Buscar

Lamark bio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Jean-Baptiste Lamarck foi um naturalista e biólogo francês, nascido em 1 de agosto de 1744, em Bazentin-le-Petit, na região de Picardia, França. Lamarck é conhecido por sua contribuição significativa para o desenvolvimento da teoria da evolução, especialmente por sua proposta de um mecanismo evolutivo conhecido como "herança dos caracteres adquiridos". Sua vida e obra influenciaram profundamente o pensamento científico e o estudo da biologia.
### Infância e Educação:
Lamarck nasceu em uma família de classe baixa, filho de um militar. Desde cedo, Lamarck mostrou interesse pela natureza e pela ciência. Sua educação formal começou na escola jesuíta de Amiens, onde estudou retórica, filosofia e ciências naturais. Aos 17 anos, Lamarck ingressou no exército francês, seguindo os passos de seu pai. No entanto, sua paixão pela ciência o levou a estudar botânica e mineralogia nas horas vagas.
### Carreira Científica:
Após deixar o exército, Lamarck mudou-se para Paris em busca de oportunidades para desenvolver suas habilidades científicas. Ele começou a trabalhar como boticário e, ao mesmo tempo, continuou seus estudos em botânica e zoologia. Sua primeira publicação significativa foi sobre a classificação de insetos, o que lhe rendeu reconhecimento na comunidade científica.
Em 1778, Lamarck foi admitido na Academia Real de Ciências da França, onde começou a se destacar como um naturalista talentoso. Ele viajou extensivamente pela França, coletando espécimes de plantas e animais e realizando observações detalhadas sobre sua anatomia e comportamento.
### Teoria da Evolução:
Lamarck é mais conhecido por sua teoria da evolução, que ele desenvolveu ao longo de sua vida e apresentou em seu trabalho mais influente, "Filosofia Zoológica", publicado em 1809. Sua teoria da evolução foi baseada em dois princípios principais:
1. **Uso e Desuso**: Lamarck propôs que as características dos organismos mudam ao longo do tempo como resultado do uso e desuso de certas estruturas. Ele argumentou que os organismos desenvolvem características úteis através do uso frequente de certos órgãos e que essas características são transmitidas à descendência.
2. **Herança dos Caracteres Adquiridos**: Lamarck sugeriu que as características adquiridas durante a vida de um organismo podem ser transmitidas aos seus descendentes. Por exemplo, ele postulou que o pescoço comprido das girafas evoluiu porque os ancestrais das girafas esticavam seus pescoços para alcançar folhas altas, e essa característica foi transmitida às gerações seguintes.
### Recebimento e Críticas:
Apesar de suas contribuições significativas para o campo da biologia, a teoria de Lamarck enfrentou resistência e críticas de seus contemporâneos, incluindo o naturalista Georges Cuvier. Cuvier argumentou que as mudanças nas características dos organismos eram resultado de eventos catastróficos na história da Terra, não de um processo gradual de evolução.
### Legado:
Apesar das críticas, o trabalho de Lamarck influenciou muitos cientistas e filósofos, incluindo Charles Darwin. Embora a teoria da herança dos caracteres adquiridos tenha sido amplamente descartada pela comunidade científica, Lamarck é lembrado por suas contribuições pioneiras para o estudo da evolução. Sua abordagem sistemática para a classificação de espécies e suas observações detalhadas sobre a diversidade da vida continuam a inspirar os cientistas até hoje. Jean-Baptiste Lamarck faleceu em 18 de dezembro de 1829, em Paris, França, deixando um legado duradouro no campo da biologia evolutiva.

Outros materiais