Buscar

Licenciatura em Foco prova 2

Prévia do material em texto

Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:668353) ( peso.:1,50)
	Prova:
	28459002
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As discussões e as ações acerca da educação inclusiva no Brasil surgiram a partir do final da década de 1980 e início da década de 1990, com o objetivo de unir o ensino especial com o regular. No entanto, sua difusão deu-se somente com a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, em Salamanca, no ano de 1994, que propôs a garantia da inclusão, por meio do acesso de pessoas com necessidades educativas especiais, no ambiente escolar comum, atendendo à diversidade, seja ela racial, cultural ou de gênero. Sobre as políticas públicas no contexto da educação inclusiva no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão não é um dever da escola, mas, sim, do Estado e das comunidades locais.
(    ) Estabelecem mudanças para garantir a qualidade na educação respaldada nos Direitos Humanos, que defendem uma educação para todos.
(    ) Visam à garantia de que toda criança tenha o direito e o acesso a uma educação individualizada, que atende a suas reais necessidades.
(    ) Preocupam-se com o desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar, respeitando os limites e as habilidades individuais dos educandos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	A Lei de Diretrizes e Bases - LDB - é a legislação que regulamenta todo o sistema educativo no Brasil. Numa perspectiva inclusiva, considera o direito à educação para todos, já garantido na CF/88. Apresenta diretrizes que buscam nortear a educação nacional,  independentemente de ser pública ou privada, estabelecendo as responsabilidades da União, dos Estados e municípios. Sobre a LDB, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É composta por 92 artigos que trazem diversas realidades para educandos e educadores.
(    ) Está dividida em dois níveis: a Educação Básica e o Ensino Superior.
(    ) Considera Leis que regem apenas a Educação Especial de todo Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	3.
	A inclusão é um processo desafiador, que requer constantes reflexões e mudanças de atitudes, o que nem sempre é uma tarefa de fácil condução, pois, embora seja um processo implantado legalmente e concebido pelas escolas regulares, existem ainda muitas resistências, muitos medos, preconceitos e desconfortos que estão diretamente associados a tal processo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O processo de ensino-aprendizagem não depende do professor e sim da realidade social.
II- A diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa uma nova era para nossos educandos
III- O atendimento das necessidades educacionais não instigam ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando.
IV- Preservar a diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas capacidades e potencialidades do educando.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	A escola precisa estar preparada para oferecer condições adequadas, no intuito de atender às características individuais dos alunos. Nesse sentido, para que se possam desencadear resultados favoráveis, deve-se buscar dentro desses espaços educacionais uma prática pedagógica construída a partir da reflexão e do envolvimento de todos os profissionais inseridos nesse contexto, com isso destacamos a importância do trabalho realizado de forma conjunta. Nesse sentido, chamamos a atenção sobre a importância dos mecanismos de ações conjuntas para discutir questões de aprendizagem no contexto educacional. Para remover barreiras da aprendizagem, é preciso sacudir as estruturas tradicionais sobre as quais nossa escola está assentada. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Nos dias atuais com uma educação plena, é indispensável que a proposta seja identificada.
II- Devemos remover barreiras conceituais, atitudinais e político-administrativas, cujas origens são múltiplas e complexas.
III- Para que a educação inclusiva se concretize, na plenitude de sua proposta, é indispensável que sejam identificadas e removidas barreiras conceituais, atitudinais e político-administrativas, cujas origens são múltiplas e complexas.
IV- É indispensável que sejam identificadas e removidas barreiras conceituais, atitudinais e político-administrativas, mas as origens são múltiplas e complexas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	5.
	A inclusão é ainda uma batalha constante. Para alcançá-la é necessário alterar os currículos, preparar os docentes e todos os envolvidos com a educação, inclusive os pais e a comunidade. Para que aconteça literalmente a inclusão nas escolas, é preciso romper o preconceito incorporado na sociedade, e esse é um desafio de todos e para todos. O processo de inclusão deve ser percebido pela escola no seu aspecto mais amplo, como sendo um instrumento que favorece o acesso e a permanência nas classes comuns do sistema regular de ensino de todos os alunos que possuem algum tipo de deficiência. Sobre a inclusão, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A inclusão é um grande desafio, que rompe barreiras na educação comum, provocando melhorias na educação básica e superior, pois os alunos com ou sem deficiência não têm o direito de exercer a cidadania e sua plenitude, para isso é necessário que as escolas pratiquem essas diferenças.
