Buscar

Fundamentos da Educação 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundamentos da Educação 1
1)A lei nº 9394/96 – lei de diretrizes e bases da educação nacional – LDB, em seu art. 1º estabelece que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade cível e nas manifestações culturais”. Complementa no inciso I que “esta lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias”. E ainda o inciso II estabelece que a “educação escolar deverá vincular-se ao...”: 
I. Mundo do trabalho, 
III. Prática social, De acordo com o inciso II do art. 1º da LDB as assertivas corretas são: 
e) I e III 
2) Segundo o art. 53 da lei 8.069/1990-Estatuto da Criança e do Adolescente: “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes:”
 I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
 II. Direito de ser respeitado por seus educadores.
 III. Direito de contestar critérios avaliativos, podendo ocorrer às instâncias escolares superiores. Estão corretas as assertivas: 
b) I, II e III.
 3) Conforme disposto na lei nº 8.069/1990, Art. 4º, assinale a alternativa correta: “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e _______ assegurar, como absoluta _______, a efetivação dos direitos referentes à vida, ______, à alimentação, _____, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, ______ e à convivência familiar e comunitária”.
 A) Do poder público – prioridade - à saúde - à educação - à 
4) De acordo com o § 2º do artigo 1º da LDB, a educação escolar vincular-se: 
b) ao mundo do trabalho e à pratica social. 
5) A frequência às aulas no ensino regular é obrigatória, segundo o estabelecimento na lei de diretrizes e bases da educação nacional, promulgada em 20 de dezembro de 1996. Assim, para obter aprovação em qualquer nível de ensino da educação básica, o aluno deve frequentar o percentual mínimo de horas aula letivas oferecidas, igual a: 
c) 75%. 
6) Ao tratar da educação especial, a lei 9394/96 – lei de diretrizes e bases da educação nacional- LDB, em seu art. 58 conceitua-a como: a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Marque V (verdadeiro) nos princípios que estão de acordo com o que estabelece a LDB e F (falso) nos que estão em desacordo com a referida lei. ( ) haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial. ( ) a oferta da educação especial acontecerá a partir do ensino fundamental, tendo início aos seis anos de idade, em escolas que possuem serviços especializados. ( ) o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializado, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular ( ) a oferta de educação especial, nos termos do caput deste artigo, tem início na educação infantil e estendese ao longo da vida, observados o inciso III do art. 4º e o parágrafo único do art. 60 desta lei. ( ) o atendimento educacional acontecerá por meio de serviços de apoio técnicos especializados na área, apenas em escolas que possuem salas multifuncionais Assinale a alternativa CORRETA:
 a) V, F, V, V, F. 
7) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96), a educação básica obrigatória e gratuita, é dos: 
a) 4 aos 17 anos.
 8) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão a educação nacional em regime de colaboração e os respectivos sistemas de ensino, conforme dispõe a LDB. Sobre o tema, relacione os órgãos às respectivas incumbências. 1. União. 2. Estados. 3. Municípios. ( ) Assegurar o processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino. ( ) Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas. ( ) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 da LDB. A sequência está correta em: 
d) 1, 3, 2. 
9) Acerca do direito à profissionalização e à proteção no trabalho, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), é INCORRETO afirmar que: 
d) ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, não são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários
 10) De acordo com a LDB (lei 9394/96), no capítulo II da educação básica, o calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive: 
c) às situações climáticas e econômicas. 
11) Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento é uma incumbência, segundo a LDBEN n. 9394/96, dos: 
b) estabelecimentos de ensino
12) Sabe-se que a LDB, foi sancionada em: 
c) 20 de dezembro de 1996;

Outros materiais