Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

9º ANO do ENSINO FUNDAMENTAL II ARTES (GABARITO)
Escola Estadual “Ver. Joaquim Borges da Costa”.
Profº: Renan Bueno Sancho Contato: 35-9-9812-9433 (vivo e whatzap) 
	Unidade temática:
	Música.
	Objeto de conhecimento:
	Processos de Criação.
	
Habilidades:
	(EF69AR23P9) Explorar e criar improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.
1. Qual lei exige que as escolas brasileiras de ensino fundamental e médio tenham em seus currículos o ensino da história e cultura afro-brasileira? Marque a alternativa correta: 
a) Lei 11.947 de 2009. 
b) Lei 1.006 de 1938. 
c) Lei 10.639 de 2003. 
d) Lei 10.406 de 2002.
2. A ária “Figaro”, da Ópera Barbeiro de Sevilha (1813), ficou muito popular, tornando-se uma referência a se tratar de ópera. Quem é o compositor de Barbeiro de Sevilha? 
a) Carl Maria von Weber. 
b) Gioacchino Rossini. 
c) Ruggero Leoncavallo. 
d) Gioacchino Rossini.
3. Qual a ópera escrita por Wolfgang Amadeus Mozart? Escolha a resposta correta. 
a) Carmen. 
b) A flauta mágica. 
c) Manon Lescaut. 
d) Tosca.
4. Complete a frase abaixo com as palavras que faltam. Lembre-se de voltar ao texto e refazer a leitura do conteúdo
“No século _________, as pessoas escravizadas se reuniam para manter suas __________, mostrar resistência cultural, e fazer o samba de roda No Rio de Janeiro, o batuque dos negros foi misturado a outros gêneros musicais e, no começo do século XX, nasceu um dos símbolos da ___________ brasileira: o ___________ carioca, com seu repique _____________. 
a) XIX, costumes, preconceito, axé, europeu. 
b) XII, tradições, herança, samba, Portugal. 
c) XIX, tradições, cultura, samba, africano. 
d) XIV, tradição, festividade, samba, mineiro.
5. A tradição do Congado em Minas Gerais sobrevive ao longo dos anos porque: 
a) Existe um manual onde se ensina como fazer a manifestação cultural. 
b) É realizada somente um por uma pessoa todos os anos. 
c) É uma festa moderna e surgiu a pouco tempo e somente os jovens comemoram. 
d) Faz parte das tradições orais de Minas Gerais e sobreviveu ao longo do tempo entre os congadeiros.

Mais conteúdos dessa disciplina