Buscar

Resistor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resistor
Um resistor é um componente eletrônico passivo que oferece resistência ao fluxo de corrente elétrica em um circuito. Ele é projetado para limitar ou controlar a quantidade de corrente que flui através dele. Os resistores são amplamente utilizados em eletrônica para várias finalidades, incluindo controle de corrente, divisão de tensão, proteção de circuitos e ajuste de ganho.
Aqui estão alguns pontos importantes sobre resistores:
1. **Funcionamento:** Um resistor é construído com um material que possui alta resistividade elétrica, como carbono, metal ou cerâmica. Quando uma diferença de potencial (tensão) é aplicada aos terminais do resistor, uma corrente elétrica começa a fluir através dele de acordo com a Lei de Ohm. A resistência (R) de um resistor é medida em ohms (Ω).
2. **Identificação de Resistores:** Os resistores são normalmente marcados com um código de cores para indicar o valor de sua resistência. Este código consiste em faixas coloridas que representam os dígitos significativos e a multiplicação do valor da resistência. Além disso, resistores também podem ser identificados por um valor numérico ou alfanumérico impresso diretamente em sua superfície.
3. **Tipos de Resistores:** Existem vários tipos de resistores, incluindo resistores de filme de carbono, resistores de filme metálico, resistores de fio de enrolamento, resistores de filme espesso, resistores de montagem superficial (SMD) e resistores de potência. Cada tipo tem suas próprias características de precisão, tolerância, estabilidade de temperatura e dissipação de potência.
4. **Aplicações:** Resistores são usados em uma ampla gama de aplicações eletrônicas. Eles são essenciais em circuitos de limitação de corrente, como em LEDs, para proteger dispositivos sensíveis. Também são utilizados em circuitos de divisão de tensão para fornecer uma fração da tensão total. Além disso, são empregados em circuitos de filtro, osciladores, amplificadores e muito mais.
5. **Resistores Variáveis:** Existem resistores variáveis, também conhecidos como potenciômetros ou trimpots, que podem ter sua resistência ajustada manualmente. Esses dispositivos são frequentemente usados para calibração, ajuste de ganho ou controle de volume em equipamentos eletrônicos.
Os resistores desempenham um papel crucial na eletrônica moderna, proporcionando controle sobre a corrente e a tensão em circuitos complexos. Seu uso é tão difundido que é difícil imaginar um circuito eletrônico que não faça uso desses componentes básicos.

Outros materiais