Buscar

LEGISLAÇÃO COMERCIAL - QUESTÕES APS 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO COMERCIAL (LC) - QUESTÕES DE PROVA: 2017 1 e 2/ 2018 1 e 2 / 2019 1 e 2
- A duplicata é um título de crédito de natureza causal porque decorre da existência de uma fatura emitida em virtude de uma compra e venda mercantil ou de uma prestação de serviços.
- A duplicata obedece a padrão aprovado pelo Conselho Monetário.
- O empresário que emite duplicatas é obrigado a efetuar seu registro em livro próprio.
- O endosso: ato cambiário que opera a transferência do crédito.
- Renan sacou um cheque Nominal a Fernando. Dinalva aceitou esse título como quitação de uma dívida de Fernando, apresentando o referido cheque ao banco. Pergunta-se qual deve ser a conduta do banco: Deixar de efetuar o pagamento por não haver endosso.
- O título de crédito: é um documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido.
- Só será designado Título de Crédito os que a lei designar.
- Letra de Cambio: ordem de pagamento que o sacador dirige ao sacado para que em uma certa época pague determinada quantia em dinheiro a uma terceira pessoa.
- Requisitos da nota promissória: expressão “nota promissória” e o nome do beneficiário da promessa de Pagamento. 
- Distingue-se a Nota Promissória da Letra de Câmbio por conter uma promessa em lugar de uma ordem.
- Aécio é portador uma nota promissória sacada por Paulo e avalizada por Vilma. No dia do vencimento o credor não pagou o valor devido. O credor poderá: promover a execução judicial de seu crédito contra qualquer devedor cambial se houve o protesto tempestivo do título de crédito. 
- Protesto: ato pelo qual se prova a inadimplência de obrigação originada de título de crédito
- O Cheque é uma ordem de pagamento à vista de determinada soma de dinheiro, emitida em favor da pessoa designada. 
- O beneficiário de um cheque nominal não é qualquer pessoa de posse do cheque, (tem que ter a identificação do beneficiário).
- Cheque ao portador: cheque que não tem indicação do beneficiário, não está nominal a ninguém. O credor é qualquer pessoa que estiver portando o título. Só pode ser emitido até o valor de 100,00, acima disso tem que ser Nominal. 
- Cheque Cruzados: só será pago por depósito em conta corrente. 
- O credor, contrato ou título de crédito, que não tem garantia real, nem preferência é chamado de: Quirografário
- Sobre a parte do capital social de uma sociedade anônima podemos dizer que: Chama-se ação e é um título de renda variável.
- As sociedades em comandita por ações: são consideradas sociedades empresarias
- O contrato de crédito documentário tem larga utilização no comercio internacional, define-se pela obrigação assumida por um banco, perante o cliente, no sentido de proceder a pagamentos em favor de terceiro, contra a apresentação de documentos relacionados a negócio realizado por estes dois últimos. 
- A operação societária pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova, que lhe sucederá em todos os seus direitos e obrigações, é chamada de: fusão.
- Faturização: é o contrato pelo qual uma instituição financeira cobra os devedores de um empresário, prestando a este os serviços de administração de crédito.
- Função do contrato de faturação: tem a função econômica de poupar o empresário das preocupações decorrentes da outorga de prazos e facilidades para pagamento aos seus clientes. 
- Por Prescrição podemos entender: a perda do direito de ação judicial por não uso dela, durante o interregno de tempo previsto em lei.
- João emitiu, em janeiro de 2011 um cheque do Banco do Brasil para quitar uma dívida com Joaldo. Joaldo perdeu o cheque durante uma mudança de estabelecimento, e quando o encontrou, em 2017, perguntou ao seu advogado se ainda poderia apresentar o cheque e ter sua divida satisfeita. O advogado, então lhe disse que seu direito de cobrar o cheque havia prescrito. O que Joaldo entendeu como: a perda do direito de propor ação judicial em consequência do não uso dela, durante o interregno de tempo previsto em lei.
- Pode-se dizer que ação é: Um título de renda variável emitido por uma sociedade anônima que representa a menor fração do capital da sociedade emitente.
- Considere as assertivas sobre Sociedade Anônima: 
I. A cada ação ordinária corresponde 1 (um ) voto nas deliberações da Assembleia – geral 
II. A Assembleia-geral poderá suspender o exercício dos direitos do acionista que deixar de cumprir obrigação imposta pela lei ou pelo estatuto, cessando a suspensão logo que cumprida a obrigação. 
