Buscar

INTRODUÇÃO_AO_DESIGN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO DESIGN
EMENTA 
Conceitos, definições e teorias do design, apresentando o contexto histórico mundial e brasileiro, demonstrar como esta área vem se consolidando ao passar do tempo. Contexto educacional do design, abordando a pesquisa e o campo de atuação deste profissional. Com vistas ao que tem-se na contemporaneidade, serão abordadas as perspectivas do design, reforçando aspectos sobre sua teoria e sobre a evolução das tendências. Apresenta aspectos formais, sensíveis e sociais do design a partir das relações entre design, estética e meio ambiente relacionando as dimensões emocional e social.
 
CARGA HORÁRIA: 80 horas 
OBJETIVOS DA DISCIPLINA 
Expor alguns conceitos, definições e teorias do design, sob o contexto histórico mundial e brasileiro a fim de demonstrar como esta área vem se consolidando ao passar do tempo. A disciplina também propõe um momento de reflexão sob o âmbito educacional do design, abordando a pesquisa e o campo de atuação do profissional designer.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 
UNIDADE 1. CONCEPÇÕES DO DESIGN E SEU CONTEXTO HISTÓRICO
Trata das concepções do design e seu contexto histórico apresentado sob o olhar de alguns teóricos. Também expõe uma breve introdução histórica de forma geral, de acordo com o âmbito histórico mundial, seguido pela implementação do design no Brasil e seus reflexos no campo educacional. A partir disso, questões referentes ao contexto de pesquisa e campo de atuação do profissional serão apresentadas a fim de denotar a pluralidade do mercado na área.
UNIDADE 2. ENTENDENDO O CONTEXTO CONTEMPORÂNEO DO DESIGN
Procura entender o contexto contemporâneo do design relacionando-o com as transformações pelas quais a sociedade e as tecnologias vêm passando, refletindo também, sobre como essas demandas têm influenciado na atuação do profissional designer.
UNIDADE 3. OS ASPECTOS FORMAIS, SENSÍVEIS E SOCIAIS DO DESIGN
introduz os aspectos formais, sensíveis e sociais do Design e tem como objetivo compreender os conceitos estéticos e as relações existentes entre forma e função. As interconexões entre o Design e o meio ambiente buscam denotar o perfil transformador desta área do conhecimento, guiando o estudante a fim de elucidar questões relativas às dimensões emocionais e sociais do Design, reconhecendo no designer um agente .
COMPETÊNCIA DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA 
· Compreender os conceitos referentes às origens e aos processos de evolução histórica do design;
· Possibilitar o entendimento das bases teórica do design;
· Capacitar no desenvolvimento de repertório sobre design.
HABILIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA 
· Entender os fundamentos teóricos do design;
· Conhecer e elaborar raciocínio fundamentado sobre o design;
· Ser capaz de contextualizar o design;
· Assumir o design dentro de perspectivas socioambientais, econômicas e éticas.
 BIBLIOGRAFIAS 
	B1
	BÜRDEK, Bernhard E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Blücher, 2010. 2a. edição. ISBN: 978-85-212-1323-9.
	B2
	MORAES, dijon de. Escritos em design: um percurso narrativo. São Paulo: Blücher, 2021. 1a. edição. ISBN: 978-65-5506-247-2.
	B3
	TAI, Hsuan-Na. Design: conceitos e métodos. São Paulo: Blücher, 2018. 1a. edição. ISBN: 978-85-212-1011-5.
	C1
	CRIVELARO, Marcos; PINHEIRO, Antônio Carlos da F. B. P. História da Arte e do Design. São Paulo: Editora Érica, 2014. E-book. 1a. edição. ISBN: 978-85-3652-810-6.
	C2
	LAWSON, Bryan. Como arquitetos e designes pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 1ª. Edição. ISBN: 978-85-7975-017-5.
	C3
	LÖBACH, Bernd. Design industrial – Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blücher, 2001. 1ª. Edição. ISBN: 978-85-212-0288-2.
	C4
	MACIEL, Dayanna dos S. C.; BRITO, Stephanie F. Design, cultura e sociedade. Curitiba: Intersaberes, 2021. 1a edição. ISBN: 978-65-5517-936-1.
	C5
	WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer: princípios de design e tipografia para iniciantes. São Paulo: Callis Ed., 2013. 4a. edição. ISBN: 978-85-7416-836-4.

Continue navegando