	 b)
	A inclusão não é definitivamente uma abertura para enfrentar problemas como o preconceito ela busca o aprimoramento e a qualidade da educação básica e superior, pois os alunos com ou sem deficiência podem exercer o direito á cidadania em sua plenitude, são necessárias práticas educativas, a fim de promover e atender às diferenças.
	 c)
	A inclusão não é definitiva. Tendo que enfrentar o problema do preconceito. Ela não busca o aprimoramento e não faz jus à qualidade do ensino básico, mesmo os alunos com ou sem deficiência podem exercer a cidadania e plenitude soberana. Assim, preservar-se os direitos das crianças, para que pratiquem essas diferenças.
	 d)
	A inclusão é um desafio, que ao ser devidamente enfrentado pela escola comum, provoca a melhoria da qualidade da educação básica e superior, pois para que os educandos com e sem deficiência possam exercer o direito à educação em sua plenitude, é necessário que essa escola aprimore suas práticas, a fim de atender às diferenças.
	6.
	As políticas públicas podem ser definidas como um conjunto de ações do governo destinadas a atender determinada demanda ou problemática. Uma das problemáticas existentes em nosso contexto vem sendo garantida na Lei nº 10.436/02. Sobre o que diz a Lei, analise as afirmativas a seguir:
I- Estabelece que a Língua Brasileira de Sinais é um meio legal de comunicação e expressão.
II- Determina que seja institucionalizada e difundida a Língua Brasileira de Sinais, como também sua inclusão como disciplina nos cursos de formação de professores e de fonoaudiologia.
III- Torna obrigatório o ensino de disciplina de Libras, em todas as modalidades de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei10436.pdf>. Acesso em: 3 maio 2018.
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somentea afirmativa III está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	7.
	A escola possui muitas funções no âmbito social e seu valor formativo, visa entender o valor do seu papel no processo integral dos alunos, com intuito de efetivar sua formação na cidadania e para ela. Acerca dos maiores desafios para uma equipe gestora democrática e participativa no âmbito escolar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Atuar no coletivo, conquistando meios de parceria de educadores, educandos e comunidade escolar.
	 b)
	Apoiar a integração dos alunos, exceto os que têm alguma deficiência, pois eles precisam estar em meio a seus pares.
	 c)
	Estabelecer regras de convívio que atuem no controle dos alunos.
	 d)
	Criar formas de inserir os alunos num modelo tradicional de ensino, considerando que aprender depende unicamente dos conteúdos presentes no livro didático.
	8.
	O documento da Declaração de Salamanca reforça questões referentes aos direitos do ser humano, preconizando a qualidade educativa ao entender a diversidade e a valorização de todas as especificidades, em prol de uma formação emocional, física social e intelectual, fortalecendo, assim, a inclusão. Sobre a diferença entre a integração e inclusão, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Integrar e incluir pertencem a mesma concepção, que conduz o aluno à participação efetiva em todas as atividades escolares.
	 b)
	Integrar o sujeito em um ambiente é permitir seu acesso, ou seja, a entrada em um determinado ambiente. A inclusão permite condições para que esse acesso se torne legítimo a sua participação e envolvimento nas ações.
	 c)
	A perspectiva inclusiva pertence a uma educação tradicional, que reforça a individualidade e o desenvolvimento da aprendizagem pelo esforço individual do aluno, não necessitando de adequações para alunos com necessidades especiais.
	 d)
	A inclusão refere-se à entrada do aluno no espaço físico escolar, sem necessariamente adequar os materiais e os móveis, a integração permite o legítimo acesso com as adaptações pedagógicas e estruturais.
	9.
	A escola é de todas as crianças. Quando falamos na inclusão da criança com deficiência na escola comum, temos que levar em consideração que o trabalho não pode ser exclusivo ou de responsabilidade de um só. Sobre a inclusão da criança com deficiência, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Deve ser inserido no ritmo dos demais alunos.
	 b)
	Não necessita de um trabalho multidisciplinar, mas, sim, individual.
	 c)
	Necessita da área da saúde e não escolar.
	 d)
	Deve promover o convívio com todos, mas ser estimulado a progredir a partir de seu ritmo.
	10.
	De acordo com a Lei nº 9.394/96, art. 22º, a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Com relação à Educação Básica, analise as afirmativas a seguir:
  
I- A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
II- A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada com carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 220 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
III- Com relação à verificação do rendimento escolar, a avaliação deverá ser contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados de eventuais provas finais.  
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 jun. 2020.
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando