Buscar

cancelamento

Prévia do material em texto

Cultura do cancelamento e a sua repulsa na sociedade moderna 
 
 Nessa contemporaneidade, tais atos, como as apelações medievais, tendo como objetivo queimar indivíduos na fogueira, utilizando como pretexto a índole ética, foram substituídos por um meio moderno, conhecido por cultura do cancelamento. Essa competência existe na sociedade estamental porque, a população tornou-se cada vez mais infiltrada nas redes sociais, com isso, a prática de uma atitude de cunho duvidosa, regressa em um motivo para exercer justiça em tal meio. Mediante a tudo isso, essa prática apresenta diversas falhas, sendo uma disseminação de ódio em meio virtual.
 A cultura do cancelamento é um boicote cibernético, que ocasiona ao indivíduo ameaças, perseguições e até agressões verbais. A atriz Elizabeth Olsen, conhecida por interpretar a Feiticeira Escarlate no MCU (universo cinematográfico da Marvel), foi vítima do cancelamento. No período que o ator Chadwick Boseman faleceu, muitos famosos da Marvel apresentaram condolências por homenagens nas suas redes sociais, mas a atriz Elizabeth Olsen decidiu não se pronunciar. Dessa forma, ela foi cancelada de tamanha forma que decidiu desativar a sua conta nas redes sociais. Nesse episódio, podemos observar como o discurso de ódio de um grupo se tornou comum na sociedade, tendo a disposição de ignorar a circunstância em meio ao luto enfrentado pela atriz. 
 Outra conjuntura que se sucedeu no meio virtual, foi o cancelamento do falecido pai do rock brasileiro, conhecido como Raul Seixas. Esse movimento de revogação diante ao cantor, foi devido a um acontecimento de 1974, tendo em vista que, o seu amigo compositor Paulo Coelho foi preso e torturado devido a uma declaração feita ao DOPS por Raul Seixas. Com isso, em 2019 o assunto veio à tona, devido a um documento inconclusivo, mas como a opinião pública se dissipou e o cancelamento se alastrou, acharam provas que o cantor não tinha dedurado e que isso não passava de um questionamento sem resposta. Portanto, podemos concluir que a sociedade não se importa com a condição do indivíduo, pois, mesmo com 30 anos de falecimento, o cantor passou por tremendo lixamento sem poder se defender. 
 Diante do que foi apresentado, podemos analisar que o cancelamento é uma prática que ao em vez de buscar uma justiça deliberada por equanimidade, apenas aponta e julga o erro dos indivíduos. Por esse motivo, a busca pela razão não baseia-se em um único lado da moeda, podendo apresentar outro contexto diante aos meios,. Tendo em vista tais pontos, enquanto essa cultura não for desacatada da humanidade, ela pode trazer diversos prejuízos futuros.

Mais conteúdos dessa disciplina