Buscar

Analise Critica

Prévia do material em texto

Analise Critica
“APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DECLARATÓRIA DE NULIDADE E RESCISÃO CONTRATUAL. PRELIMINAR DE AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO REJEITADA. COMPRA E VENDA DE SOJA. SAFRA FUTURA. NULIDADE CONTRATUAL AFASTADA. DEPOSITÁRIO INFIEL. DESCARACTERIZAÇÃO. CLÁUSULA AFASTADA. AUMENTO DO DÓLAR E ELEVAÇÃO DOS CUSTOS DA PRODUÇÃO. TEORIA DA IMPREVISÃO. NÃO APLICAÇÃO. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS.”
Foi negado provimento ao requerente, Sr. OSMAIR CARDOSO PEREIRA, pois foi alegado pela parte, que houve ofensa a constituição por parte do Juízo de conhecimento. Tendo sido violado os direitos expressos nos arts. 93, inc. IX e 102, inc. III, al. a, da Constituição da República. O STF, através do recurso interposto e seguindo a doutrina jurisprudencial, entendeu que é inexiste à nulidade por ausência de fundamentação quando o juiz expõe os motivos de seu convencimento na decisão. E ainda apresenta que ao estabelecer de forma previa, cláusulas contratuais vinculadas a apenas uma das partes, não infringi o princípio da autonomia da vontade. Tendo a parte contraria, livre manifestação de aderir ou não ao contrato.
De maneira que não foi admitido o recurso extraordinário interposto pelo requerente, questionando a violação que segundo as sumulas vinculantes do STF não causam nulidade de decisão judicial.
1. Não se admite o recurso extraordinário quando os dispositivos constitucionais que nele se alega violados não estão devidamente prequestionados. Incidência das Súmulas nºs 282 e 356/STF .
2. Inadmissível, em recurso extraordinário, a análise da legislação infraconstitucional e o reexame dos fatos e das provas dos autos. Incidência da Súmula nº 279/STF.

Continue navegando

Outros materiais