.
VALENTINI, Nadia Cristina. Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas: um estudo transversal. Movimento, v. 8, n. 2, 2002.
Witter, J.S. Futebol um fenômeno universal do século XX. Revista USP. São Paulo. Vol. 58. P. 161-168. 2003.
‹#›

Continue navegando