Buscar

Corgi

Prévia do material em texto

Corgi: Saiba tudo sobre essa raça!
Os corgis são cãezinhos populares graças ao seu companheirismo. A raça também ganhou público por ser a favorita da rainha Elizabeth II. Muitos dizem que a rainha sempre tinha ao menos sete cães dessa raça em seu palácio. 
No artigo de hoje mostraremos a história da raça, pelagem, saúde, temperamento e inteligência. Além do tempo de vida, cuidados e curiosidades. Confira tudo isso e muito mais logo abaixo!
História da raça
O corgi foi um cãozinho utilizado para o pastoreio de ovelhas durante muito tempo. Por ter um bom senso de direção e controle das ovelhas, ele era ótimo exercendo essa função. Mas, não demorou muito para que muitas pessoas os quisessem como cães de companhia. 
A rainha Elizabeth II foi uma das que apoiou os cães dessa raça como de companhia, tendo nada menos que sete no palácio. Muitos dizem ainda que ela teria um quarto apenas para os pequenos.
Pelagem
Os pelos do cão costumam ser curtos, mas muito densos. Por isso, muitas vezes são impermeáveis. Eles podem ter diversas cores e podem ser encontrados também com pelos longos, apesar de ser raro. 
É recomendada a escovação semanal, principalmente de corgis de pelo longo. Ainda que a raça não costume soltar tanto pelo. 
Saúde
O cão da raça corgi costuma ser saudável e bem energético. Entretanto, por ser um cachorro de patas curtas e corpo longo, alguns problemas na coluna podem o acometer. Principalmente durante a velhice. 
Para evitar esses transtornos é preciso assegurar que o cãozinho não faça exercícios com grande impacto na coluna. Além disso, recomenda-se que o controle de peso seja feito de forma rigorosa. Por isso, garanta que o seu corgi está se alimentando com uma ração equilibrada e com a quantidade correta. 
Ademais, se certifique de manter a vacinação e a vermifugação sempre em dia.
Temperamento
Esse cachorro possui um temperamento muito tranquilo na maioria das vezes. Vale lembrar que o corgi é um cão territorialista e que está sempre alerta, então os seus latidos são frequentes. 
Além disso, eles devem ser socializados desde jovem para se dar bem com crianças e outros animais. Eles não costumam ser agressivos, mas utilizam a mordida como mecanismo de defesa. 
Inteligência
Essa raça possui uma inteligência louvável. Por isso, é muito fácil conseguir adestrar o cãozinho dessa raça. Muito apegados a humanos, eles também adoram agradar o seu adestrador, o que facilita muito o processo. 
Tempo de vida
Os cães dessa raça possuem porte médio e, assim como tal, costumam viver aproximadamente 14 anos. Idas regulares ao veterinário para check ups podem prolongar essa expectativa de vida. 
Cuidados
Esse animal não precisa de muitos cuidados específicos. Mas, dois podem se sobressair no caso do corgi. O primeiro seria a escovação semanal ou diária, no caso do verão, quando esses cães costumam soltar mais pelo. 
Outro fator é o sobrepeso, ao qual o tutor deve estar sempre atento. Por isso, oferecer ração de qualidade, equilibrada e na quantidade correta é essencial. Além disso, exercícios diários podem ajudar a manter o peso recomendado. 
Curiosidades
Algumas curiosidades sobre os cães da raça corgi:
· O seu apelido pode ser heeler em alguns países, que quer dizer “cão de fazenda”;
· O folclore galês diz que fadas e duendes montavam um corgi tal como seus cavalos;
· Existe uma moeda comemorativa com a imagem da rainha Elizabeth II e um corgi;
· Esses cães são famosos na telinha, fazendo parte de seriados como Brooklyn 99 e Corgi: Top Dog;
· O corgi é um cão com muita energia e que late com frequência;
· Um dos corgis da rainha Elizabeth II ficou conhecido por morder com frequência.

Continue navegando