Buscar

imunologia clinica valiação2


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Peso da Avaliação4,00
Prova76580751
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros6/4
Nota6,00
1A nefelometria é uma técnica utilizada para mensurar os marcadores de doenças reumáticas. Para sua execução, é utilizado um nefelômetro, equipamento que mede a dispersão de luz gerada em soluções contendo imunocomplexos. Com base no que essa técnica é considerada, assinale a alternativa CORRETA:
A
Análise de Down-regulation.
B
Análise Qualitativa.
C
Análise Quantitativa.
D
Análise Semiquantitativa.
2Dentre as técnicas utilizadas para detecção dos anticorpos da rubéola o imunoensaio de ELISA constitui a principal metodologia para a investigação destes anticorpos devido a boa sensibilidade que apresentam (FERREIRA; MORAES, 2014). Dentro dos tipos de ELISA utilizados, pensando no método, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: FERREIRA, A. W; MORAES, S. L. Diagnóstico laboratorial das principais doenças infecciosas e autoimunes. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013
A
Método de captura para IgG e IgM.
B
Método indireto para IgM e o método de captura para IgG.
C
Método direto para IgG e IgM.
D
Método de captura para IgM, e o método indireto para IgG.
3
O diagnóstico e o acompanhamento aplicados a sífilis deve seguir fluxogramas de trabalho, a partir das metodologias previamente descritas pelo ministério da Saúde. De acordo com o fluxograma para triagem não treponêmica com confirmação por teste treponêmico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A amostra é inicialmente testada utilizando provas não treponêmicas.
(    ) A confirmação do resultado se dá por uma recoleta testada em provas não treponêmicas.
(    ) Resultado não reagente de teste não treponêmico em amostra pura não existe a necessidade de realizar a diluição.
(    ) Resultado reagente para o teste não treponêmico deverá ser confirmado por um teste treponêmico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
F - V - F - V.
C
V - F - F - V.
D
V - F - V - V.
4M.S., sexo masculino, 26 anos, foi admitido no pronto-socorro relatando surgimento de lesões de base endurecida e secreção na região da glande. Com base em qual doença que essa lesão é característica, assinale a alternativa CORRETA:
A
Sífilis congênita.
B
Neurosifilis.
C
Sífilis secundária.
D
Sífilis primária.
5O T. pallidum é um patógeno que tem como hospedeiro apenas os seres humanos e a via de transmissão ocorre principalmente por contato sexual, porém também pode ser transmitido por transmissão vertical. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Na sífilis terciária, o paciente apresenta um processo inflamatório acompanhado da destruição de tecido ósseo, estabelecimento da sífilis cardiovascular, neurossífilis é considerado o estágio mais grave. PORQUE II- Se o paciente não identificou e tratou a infecção no estágio de sífilis primário ou secundária, a doença entra num estágio de latência onde as manifestações clínicas cessam e podem voltar a se manifestar após dez anos da infecção. Assinale a alternativa CORRETA:
A
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C
As asserções I e II são proposições falsas.
D
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
6As orientações técnicas com as metodologias e fluxos de trabalhos para o diagnóstico do HIV são implantadas na rotina laboratorial baseados nas orientações técnicas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, a partir do Manual Técnico para o Diagnóstico da Infecção pelo HIV, aprovado pela Portaria SVS/MS n° 29, de 17 de dezembro de 2013. Essa portaria deve ser seguida pelos profissionais envolvidos no diagnóstico de HIV tanto nos setores públicos quanto privados. Quanto aos fluxos de diagnóstico do HIV, analise as sentenças a seguir: I- É de responsabilidade do profissional biomédico adequar a rotina do laboratório em que atua de acordo com a portaria SVS/MS n° 29, de 17 de dezembro de 2013. II- Existem seis fluxos possíveis que abrangem todas as gerações de testes para o HIV, e estruturas laboratoriais e de serviços de saúde. III- Nos fluxos, só é possível realizar testes com coleta de amostras de sangue venoso. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
Somente a sentença II está correta.
D
Somente a sentença III está correta.
7Existe diferentes métodos de ELISA, que são comumente realizadas dentro do laboratório de análises clínicas. Apesar das diferenças entre as técnicas, existem algumas semelhanças entre alguns princípios da metodologia. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- O substrato utilizado na análise é uma substância que tem como objetivo formar um complexo com a enzima e gerar novos produtos que será ligada a um cromógeno e gerar a reação de cor. II- Podemos realizar a leitura do resultado de forma quantitativa ou qualitativa. III- A lavagem da placa sempre é realizada após os processos de reações a fim de eliminar moléculas, antígenos, anticorpos que não se ligaram na placa. IV- A reação de cor indica teste positivo para todos as metodologias de ELISA. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
As sentenças I e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
8Em humanos, sabe-se que vários coronavírus causam infecções respiratórias, que podem variar do resfriado comum a doenças mais graves, como a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda grave (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença de coronavírus COVID-19. Sobre o diagnóstico do coronavírus, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A principal metodologia para detecção direta é realizada por RT-PCR. ( ) O resultado positivo para o COVID -19 se dá apenas com o exame RT-PCR. ( ) Entre o 2º e o 10º após o início dos sintomas conseguimos detectar presença do antígeno em amostra de secreção nasofaríngea. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V.
B
F - V - V.
C
V - F - V.
D
V - V - F.
9O HIV é um vírus que infecta o sistema imunológico dos seres humanos. Se não tratada passa a expressar um quadro conhecido como Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA ou AIDS). Sobre as fases de progressão da doença, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Infecção aguda II- Latência clínica III- Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. ( ) Um paciente é enquadrado nesta fase quando a contagem de linfócitos T-CD4+ é inferior a 200 células/mm3. ( ) Esta fase dura de 3 a 6 semanas, e por apresentar sintomas leves e similares ao de uma gripe. ( ) Nesta fase, o vírus se replica intensamente, porém o sistema imune por ainda consegue controlar a replicação viral, de modo que o paciente não manifesta sintomas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - II - III.
B
I - III - II.
C
III - I - II.
D
II - I - III.
10As doenças reumáticas podem ser de fase aguda, originadas por fatores exógenos, ou crônica. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. ( ) O processo inflamatório está presente somente em doenças reumáticas em fase aguda. ( ) Na osteoartrite, ocorre o processo degenerativo nas estruturas cartilaginosas que gera alterações nos ossos e conduz a formação de um processo inflamatório na membrana sinovial. ( ) A artrite reumatoide é uma doença inflamatória, autoimune sistêmica, que acomete somente nas cartilagens. ( ) A febre reumática é uma doença autoimune que acomete pacientes geneticamente predispostos, após a infectados pela bactéria Streptococcus pyogenes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - F - V - F.
C
V - F - F - F.
D
F - V - F - V.