Buscar

DESAFIO e exercicios farmacos e processos vasculares

Prévia do material em texto

DESAFIO 
A carboxiterapia é a administração pela via cutânea de gás carbônico (anidro carbônico – CO2) de uso medicinal, utilizada principalmente para fins estéticos, como o tratamento de celulite, por exemplo. O mecanismo de ação causa vasodilatação, resultando no aumento do fluxo vascular. No entanto, a utilização desse gás precisa de cautela, pois é necessário que o organismo esteja com as suas funções cardíacas, renais e pulmonares eficientes, tanto atômico-fisiologicamente quanto metabolicamente. Isso porque o gás carbônico precisa ser transformado e expelido do corpo. Essa técnica tem algumas contraindicações, tais como hipertensão arterial, insuficiência hepática e renal, insuficiência cardíaca/respiratória, etc.
Acompanhe a seguir um caso clínico:
RESPOSTA:
Antes de iniciar qualquer procedimento, será realizada uma anamnese completa. Ao ter conhecimento do estado de saúde de Mariana, será exigido um atestado de um cardiologista, autorizando a paciente a realizar o procedimento de carboxiterapia, caso não haja riscos.
Após a autorização, será monitorada a pressão arterial. Antes, durante e após o procedimento. Caso a pressão arterial não esteja controlada, não será realizado o procedimento.
É necessário estar sempre preparado para realizar técnicas de primeiros socorros. 
1 As doenças cardiovasculares são caracterizadas por um grupo de doenças responsáveis por milhares de mortes em todo o mundo. Neste contexto, destaca-se a hipertensão arterial, visto que representa mais da metade das mortes. Entre as diferentes classes terapêuticas para o tratamento da hipertensão arterial disponíveis no mercado farmacêutico, destacam-se os fármacos vasodilatadores. Entre os fármacos dilatadores que atuam diretamente no músculo liso vascular, é possível destacar os antagonistas de cálcio.
Assinale a alternativa que representa o fármaco desta classe.
B. Diltiazem.
2 O sistema renina-angiotensina-aldosterona é um importante mecanismo regulatório com diversas funções, tais como o controle da hipertensão arterial e a homeostase eletrolítica renal. Como mecanismo de ação, esse sistema pode ser inibido em diferentes etapas para a obtenção do efeito desejado. O captopril é um dos fármacos mais antigos desta classe.
Assinale a alternativa correta que representa o seu mecanismo de ação.
A. Inibidor da enzima conversora de angiotensina.
3 O nitroprussiato de sódio é um fármaco com início de ação rápida, utilizado em emergências hipertensivas. É apenas utilizado por via intravenosa e sua ação é a vasodilatação arterial e venosa intensa. No entanto, o seu uso contínuo ou em doses elevadas produz metabólitos tóxicos.
Assinale a opção correta que representa a substância responsável pela toxicidade.
E. Tiocianato.
4 A vasoconstrição simpática envolve principalmente os receptores alfa-adrenérgicos. Os receptores adrenérgicos alfa-1 produzem as seguintes ações: vasoconstrição, aumento da resistência periférica e aumento da pressão arterial. Existem outros adrenérgicos que produzem outras ações. São os receptores alfa-2, beta-1 e beta-2. A maioria dos fármacos não têm seletividade para os receptores adrenérgicos.
Assinale a opção que representa o fármaco seletivo para o receptor alfa-1.
E. Fenilefrina.
5 Os fármacos simpatomiméticos de ação indireta tem o seu uso limitado na terapêutica, uma vez que apresentam ação periférica, mas também atuam no sistema nervoso central, podendo ser utilizados como droga de abuso, como, por exemplo, a anfetamina.
Assinale a opção correta, a qual representa o mecanismo de ação dos fármacos simpatomiméticos de ação indireta.
C. Inibição da recaptação do neurotransmissor.

Continue navegando