Buscar

A corrente elétrica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A corrente elétrica
A corrente elétrica é o fluxo de cargas elétricas em um condutor, como fios metálicos. Essas cargas são geralmente elétrons livres que se movem através do condutor sob a influência de uma diferença de potencial elétrico (tensão) aplicada entre dois pontos. A unidade de medida da corrente elétrica é o ampère (A).
Existem dois tipos principais de corrente elétrica:
1. **Corrente contínua (CC)**: Nesse tipo de corrente, o fluxo de elétrons é unidirecional, ou seja, os elétrons fluem sempre na mesma direção. A corrente contínua é comumente fornecida por baterias e fontes de alimentação de corrente contínua.
2. **Corrente alternada (CA)**: Na corrente alternada, a direção do fluxo de elétrons se alterna periodicamente entre os dois sentidos em um ciclo. A corrente alternada é a forma de eletricidade fornecida pelas tomadas domésticas e é comumente usada na transmissão de energia elétrica devido à sua capacidade de ser transmitida eficientemente em longas distâncias.
Um curto-circuito ocorre quando há uma rota de baixa resistência entre os dois pontos de um circuito elétrico, resultando em uma corrente elétrica excessivamente alta. Isso geralmente acontece devido a um mau funcionamento ou falha no isolamento dos condutores elétricos. Quando ocorre um curto-circuito, a corrente elétrica flui através de um caminho de baixa resistência, muitas vezes aquecendo os condutores e outros componentes do circuito.
Os curtos-circuitos podem resultar em vários problemas, incluindo:
1. **Sobrecarga de circuitos**: O aumento repentino da corrente elétrica pode levar a danos nos equipamentos elétricos e até mesmo a incêndios.
2. **Interrupção de energia**: Um curto-circuito pode desligar o circuito elétrico, interrompendo o fornecimento de energia.
3. **Danos aos equipamentos elétricos**: A alta corrente elétrica pode danificar os componentes elétricos do circuito, como fusíveis, disjuntores, transformadores e aparelhos elétricos conectados.
Para evitar curtos-circuitos, é importante instalar e manter os sistemas elétricos de forma adequada, garantindo que os condutores estejam adequadamente isolados e protegidos. Dispositivos de proteção, como fusíveis e disjuntores, são projetados para interromper a corrente elétrica em caso de curto-circuito, protegendo assim os equipamentos e prevenindo danos maiores.

Outros materiais