Buscar

Área verde como modelo de ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A feira do produtor rural
A área verde escolar como espaço educativos para abordar a educação ambiental e cidadania com professores e alunos da escola Estadual Oswaldo Cruz, boa vista-rr.
Modalidade de ensino
Ensino fundamental anos finais ( pode ser adaptado para ensino fundamental anos iniciais e ensino médio)
Conteúdo
Educação ambiental, cidadania e reino plantae.
Objetivo
O presente produto educacional (PE) Foi Construído a partir da linha de pesquisas espaços não-formais e A divulgação científica no ensino de ciências que faz parte do programa de mestrado profissional em ensino de ciências da universidade Estadual de Roraima. Teve como principal objetivo contribuir com a práxis pedagógica de professores de ciências de uma escola da rede estadual.
Metodologia
A metodologia empregada teve como base os três momentos pedagógicos proposto pelos autores (Delizoicov, Angotti; Pernambuco, 2017) e a teoria social cognitiva proposta por ( bandura; Azzy; polydoro, 2008), apresentou também na área verde no espaço escola, onde foram desenvolvidas atividades planejadas a partir da teoria social cognitiva. 
Foram adquiridas mudas de plantas frutíferas e ornamentais no horto municipal de Boa vista e cultivadas pela autora do projeto envolveu os professores de ciências de uma turma do oitavo ano da escola Estadual Oswaldo Cruz. Utilizar diferentes espaços, primeiramente a sala de aula e na área verde escolar. Depois da feira do produtor rural e na “ da Bandeira” que fica próximo à escola.
Espaço não formal para o ensino de ciências.
O termo "espaço não formal” tem sido utilizado atualmente por pesquisadores da educação, professores de diversas áreas do conhecimento e profissionais que trabalham com divulgação científica para descrever lugares diferentes da escola, onde é possível desenvolver atividades educativas.
Ao utilizar o espaço não formal em suas práticas O professor precisa planejar, estabelecer objetivos e metas a serem alcançadas como as visitas e avaliar continuamente. Nessa perspectiva, cabe o professor refletir sobre sua prática e buscar a formação continuada para proporcionar aos educandos com ensino que faça diferença em suas vidas.
Feira do produtor rural como espaço não formal de educação
A feira do produtor rural foi criada oficialmente em 1993, pelo então governador ottomar de Sousa Pinto. localiza-se na avenida glaycon de Paiva 2171 no bairro São Vicente. 
... Percebe-se o potencial da referida feira para abordar os temas envolvendo a educação ambiental e a cidadania além de outros conteúdos abordados nas diferentes disciplinas, entre elas, a disciplina de ciências de forma interdisciplinar.
O PPM como metodologia eficaz do ensino de ciências
Os TPM surgiram durante o desenvolvimento de um projeto de ciências na guiné-bissau, pelos autores e Delizoicov e Angotti (1982). Os TPM consistem em problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Primeiramente o professor precisa problematizaram o assunto abordado, ele pode levar em consideração contexto social de cada aluno, na busca de resposta para composição de do tema proposto.
Segundo momento trata-se da organização no conhecimento, que deverá contar com a ação efetiva do professor, que após levantar as problemáticas, deverá fazer seu planejamento e explicação dos conteúdos para a compreensão científica para que o aluno aprenda a perceber a existência de outras visões e explicações para as situações e fenômenos problematizadas, desenvolvendo a capacidade de comparar o conhecimento ir para melhor interpretar aqueles fenômenos e situações.
Na terceira e última etapa é preciso aplicar o conhecimento que o estudante compreendeu e está sendo internalizado, para ser utilizado para “ e interpretar tanto as situações iniciais que determinaram o seu estudo, como outras situações que embora não estejam diretamente ligadas ao motivo inicial, mais que são explicadas pelo mesmo.” 
Teoria social cognitiva
Teoria social cognitiva PSC formulada por Albert bandura, psicólogo de origem canadense enfatiza que o meio social em que vivemos faz parte da nossa vida e contribui de maneira significativa para o desenvolvimento humano.
Para bandura; Azzy; Polydoro (2008) "a maior parte do comportamento humano é aprendido pela observação através do processo de modelagem".

Outros materiais