Buscar

Licenciatura em Foco - AV2 - 1 a 5


Prévia do material em texto

1O Plano Nacional de Educação - PNE - determina as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo de metas visam à garantia do direito à educação básica com qualidade. O segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação. Por fim, o quarto grupo de metas refere-se ao Ensino Superior. Sobre o Plano Nacional de Educação - PNE -, analise as seguintes afirmativas: I- Tem como objetivo discutir, planejar e refletir sobre o modelo de escola que queremos: uma escola participativa, comprometida com a relação escola-sociedade, ou somente por imposição, já com métodos definidos de ensino-aprendizagem. II- Traz em seu contexto as diretrizes que buscam orientar a educação nacional, independentemente de ser pública ou privada, definindo as responsabilidades da União, dos Estados e municípios. III- É composto por 92 artigos entre a Educação Básica e o Ensino Superior, buscando refletir a educação brasileira, em que encontramos muitos desafios numa nação com diversas realidades para educandos e educadores. IV- Formado por 20 metas, é a base para os estados e municípios elaborarem seus planos educacionais com previsão de recursos financeiros, que devem ser aprovados para a sua execução. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a afirmativa IV está correta.
B
As afirmativas I, II e III estão corretas.
C
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D
As afirmativas I e III estão corretas.
2As discussões e as ações acerca da educação inclusiva no Brasil surgiram a partir do final da década de 1980 e início da década de 1990, com o objetivo de unir o ensino especial com o regular. No entanto, sua difusão deu-se somente com a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, em Salamanca, no ano de 1994, que propôs a garantia da inclusão, por meio do acesso de pessoas com necessidades educativas especiais, no ambiente escolar comum, atendendo à diversidade, seja ela racial, cultural ou de gênero. Sobre as políticas públicas no contexto da educação inclusiva no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão não é um dever da escola, mas, sim, do Estado e das comunidades locais. ( ) Estabelecem mudanças para garantir a qualidade na educação respaldada nos Direitos Humanos, que defendem uma educação para todos. ( ) Visam à garantia de que toda criança tenha o direito e o acesso a uma educação individualizada, que atende a suas reais necessidades. ( ) Preocupam-se com o desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar, respeitando os limites e as habilidades individuais dos educandos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
V - V - V - F.
C
V - F - F - V.
D
F - V - V - V.
3O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência apresenta uma denominação específica. Sobre essa denominação, assinale a alternativa CORRETA:
A
Heterocentrismo.
B
Etnocentrismo.
C
Geocentrismo.
D
Heliocentrismo.
4A inclusão é ainda uma batalha constante. Para alcançá-la é necessário alterar os currículos, preparar os docentes e todos os envolvidos com a educação, inclusive os pais e a comunidade. Para que aconteça literalmente a inclusão nas escolas, é preciso romper o preconceito incorporado na sociedade, e esse é um desafio de todos e para todos. O processo de inclusão deve ser percebido pela escola no seu aspecto mais amplo, como sendo um instrumento que favorece o acesso e a permanência nas classes comuns do sistema regular de ensino de todos os alunos que possuem algum tipo de deficiência. Sobre a inclusão, assinale a alternativa CORRETA:
A
A inclusão não é definitivamente uma abertura para enfrentar problemas como o preconceito ela busca o aprimoramento e a qualidade da educação básica e superior, pois os alunos com ou sem deficiência podem exercer o direito á cidadania em sua plenitude, são necessárias práticas educativas, a fim de promover e atender às diferenças.
B
A inclusão é um desafio, que ao ser devidamente enfrentado pela escola comum, provoca a melhoria da qualidade da educação básica e superior, pois para que os educandos com e sem deficiência possam exercer o direito à educação em sua plenitude, é necessário que essa escola aprimore suas práticas, a fim de atender às diferenças.
C
A inclusão é um grande desafio, que rompe barreiras na educação comum, provocando melhorias na educação básica e superior, pois os alunos com ou sem deficiência não têm o direito de exercer a cidadania e sua plenitude, para isso é necessário que as escolas pratiquem essas diferenças.
D
A inclusão não é definitiva. Tendo que enfrentar o problema do preconceito. Ela não busca o aprimoramento e não faz jus à qualidade do ensino básico, mesmo os alunos com ou sem deficiência podem exercer a cidadania e plenitude soberana. Assim, preservar-se os direitos das crianças, para que pratiquem essas diferenças.
5As adaptações pedagógicas devem compreender a organização administrativa e pedagógica, os recursos humanos e os recursos materiais. Esses são os principais eixos norteadores de qualquer mudança em prol da inclusão. Nesse sentido, tais adaptações devem contemplar os seguintes critérios para o aluno com deficiência no ensino regular. Sobre esses critérios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O desenvolvimento integral do aluno, abrangendo o cognitivo, o social e o afetivo. ( ) Que o aluno se adéque conforme as especificidades de cada escola. ( ) Que as dificuldades individuais de cada aluno sejam respeitadas e atendidas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F.
B
V - F - V.
C
V - V - F.
D
F - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina