Buscar

Curso de Dendrologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução à Dendrologia
Dendrologia: do grego, dendron (árvore) + logos (estudo) = o estudo das árvores
 
A Dendrologia baseia-se em caracteres tidos como secundários pela Botânica Sistemática, mas que quase sempre estão presentes na árvore, como a cor e o aspecto da casca, forma da copa, do tronco, tipo de folha, disposição das folhas ao longo do ramo, presença de acúleos, espinhos, estípulas, exsudações, cheiro e sabor. 
Conceitos taxonômicos
Os Sistemas Naturais, são baseados na afinidade natural das plantas. O primeiro Sistema Natural foi o de Jussieu, que procurou ordenar as Plantas considerando o número de cotilédones, a estrutura das sementes e uma soma de caracteres vegetativos e reprodutivos.
Além desses dois tipos de sistemas, ainda existe o Sistema Filogenético, que emprega toda a informação disponível para caracterizar táxons (ou taxa) e estabelecer relações de semelhança entre eles, com base em ancestralidade e descendência. 
Magnoliopsida (dicotiledôneas) e Liliopsida (monocotiledôneas): Sistema Cronquist
Sufixos: Para as famílias é utilizado o sufixo aceae (Ex.: Violaceae), oideae para sub subfamílias, ales para ordens, inales para subordens, opsida para classes, idae para subclasses, phyta para divisões, e phytina para subdivisões. 
Categorias Taxonômicas
espécie (species), gênero (genus), família (família), ordem (ordo), classe (classis), divisão (divisio) e reino (regnum).
Consideradas as categorias principais pode-se ter a seguinte gradação:
Reino – Divisão – Subdivisão – Classe- Subclasse – Ordem – Subordem – Família – Subfamília – Tribo – Subtribo – Gênero – Subgênero – Seção – Subseção – Série – Subsérie – Espécie – Subespécie – Variedade – Subvariedade – Forma – Subforma.
Terminologia dendrológica

Outros materiais