III. O administrador deve exercer as atribuições que a lei e o estatuto lhe conferem para lograr os fins e no interesse da companhia, satisfeitas as exigências do bem público e da função social da empresa. 
IV. As sociedades anônimas de capital aberto: são consideradas sociedades empresariais, e disponibilizam seus valores mobiliários para negociação na Bolsa de Valores. 
V. Título de renda Variável que a Sociedade Anônima emite que representa a menor fração do capital da empresa emitente: Ação.
VI. São consideradas Sociedade Empresarial.
- A Sociedade Por Ação ou Companhia: regulada pelo Código Civil de 2002 e pela lei de 6.404/76
- A licença para uso de Patente: 
* é o contrato pelo qual seu titular (licenciador ou concedente) autoriza a exploração econômica deste pelo outro contratante (licenciado ou concessionário). 
* Qualquer pessoa com legítimo interesse e capacidade técnica e econômica para realizar a eficiente exploração da patente pode requerer a licença compulsória junto ao INPI.
* A lei da propriedade industrial não é omissa quanto à obrigatoriedade da licença.
- Celebrado o contrato de compra e venda mercantil: o comprador assume a obrigação de pagar o preço e o vendedor, a de transferir a coisa no prazo. 
- O contrato pelo qual a instituição financeira empresta ao cliente certa quantia em dinheiro, é chamado de: Contrato de mútuo.
- Quais são as Obrigações que o Mutuário (quem pega empréstimo) assume, a partir da entrega do dinheiro: O banco ( mutante) tem direito de proceder vistoria e conferir a finalidade do do emrpéstimo feito.
- Na recuperação da Empresa, exige-se que o representante legal apresente: um plano de recuperação econômica e financeira da empresa, a demonstração da viabilidade de sua execução e um plano de solução do passivo.
- A indústria Solarius, fabricante de filtros de água, entregou, em janeiro de 2019, um lote de produtos solicitados por La Ditonga Serviços Gerais Ltda. A compradora recebeu as mercadorias solicitadas, que não apresentavam avarias, vícios de qualidade ou quantidade, nem mesmo divergências. Diante disso, a indústria a La Ditonga Serviços Gerais Ltda: Restituir a duplicata enviada para aceite e efetuar o pagamento do valor devido.
- A Lei de Falências 11.101/05 não é aplicada a: sociedade simples.
- A lei de falências, 11.101/2005, estabeleceu o princípio da preservação da empresa, PORQUE em razão de sua função social, a empresa deve ser preservada sempre que possível, pois gera riqueza econômica, cria empregos e renda, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do país. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
- Quando houver, no processo de falência, fatos como indício de crime, desobediência à lei de falência e ameaça de lesão ao interesse público é imprescindível que: O ministério público seja chamado a participar do processo de falência.
- Sobre a Compra e Venda:
* Na compra e venda com execução imediata entende-se que as partes devem cumprir as obrigações assumidas logo após a conclusão do contrato.
* A característica do encontro de vontades entre o comprador e o vendedor é suficiente para que o vínculo contratual se aperfeiçoe, o que torna o contrato de compra e venda um contrato consensual.
* A cláusula de retrovenda é expressa pela vontade do vendedor em readquirir o bem imóvel, manifestada no prazo máximo de 3 anos.
* Contrato de compra e venda mercantil a fixação do preço é de plena liberdade das partes.
* Celebrado o contrato de compra e venda mercantil, o comprador assume a obrigação de pagar o preçoe o vendedor a de transferir a coisa no prazo.
- Os Princípios que regem o vínculo contratual: consensualismo e da relatividade das convenções.
- VÍCIO REDIBITÓRIO: Defeito oculto já existente em um bem na data de sua aquisição, que o torna impróprio para o fim a que se destina, ou que diminui seu valor.
- EXW (retirada na origem): o exportador assume a obrigação de obter e colocar a mercadoria à disposição do importador, cientificando-o para recebê-la.
- Qual órgão competente para registro de contratos intelectuais, envolvendo marcas, patentes, desenhos industriais: Instituto Nacional da Propriedade Industrial. 
- Pode ocorrer Quebra do sigilo Bancário Por: requisição do Banco Central ou Comissão de Valores Imobiliários.
- Com relação ao Protesto de Título como instrumento de conservação de interesses e positivação de atos e fatos jurídicos, é correto afirmar no tocante aos efeitos produzidos: colocar o devedor em Mora.

Continue navegando

Outros materiais