Buscar

ESTUDO DIRIGIDO DE FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO DE FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA
1. Quais são os princípios da homeopatia? Explique
R= Os princípios que regem a homeopatia são: 
- Lei do semelhante: “Semelhante cura semelhante”. Indica que as substâncias que são capazes de ocasionar determinados sintomas em um indivíduo sadio podem estimular a cura em indivíduos que estão doentes e apresentam os mesmos sintomas ocasionados.
- Experimentação do homem sadio: Conhecida também como experimentação patogênica, é o procedimento de testar substâncias medicinais em indivíduos sadios para identificar os sintomas que irão refletir sua ação. 
- Doses Mínimas: Processo de dinamização (diluição + sucções) de medicamentos.
 
1. Diferencie homeopatia, alopatia e fitoterapia.
R= - Homeopatia: Estimulam o organismo a reagir; fortalecendo os mecanismos de defesa naturais. Restabelece a saúde de maneira rápida, suave e duradoura; Visa o indivíduo como todo, mente e corpo. Reduz a fármaco-dependência.
- Alopatia: Age no combate dos sintomas. Para sintomas diversos há escolha de diversos medicamentos. Aumento das chances de efeitos colaterais e interações medicamentosas. Visa a recuperação de partes específicas do organismo. Aumenta a possibilidade da fármaco-dependência e tolerância. Há possibilidade de recidivas da doença.
- Fitoterapia: Ao contrário da homeopatia, que dilui a matéria-prima do remédio, a fitoterapia usa a substância in natura de plantas.
1. Como nasceu a homeopatia?
R= A partir dos estudos e observações realizados por Hipócrates o qual disse: “A doença é produzida pelos semelhantes e pelos semelhantes o paciente retorna a saúde”. Embora seus estudos sobre o princípio da similitude, Hipócrates não se aprofundou nisso. Coube a Samuel Hahnemann demonstrá-lo clinicamente e firmá-lo como método terapêutico, bem como dotá-lo de uma farmacotécnica própria.
1. Qual o conceito de patogenesia?
R= É o conjunto de sinais e sintomas que um organismo sadio apresenta ao experimentar determinada substância medicinal. Já a Patogênese homeopática é o método que torna possível o correto conhecimento do poder farmacodinâmico de cada remédio. Proposto por Hahnemann, exige que seja realizado com experimentadores sadios.
1. Explique a lei dos semelhantes.
R= Indica que as substâncias que são capazes de ocasionar determinados sintomas em um indivíduo sadio podem estimular a cura em indivíduos que estão doentes e apresentam os mesmos sintomas ocasionados.
1. Qual a visão de Hahnemann sobre a força vital?
R= Hahnemann interpreta a força vital como a mantedora do equilíbrio orgânico. Nesse sentido, as doenças não são mais que manifestações deletérias da força vital modificada. Os microrganismos são apenas fatores necessários, mas não suficientes para produzir doenças. Dessa maneira, sem a força vital o organismo não age, não sente e se desintegra, sendo a força vital responsável pela integração dos diversos níveis dinâmicos da realidade humana (físico, emocional e mental).
1. Quais são os níveis dinâmicos e sua relação no processo saúde-doença?
R= Os três níveis dinâmicos são: o físico, o emocional e o mental. Sobre eles age a força vital, mantendo-os equilibrados. O homem pensa por meio seu nível mental, sente por seu nível emocional, age pelo físico e encontra-se coeso em seus três níveis pela ação integradora da força vital.
1. Como deve ser a consulta homeopática?
R= Em uma consulta homeopática bem conduzida, o homeopata escuta, interroga, observa e examina o paciente, para obter a mais perfeita totalidade dos sinais e sintomas capazes de espelhar a imagem do seu estado enfermo particular (a história biopatográfica). Para tanto, torna-se fundamental que o clínico conheça profundamente a matéria médica homeopática e as técnicas que permitirão obter do paciente todos os sintomas. Para o levantamento dos sintomas devem ser observados todos os detalhes que os tornam característicos a cada indivíduo. Assim, a semiologia (o interrogatório homeopático) não é uma coleta “fria” dos sintomas. É importante atribuir-lhes um valor. Desse modo, a sensação de dor, por exemplo, deve ser qualificada quanto à sua natureza (pulsátil, ardente, lancinante etc.), quanto à sua intensidade, quanto à época e à hora do seu surgimento etc.
1. Qual a definição de matéria médica e repertório?
R= A matéria médica homeopática é a obra que reúne as patogenesias desenvolvidas pelas drogas e pelos medicamentos homeopáticos quando administrados, nas suas diferentes doses e potências, a indivíduos sadios e sensíveis. Repertório é a obra que reúne os sinais e sintomas, seguidos pelas
drogas e pelos medicamentos, em cuja experimentação no homem sadio eles se manifestaram. 
1. O que são miasmas e quais os principais exemplos?
R= Miasma, ou diátese crônica, representa a predisposição, congênita ou adquirida, que os tecidos têm de reagir de modo especial a certos estímulos, como expressão da suscetibilidade individual, ou seja, miasma é o estado crônico patológico que evolui dentro de dados padrões reativos, caracterizado por elevada predisposição a determinadas doenças. Além das doenças agudas e crônicas, existem as indisposições, oriundas de desvios alimentares ou higiênicos, e as doenças traumáticas ou de natureza cirúrgica.

Outros materiais