Buscar

AVALIAÇÃO DE TREINO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A ultrassonografia, como exame de imagem, permite a obtenção de imagens de estruturas internas do corpo humano.
As ondas que retornam ao aparelho são transformadas em sinais elétricos, amplificadas, processadas por computadores e visualizadas no monitor de vídeo. 
_____________ baseia-se em um fenômeno físico no qual as ondas são transmitidas por meio da intensidade do eco.
Reflexão
Um paciente internado a 15 dias na unidade de terapia intensiva, sob o uso de bloqueadores neuromusculares, será avaliado pelo fisioterapeuta da unidade.
Qual é a possível alteração do quadríceps que se pode esperar nesse paciente?
Diminuição da espessura da musculatura.
João, ao jogar basquete, teve um choque contra outro jogador e se queixou de dor no ombro esquerdo. O fisioterapeuta do time apresentava um aparelho portátil de ultrassonografia e realizou o exame no intervalo do jogo, pois o jogador apresentava dor e limitação do movimento.
Ao realizar a ultrassonografia do ombro, pode-se "esconder" alguma estrutura devido à pressão da sonda:
bursa.
Durante um exame de ultrassonografia, um breve pulso de ultrassom é emitido por um aparelho constituído por um cristal piezoelétrico. Um pulso elétrico provoca uma deformação mecânica na estrutura desse tipo de cristal, que passa a vibrar, originando uma onda mecânica (p. ex., uma onda sonora). Em contrapartida, uma pressão mecânica (onda sonora) exercida sobre esse tipo de cristal origina uma corrente elétrica. Dessa forma, o pulso de ultrassom enviado através do corpo é parcialmente refletido nas diferentes estruturas do corpo e detectado de volta pelo mesmo aparelho, que transforma a onda sonora em um pulso elétrico que poderá ser visualizado em um monitor de vídeo.
Qual é o nome do fenômeno que ocorre?
 Efeito piezelétrico
Você é profissional da saúde e está de plantão na sala vermelha de um pronto-socorro, quando chega uma mulher de 30 anos, grávida de 4 meses, que sofreu uma queda dentro de um ônibus e apresenta edema no tornozelo direito e está deambulando com dificuldade.
Essa paciente pode realizar um exame de ultrassonografia? 
Sim, pode realizar esse exame.
As técnicas de preparação consistem em realizar exercícios ou atividades que deixem o corpo do atleta apto a realizar esforços maiores. De acordo com o aquecimento passivo, pode-se afirmar que:
I – É realizado por meio de um agente externo.
II – Consiste na realização de exercício de baixa intensidade.
III – Tem como exemplo a diatermia.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Após o processo de dano muscular, ocorrem diversas respostas morfológicas e funcionais no nosso organismo. Os marcadores bioquímicos, como a concentração de proteínas musculares, são um deles. Qual é o marcador bioquímico mais popular no futebol?
Creatina quinase.
Existe uma gama grande de exercícios que podem ser realizados na etapa preparatória, com atividades de mobilidade, com bola e de ativação. Com relação ao último, qual seria um exemplo de exercício dessa categoria?
Prancha.
O desgaste a que os atletas estão expostos não é somente físico, já que a sobrecarga emocional também é muito grande. Qual instrumento avalia o estado emocional dos jogadores por categorias como raiva, confusão e fadiga?​​​​​​​
Escala de humor de Brunel.
Após uma série de jogos, é comum que os atletas apresentem um desgaste elevado. Para minimizar esse processo, são utilizadas diferentes estratégias regenerativas. De acordo com as técnicas de recuperação, é possível afirmar que:
I – A crioterapia de imersão tem efeitos benéficos pela pressão hidrostática.
II – O alongamento é uma das técnicas mais efetivas para amenizar o desgaste após os jogos.
III – A massagem pode gerar alívio das dores.
Dentre as três afirmações acima, qual(is) é(são) verdadeira(s) e qual(is) é(são) falsa(s)?
V – F – V.
O volume pode ser definido como a quantidade total de atividade realizada durante um exercício físico e pode ser mensurado de diferentes formas. Assinale a alternativa que apresenta uma das formas de mensurar o volume de um exercício físico​​​​​​​.
Número de repetições durante um exercício físico.
Os exercícios físicos realizados em altas intensidades comprometem a homeostase do corpo. Em especial, observamos que há mudanças relevantes no pH sanguíneo. Assinale a alternativa que contenha o substrato resultante da produção de energia que afeta o equilíbrio acidobásico do tecido sanguíneo.
Lactato.
A utilização de substratos energéticos se modifica conforme a intensidade do exercício físico se altera. Assinale a alternativa que apresenta o substrato predominantemente utilizado como fonte de energia em exercícios físico de alta intensidade.
Glicogênio muscular.
A intensidade do exercício físico altera as respostas hormonais no organismo. Dentre os diversos hormônios que têm seus níveis alterados durante o exercício físico, assinale o hormônio que tem sua produção e liberação gradualmente diminuída conforme aumenta-se a intensidade e o volume da atividade física.​​​​​​​
Insulina.
Em exercícios prolongados, ocorre um aumento da temperatura corporal e, consequentemente, da produção de suor. Esse fato implica algumas alterações no sistema circulatório. Assinale a alternativa que apresenta as alterações que o coração apresenta após a perda demasiada de líquido.​​​​​​​
Estabilização do débito cardíaco, aumento da frequência cardíaca e diminuição do volume sistólico.
 
A avaliação é um processo durante o qual o professor acompanha seus alunos durante todo o ciclo de conhecimento. Ela deve ser entendida como uma ferramenta básica do professor ou treinador. 
Para ser realizada da maneira correta durante uma aula ou um treino de basquetebol, a avaliação dever estar ligada a(ao):
objetivo dos alunos/atletas.
No início da década de 1930, a Educação Física foi fortemente influenciada pelas primeiras escolas de formação, que eram mantidas dentro de quartéis, ou seja, tiveram forte influência militar.
em designar apenas quem era apto e não apto e formar equipes campeãs. 
A década de 1980 foi fortemente marcada por uma força política que contrapunha o modo de pensamento existente. Não somente na educação foram inseridas novas ideias: a Educação Física e toda a sua prática das modalidades começa a ser repensada fortemente.
Durante a aula ou o treino de basquetebol, atualmente a avaliação deve ser realizada com a preocupação de:
 Avaliar o aluno a partir das dimensões procedimental, atitudinal e conceitual.
A avaliação em Educação Física dentro da aprendizagem do basquete deve seguir as últimas teorias, segundo as quais cada aluno é um ser pensante, com suas dificuldades e seus pontos de facilidade. Portanto, avaliar somente uma dimensão do ajkluno torna a avaliação insipiente.
Marque a opção de dimensão que está corretamente definida dentro da modalidade do basquetebol:
A avaliação procedimental deve considerar se o aluno/atleta consegue realizar procedimentos com relação à parte prática da aula.
.
Avaliar nem sempre foi uma tarefa fácil; o ato de atribuir um conceito, uma nota ou uma descrição a determinado conhecimento sempre gerou muitas discussões no campo da Educação. No entanto, sabe-se que a avaliação deve se realizada continuamente e que ela se divide conforme o momento em que é feita.
Assinale a alternativa correta com relação ao nome e ao momento em que ela é realizada:
Formativa, avaliando o meio do ciclo e fornecendo feedback para verificar erros na forma como a equipe ou os alunos estão trabalhando.

Outros materiais