Buscar

Atividade 3 - Redes industriais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hoje é comum o termo Wi-Fi (Wireless Fidelity). Em todos os lugares, você se depara com a pergunta “Tem Wi-fi?”. Esse termo virou sinônimo de conexão de Internet sem fio, ou wireless. Mas você já se perguntou qual a origem do nome? Na verdade, a palavra não tem significado, segundo Phil Belanger (2005), um dos membros fundadores da Wi-Fi Alliance, na época foi puramente uma questão de marketing (BBC News Mundo, 2021).
Entretanto, a tecnologia wireless teve uma avanço a partir do final da década de 90 com a evolução nas características como segurança, velocidade, volume de dados transmitidos e redução de custo de implantação. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2019, um percentual de 81,2% dos brasileiros conectam a Internet via rede móvel.
Esse avanço resultou em novos serviços utilizados nas redes, comerciais e residenciais, como também  nas redes industriais. Com relação às redes industriais, o crescimento da tecnologia wireless   trouxe melhorias na automação   dos processos, por exemplo,  no gerenciamento dos processos industriais,  se adequando às novas demandas do mercado e sendo aplicada a diversos tipos de equipamentos como sensores e computadores.   
Nesse novo cenário, a comunicação por wireless torna-se uma novidade e pode ser implantada no ambiente conhecido como chão de fábrica para permitir a comunicação de dados dos equipamentos de campo com os sistemas de softwares administrativos, por exemplo, facilitando a redução dos custos, e gerando alta confiabilidade.
Você pode notar que a tecnologia wireless torna-se abrangente, sendo uma solução em diversos tipos de ambiente, principalmente ambientes de rede industriais.  Diante disso, considere o protocolo HART (Highway Addressable Remote Transducer), mas a sua versão WirelessHART,  e responda: por que implantar o WirelessHART em uma rede industrial?
R:
O wirelessHart é o primeiro padrão aberto de comunicação sem fio desenvolvido especificamente para atender necessidades industriais. Opera na frequencia de 2.4 GHz para sincronizar a comunicação entre os vários equipamentos de rede.
As redes WirelessHart possuem três componentes principais:
- dispositivos de campo sem fio conectados a equipamentos de processo;
- gateways que fazem a comunicação entre esses dispositivos.
- network manager que configuram e monitoram a integridade da rede, agendam comunicações entre equipamentos e gerenciam rotas de mensagens.
Por se tratar de um padrão aberto, simples e robusto, é amplamente utilizada em redes industriais. Geralmente os locais industriais são de difíceis acesso, por isso a sua implantação nessa área é de grande ajuda para a automação industrial.

Outros materiais