Buscar

Dachshund

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dachshund: Conheça mais sobre essa raça!
Mais conhecido como salsicha, essa raça de cachorros conquistou o coração de diversas partes do mundo. Conhecido por ter pernas curtas e focinho alongado, o dachshund é um ótimo cãozinho de companhia. 
No artigo de hoje mostraremos tudo sobre a história da raça e sua pelagem. Além da saúde, temperamento, inteligência, tempo de vida e cuidados. Não deixe de conferir tudo isso logo abaixo!
História da raça
A origem dessa raça é conhecida como na Alemanha, apesar de ter descrições no antigo Egito de uma raça muito semelhante. Por muito tempo os dachshund foram utilizados para caçar animais, principalmente texugos. Motivo pelo qual ficou conhecido como texugueiro. 
O principal motivo para esse animal ter sido utilizado para caça é pelo seu focinho e corpo longo, que consegue acessar locais com facilidade. Após a primeira guerra mundial, infelizmente esse cãozinho foi muito associado a Alemanha nazista, sofrendo agressões e abandonos. 
Mas, foi a partir de 1800 que a realeza começou a ter esse cão como companhia e ele foi reintroduzido nos lares. Apesar do preconceito, a partir de 1950 esse cãozinho já era muito popular.
Pelagem
A pelagem do cachorro salsicha pode ser de diversas formas, graças aos diversos cruzamentos. Mas, geralmente o seu pelo é curto, o que facilita os cuidados. Também se encontra esses cãezinhos com diversas cores na pelagem, sendo o ruivo o mais popular.
Recomenda-se que os pets sejam escovados e dado banhos regularmente, para manter o seu pelo macio e bem cuidado. 
Saúde
Por ter pernas curtas e coluna alongada, as vértebras desse cãozinho sofrem muitos impactos ao longo da vida. Por isso, as principais doenças desta raça estão associadas a sua coluna. 
Para evitar maiores problemas recomenda-se o uso de rampas para subir e descer locais. Além disso, o controle de peso deve ser feito para não sobrecarregar a coluna. Assim, você evitará possíveis cirurgias e hérnias de disco. 
Temperamento
Os cachorros salsichas são ótimos para socialização, principalmente com crianças. Eles possuem muita energia e adoram brincar, passear e cavar. São protetores e apegados aos donos, além de muito carinhosos. 
Se você deseja um cãozinho de companhia, essa é a raça certa para você. Apenas tenha certeza que poderá acompanhar a energia desse animalzinho.
Inteligência
Os cães salsicha são muito inteligentes, entretanto, a sua grande quantidade de energia e um pouco de teimosia podem interferir no adestramento da raça. Por isso, a recomendação é que eles sejam treinados desde muito cedo. 
Além disso, passeios regulares e muitas brincadeiras podem ajudar a gastar a energia acumulada e o cãozinho ficará muito mais obediente. 
Tempo de vida
Como a expectativa de vida dos pets está muito interligada ao porte da raça, o tempo de vida do dachshund é médio. Esses cãezinhos tendem a viver de 12 a 15 anos, mas idas regulares ao veterinário e exames de prevenção de doenças podem prolongar essa expectativa.
Cuidados
Para ter um cãozinho da raça dachshund, existem alguns cuidados específicos da raça que devem ser observados. Como, por exemplo, com a coluna, o peso e a higienização dos ouvidos. 
Para a coluna recomenda-se evitar qualquer tipo de sobrecarga. Então, treine seu cãozinho de modo a evitar pulinhos e ficar nas duas patas de trás. Ter rampas na casa e um prato elevado de ração também ajudam. 
O peso é outro fator que também deve ser controlado também pelo motivo da sobrecarga da coluna. Por isso, tenha sempre em mente comprar rações balanceadas e fazer muitos exercícios. 
Por fim, pela anatomia da orelha desse cãozinho ele tem predisposição a dor de ouvido e fungos. Então, sempre se preocupe em não deixar cair água, sempre higienizar e secar muito bem a orelha do seu dachshund.

Continue navegando